Depois do qual é melhor plantar alho antes do inverno?
O alho é o irmão botânico da cebola. By the way, você pode comer as folhas e inflorescências de alho, principalmente em saladas de legumes, eles serão adequados. E esta planta é considerada um antibiótico natural. É por isso que o alho cresce em qualquer jardim, o que é útil e indispensável em muitos pratos. É verdade que nem toda horta consegue colher uma boa colheita de alho, mas vale a pena descobrir como evitar isso.
O que influencia a escolha dos antecessores?
A palavra "rotação de cultura" deveria ser conhecida por todo jardineiro, mas nem todos respeitam o processo, que afeta muito a qualidade da colheita. E sobre o rendimento das safras, em princípio. O alho tem uma raiz fibrosa que não penetra muito fundo no solo - essas são suas características morfológicas importantes para a rotação de culturas. O alho usa ao máximo os nutrientes em relação às camadas superficiais do jardim.
E se um novo lote de alho for plantado no mesmo lugar no ano que vem, obviamente faltará comida. E se doenças e pragas não foram poupadas na temporada atual, eles podem continuar o ataque na próxima.
Por que é tão importante escolher os predecessores certos:
- isso não permitirá que o solo se esgote;
- patógenos, as larvas não se acumulam em quantidades críticas;
- o equilíbrio natural dos nutrientes do solo será restaurado;
- as ervas daninhas não ocuparão tanto o jardim.
A propósito, a rotação de cultura também é útil na medida em que minimiza os esforços para cuidar da cultura. O solo não precisará ser "recheado" com produtos químicos de origem química, a fertilidade do solo será sustentada por recursos naturais.
Também é importante considerar em que terreno a cultura crescerá. O melhor solo para o alho é argiloso com acidez baixa ou neutra. O solo precisa ser fertilizado com composto, sua cultura gosta muito. O alho da primavera é geralmente plantado na primavera (na intersecção de abril e maio), e o alho do inverno no outono, de meados de setembro ao início de outubro.
Depois de quais safras você pode plantar?
Se você deseja encontrar a opção mais ideal, as safras de grãos serão as melhores predecessoras. São plantas, via de regra, com raízes longas que absorvem os nutrientes das camadas profundas da terra. Depois do centeio, do trigo, do milho para silagem, do painço, do alho, inclusive no inverno, cai perfeitamente no solo. Se você cavar um canteiro após a colheita de grãos, então, quando o alho for plantado, ele estará coberto de vegetação.
Verduras picadas funcionarão como adubo verde, e o solo será adicionalmente preenchido com matéria orgânica.
Também na lista de precursores ideais para o alho estarão gramíneas e ervas forrageiras. Por exemplo, trevo e alfafa são muito bons. As plantas vitamínicas também serão excelentes precursores, estamos falando de endro, coentro, saladas, aipo e salsa. Eles saturarão ativamente a terra com nitrogênio, o que é bom para o alho.
Se a cabana de verão não pode se orgulhar de seu tamanho, plantar grãos será problemático - simplesmente não há espaço suficiente para eles, haveria espaço para o resto. Portanto, é bem possível delinear tal esquema: onde cresceram pepinos, e também abobrinhas ou abóboras, o alho criará raízes bem no próximo ano. Depois do repolho branco precoce, depois da couve-flor, também cresce bem (exceto que se essas plantas estivessem muito infectadas, doentes, não vale a pena colocar alho nesta terra no próximo ano).
A família da abóbora é um dos melhores precursores do alho porque não contém doenças comuns. Os poderosos sistemas de raízes das sementes de abóbora soltam bem o solo e são até capazes de secretar bactérias que ajudam a produzir melhor nitrogênio.
Os seguintes adubos verdes são bons para o alho de inverno:
- Trevo;
- mostarda;
- tremoço;
- gramíneas forrageiras.
Essa é uma ótima ação para o solo receber nutrientes, sua estrutura é melhorada e o número de ervas daninhas é reduzido.
Antes do inverno, é uma boa ideia organizar canteiros com alho após os morangos: esta cultura tem uma estação de crescimento curta, o que é conveniente para o plantio e troca de safras. A única coisa é que os morangos absorvem prontamente uma grande quantidade de nutrientes do solo, mas deve ser suficiente para o alho. É verdade que antes do plantio o solo terá que ser fertilizado com uma complexa composição mineral. Aliás, muitos jardineiros garantem: depois dos morangos, as cabeças ficam grandes, saudáveis, lindas.
Bem, se você nomear o antecessor mais procurado do alho, os pepinos certamente se tornarão eles. Só que não há necessidade de falar sobre a prevalência dessa cultura, então essa troca de plantas ocorre com mais frequência.
Opções ruins
Eles aprendem com essas opções, mas seria melhor, é claro, conhecê-las apenas na teoria. O predecessor mais infeliz é a beterraba. Porque esta planta "come" muito e o solo ficará significativamente esgotado. Além disso, isso se aplica a beterrabas de cantina e forrageiras. Os problemas com as cenouras são os mesmos, na verdade, elas perdem muitos nutrientes. Além disso, as pragas das plantas são comuns, o que simplesmente coloca o ponto final no debate sobre se o alho, a beterraba e a cenoura são adequados para a rotação de culturas.
Depois disso, plantar alho é prejudicial.
- Batata, tomate, berinjela são plantas que “gostam” de deixar áreas infectadas, por exemplo, com fusarium. E tal herança para o alho não é necessária.
- A cebola, embora apareça em eterna parceria com o alho, é considerada uma antecessora duvidosa. Eles sofrem das mesmas doenças e as mesmas pragas os atacam. Além disso, a cebola é considerada "glutona" em relação ao potássio, o que também esgota o solo.
- Rabanetes e rabanetes também não deixam opções para o alho, obrigando-o a crescer em solo empobrecido, o que simplesmente acabará com uma boa colheita.
- Aveia e cevada, embora sejam grãos, também não são os melhores antecessores. Sementes de milho e girassol também não funcionarão.
O princípio fundamental para a seleção das plantas predecessoras é que elas não tenham um sistema radicular superficial (igual ao do alho). Tudo é simples aqui: o alho não poderá receber nutrição profundamente no solo, suas raízes não o alcançarão. E nas camadas superiores, tudo já foi "selecionado" pela cultura anterior. Portanto, o alho não cresce como poderia. E mesmo uma alimentação de alta qualidade não será uma ajuda completa.
A propósito, depois do próprio alho, os morangos crescem bem no solo, às vezes os resultados de produção são simplesmente impressionantes. E outras bagas mostram o mesmo sucesso de crescimento. Ele também protegerá as plantações de insetos nocivos por 2-3 temporadas.
Tudo graças aos fitoncidas que a planta secreta: as cabeças dos alhos os produzem directamente no solo, e esta é a melhor prevenção natural de pragas.
Depois do alho para a próxima temporada, você pode plantar legumes, tomates e pepinos, abóbora e seus "congêneres". Se você quiser dar uma espécie de descanso ao solo, pode semeá-lo com siderados - mostarda branca ou grãos. Mas as cebolas não são plantadas mais (e também vice-versa), e isso será relevante pelo menos 4 temporadas à frente.
Vale a pena mencionar sobre os vizinhos. Para as batatas, ele é um vizinho muito útil, porque é considerado um repelente do besouro da batata do Colorado. Phytophthora, que ameaça tomates e pimentões, também "tem medo" da colheita, porque essas plantas podem estar por perto. O alho salva perfeitamente cenouras, framboesas, morangos e groselhas de moscas de cenoura e lesmas.
O comentário foi enviado com sucesso.