Alho depois da batata: os prós e os contras do plantio
As propriedades benéficas do alho são conhecidas desde os tempos antigos, por isso muitos residentes de verão o cultivam em suas plantações. Para obter um rendimento consistentemente alto, você precisa conhecer alguns dos meandros do plantio. Por exemplo, você deve seguir as regras de rotação de cultura.
Valor de rotação de cultura
Pessoas com pelo menos experiência mínima em agricultura notaram que quando uma determinada safra é semeada no mesmo lugar, o rendimento diminui e as plantas ficam atrofiadas e muitas vezes adoecem, mesmo em outras condições favoráveis. Isso também pode acontecer após a troca de culturas nos canteiros.
Por exemplo, você não ficará satisfeito com repolho cultivado no jardim depois da beterraba. É assim que as violações da rotação de culturas se manifestam.
A necessidade da correta rotação de culturas está comprovada cientificamente. O fato é que plantas da mesma família são afetadas por doenças comuns, são atacadas pelas mesmas pragas. Além disso, as plantas aparentadas retiram os mesmos nutrientes do solo e, como resultado, o solo empobrece. E uma vez que diferentes culturas requerem diferentes macro e microelementos, com o planejamento adequado de plantios, consequências desagradáveis podem ser evitadas.
Você pode plantar alho depois de batatas?
Para descobrir se você pode plantar alho depois de batata, é necessário levar em consideração vários detalhes.
- A probabilidade de ser atingido pelas mesmas doenças e pragas. Deste ponto de vista, a batata não pode ser um bom precursor do alho, uma vez que o risco de doença do fusarium é significativo. E também existe o risco de danos por nematóides.
- Fertilidade do solo. Tanto a batata quanto o alho requerem potássio, então o solo ficará esgotado para o alho.
- A profundidade da localização dos sistemas radiculares. O alho tem um sistema radicular curto e está localizado bem próximo à superfície da terra. Isso significa que uma camada superficial nutritiva é necessária. Os tubérculos de batata estão localizados abaixo.
Também deve ser notado que o alho é primavera e inverno. As variedades diferem em termos de plantio. A primavera deve ser plantada na primavera, para ela os canteiros geralmente começam a ser preparados no outono anterior. Ao usar o local imediatamente após as batatas, o jardineiro tem a oportunidade de fazer os preparativos necessários: cavar o solo, aplicar fertilizantes e desinfetantes adequados.
A semeadura da variedade inverno ocorre geralmente em outubro ou novembro, dependendo das condições climáticas da região. Como os chalés de verão nem sempre são grandes, os residentes de verão costumam usar canteiros que foram retirados de outras culturas. As batatas são um dos vegetais favoritos e, portanto, comuns. Muitas vezes é desenterrado já no meio do verão, especialmente as variedades precoces.
A batata não é considerada um bom precursor do alho antes do inverno, mas mesmo neste caso, o morador de verão tem a oportunidade de preparar a terra.
Se houver 1-2 meses em estoque antes de plantar alho, será aconselhável semear adubos verdes com um ciclo de crescimento curto... O uso de trevo, gramíneas forrageiras, tremoço e mostarda bastarão. Tais ações serão úteis para melhorar a estrutura do solo, reduzir a quantidade de ervas daninhas e contribuir para a reposição das reservas de nutrientes do solo. A mostarda tem propriedades especialmente benéficas. Os óleos essenciais que secreta repelirão pragas de insetos, inibirão o crescimento de bactérias e fungos.
Centeio e cevada não são a melhor escolha para adubo verde.Eles tendem a secar o solo, o que não é muito favorável para o alho de inverno que adora umidade.
O comentário foi enviado com sucesso.