Plantando alho na primavera
Muito se sabe sobre os benefícios do alho. É uma fonte de vitaminas que fortalece o sistema imunológico, destrói os germes e tem um efeito positivo na saúde de todo o corpo. É aconselhável comer a planta regularmente, mas com moderação.
A especiaria popular em todo o mundo é usada para preparar pratos quentes e frios, lanches, marinadas e muito mais. Para que o alho fresco esteja sempre à mão, a maioria dos jardineiros o cultiva em seus terrenos.
Peculiaridades
Antes de cultivar esta planta, você precisa conhecer as características de seu plantio e cuidados. O plantio de alho na primavera tem suas vantagens e desvantagens, que falam das peculiaridades desse processo. Prós:
- os dentes plantados com a chegada da primavera crescerão em 3-4 meses - desta vez, será o suficiente para a formação de uma cabeça completa;
- o alho ganha resistência inata a pragas e à maioria das doenças;
- as mudas crescem amigavelmente, desde que a possibilidade de geadas seja minimizada, e o solo já esteja suficientemente aquecido;
- a safra colhida será armazenada por 1 a 2 anos em casa, enquanto todos os sabores e propriedades úteis serão preservados na íntegra.
Desvantagens:
- o rendimento diminui em comparação com o plantio no outono;
- o sabor da fruta não é tão rico e brilhante.
O plantio de primavera é adequado para diferentes regiões, o principal é respeitar as datas recomendadas e seguir as técnicas agrícolas. Nota: O alho plantado na primavera também é chamado de alho de verão ou primavera.
Alguns jardineiros observam que o alho de inverno pode ser plantado no início da estação quente, mas raramente o fazem.
Cronometragem
Para obter o resultado desejado com o crescimento, você deve cumprir determinados prazos. Eles são diferentes para cada região, mas existem várias regras gerais. Eles devem ser observados independentemente das condições meteorológicas. O plantio da primavera é iniciado somente depois que o solo aquece até 4-6 graus Celsius. Em março, o retorno das geadas de inverno é possível, por isso é preciso monitorar atentamente os canteiros. Alguns jardineiros aderem ao calendário lunar, que indica as datas exatas. Ao mesmo tempo, recomenda-se monitorar simultaneamente as previsões dos meteorologistas.
Os prazos são aproximados e devem ser ajustados conforme necessário. Por exemplo, o tempo frio pode se arrastar ou a estação das chuvas não permitirá que o local seja devidamente preparado. Mesmo se a planta for plantada a tempo, a safra pode morrer devido a mudanças repentinas de temperatura ou condições climáticas inadequadas.
A neve pode cair no solo durante o primeiro mês da primavera, e pode ocorrer queda de neve em abril e até em maio (regiões do norte).
Pista do meio e região de Moscou
Nas áreas mais próximas ao norte, é aconselhável o início das obras no período da segunda quinzena de abril até o início de maio inclusive. Nas regiões mais ao sul, o clima é mais ameno, então o período é alterado do início de abril para o início de maio.
Região de Leningrado
Nesta região, os especialistas aconselham iniciar o plantio desde os últimos dias de abril até o final da primavera.
Sibéria e Urais
A maioria dos jardineiros escolhe o período desde os primeiros dias até meados de maio, mas se o clima permitir, você pode começar a trabalhar mais cedo, por exemplo, em abril. Antes de pousar, você deve se familiarizar com a previsão do tempo para o próximo mês ou várias semanas.
Região Central da Terra Negra
Para este local, a melhor época é o final de março ou a primeira quinzena de abril. Um clima adequado deve ser estabelecido por este período.
Seleção de assento
Antes de iniciar o trabalho de plantio, você precisa escolher um local adequado para o cultivo. Uma área bem iluminada pelo sol, sem água estagnada, é perfeita para o alho. Camas altas são consideradas ideais. A reação ácida deve ser neutra. Existem várias maneiras de determinar este indicador em casa. Se o alho crescer em solo ácido, o rendimento será significativamente afetado e a vida útil da fruta será reduzida.
Para diminuir o pH, farinha de dolomita e outros componentes são adicionados ao solo. Certifique-se de prestar atenção aos antecessores que cresceram anteriormente na área selecionada. O local é adequado se leguminosas, cereais, culturas crucíferas, bem como abobrinha, abóbora e pepino foram previamente cultivados nele. Você pode plantar uma planta perene depois de batatas ou morangos, mas por sua própria conta e risco.
Tomates, pimentões, berinjelas e vários vegetais de raiz (rabanetes, beterrabas, cenouras, etc.) são considerados os piores predecessores.
Preparação
Priming
Uma vez que o local de pouso é determinado, você precisa começar a preparar o território. O trabalho começa no outono. A terra é limpa de restos de plantas, desenterrada e o húmus é introduzido. Se necessário, cinzas, cal apagada, farinha de dolomita e outros componentes são misturados ao solo para reduzir a acidez. É aconselhável plantar siderados no outono, por exemplo, tremoço, mostarda ou centeio. Essas plantas vão preparar o solo para o plantio, tornando-o mais solto e, depois de apodrecerem, os nutrientes entrarão no solo. 7 dias antes do plantio, os canteiros são tratados com uma solução de manganês rosa. Essa substância desinfeta a terra e é capaz de exterminar as larvas de insetos nocivos. Primeiro você precisa preparar uma composição concentrada de cor rosa escura, após a qual 100 mililitros dessa solução são misturados com 10 litros de água pura.
Em vez de manganês, uma pasta especial de Fitosporina é adequada. Antes do uso, 1 colher de sopa do medicamento é diluída em 10 litros de água. A solução resultante é suficiente para irrigar dois metros quadrados da parcela. Você pode aplicar a pasta depois de regar com manganês, mas terá que esperar alguns dias. A composição de "Fitosporin" inclui elementos que lutam contra fungos e outros patógenos. O alho cresce bem em solos soltos e respiráveis. Para dar ao solo a estrutura desejada, adiciona-se turfa desoxidada, areia ou agroperlita. Todas as ervas daninhas do local são removidas imediatamente para que não preencham o território e não retirem microelementos úteis do solo.
Material de plantio
Antes de preparar o alho para o plantio, é necessário conhecer a tecnologia desse processo. A preparação do material ocorre em várias etapas. Para começar, a cabeça do alho é desmontada em dentes separados e descascada de uma fina casca branca. Para o plantio, é aconselhável escolher o alho maior da primeira linha. Prongs menores são cultivados para verduras ou simplesmente comidos (usados para preparar refeições ou lanches). O material de plantio deformado ou danificado é descartado. É possível fazer picles de alho, mas não é necessário, já que essa planta quase não tem pragas. Para obter uma colheita rica, você precisa ter dentes grandes e saudáveis.
Uma aparência apresentável indica um forte sistema imunológico. O alho é processado, se necessário, para proteger contra parasitas e doenças. Para a decapagem, é preparada uma solução salina saturada, à qual se adiciona um pouco de pó de manganês para obter uma cor rosada. Os dentes ficam imersos na composição por uma hora. Você também pode plantar alho germinado. É adequado para o plantio na primavera e no inverno. Os dentes germinados são selecionados para uma muda rápida. Os dentes são mergulhados em um bioestimulador especial e embrulhados em um pano. Nesse estado, é germinado por 10 dias.
Como plantar corretamente?
Em terreno aberto ou em estufas, os dentes são plantados de acordo com os seguintes esquemas (em uma ou duas filas):
- a distância entre as ranhuras não deve ser inferior a 15-20 centímetros, e entre os dentes - 5-6 centímetros;
- ao usar grandes variedades, a lacuna é maior, aumentando para 25-30 e 8-10 centímetros, respectivamente.
Se a plantação for engrossada, não foi possível crescer cabeças grandes. A profundidade de incrustação no solo é de 2 a 3 centímetros (a lacuna entre o topo do cravo e a superfície do solo). Se você semear a planta mais profundamente, seu tempo de amadurecimento aumentará significativamente. O número ideal de dentes por metro quadrado da parcela é de 40-50 peças.
Instruções passo a passo para pousar.
- Depois que o terreno estiver devidamente preparado, é necessário começar a formar os sulcos. Cada buraco é polvilhado com uma pequena quantidade de cinzas. Ela não só vai nutrir a planta, mas também protegê-la de insetos e infecções.
- Cada cravo é colocado de cabeça para baixo. Em seguida, é borrifado com terra, que é cuidadosamente calcada.
- Imediatamente após o plantio, os canteiros são cobertos com palha, utilizando para isso agulhas, grama ou serragem.
Nota: para alimentação adicional, uma porção de vermicomposto é enviada para cada ranhura. É um fertilizante orgânico eficaz e seguro. Você também pode optar por uma alimentação complexa. Eles irão garantir um bom crescimento e desenvolvimento.
O esquema de plantio especificado é adequado para o cultivo de alho no país para fins pessoais e em escala comercial.
Cuidados de acompanhamento
Cuidar de canteiros de alho não é difícil, mas para um bom resultado deve-se escutar as recomendações de especialistas. As práticas agrícolas incluem o uso de fertilizantes, irrigação moderada, afrouxamento do solo, remoção de ervas daninhas e medidas preventivas para proteger as plantas. No primeiro estágio de desenvolvimento, ocorre um crescimento ativo da massa verde e do sistema radicular. Durante esse tempo, é importante manter o nível de umidade correto. Os canteiros são regados uma vez por 5-6 dias, usando 10 litros de água decantada por metro quadrado da parcela.
A terra não deve secar, mesmo uma seca curta pode causar o aparecimento de bulbos de um dente. Você pode determinar a falta de água pelos primeiros sintomas - as pontas das penas começam a secar e ficar amarelas. Quando começa a segunda metade da estação de crescimento, eles mudam para rega moderada, a cada 10-14 dias, com o mesmo consumo de água. Durante a estação de precipitação constante, irrigação adicional não é realizada. A estagnação da umidade, que não tem tempo de ser absorvida pelo solo, provoca o aparecimento e o desenvolvimento de um fungo, e a colheita começa a apodrecer. Para não estragar o alho, a rega artificial é interrompida 3-4 semanas antes da sua colheita.
O alho é alimentado de acordo com o seguinte esquema.
- Para estimular o crescimento da parte verde da planta, fertilizantes de potássio e nitrogênio são usados 2-3 semanas após o plantio. Ureia (com base em uma colher de sopa da substância por 10 litros de água), verbasco (1:10) e nitrato de amônio (2 colheres de sopa por 10 litros) serão eficazes. Os canteiros são fertilizados com intervalo de 10 a 14 dias.
- No processo de formação dos frutos, a alimentação é feita com superfosfato e sal de potássio. As proporções são 15-20 gramas e 10 gramas por metro quadrado. Esta fase pode ser determinada pelo aparecimento de 4-5 folhas verdadeiras. Uma solução à base de cinza de madeira também é utilizada. 150 gramas do produto são consumidos por metro quadrado de terra. A realimentação é realizada não antes de 10 dias depois.
Estrume fresco não pode ser usado como fertilizante. Afeta negativamente o alho, tornando-o solto e instável a doenças e fungos. Além disso, sob sua influência, as lâmpadas se deterioram rapidamente. Antes que chegue o calor, as plantas são regadas com uma solução de amônia (proporções - 2 colheres de sopa para cada 10 litros de água). Este curativo não só salvará as plantas de doenças, mas também evitará o amarelecimento da massa da planta. Produtos biológicos pré-fabricados, como "Alirin B" ou "Gamair TM", ajudarão no combate eficaz ao fungo.Para direcionar as forças da planta para a formação dos bulbos, em meados de agosto, as penas são dobradas e amarradas com um nó.
O comentário foi enviado com sucesso.