Depois do qual você pode plantar o alho?
O alho é uma cultura popular em qualquer jardim. Saladas, pratos principais e primeiros pratos raramente passam sem ele. Mas para ter uma boa colheita, que ao mesmo tempo pode ser preservada, é imprescindível seguir as regras da rotação de culturas e saber depois das quais se pode plantar alho.
Melhores predecessores
A observância da rotação de culturas permitirá evitar doenças nas culturas, economizar energia e reduzir o tempo de fertilização do solo, uma vez que já estará abastecido em quantidade suficiente com todos os elementos necessários. Portanto, vale a pena considerar com mais detalhes após quais plantações se pode plantar alho com segurança e contar com o seu correto desenvolvimento e uma boa colheita. Mas existem fatores gerais que devem ser levados em consideração ao escolher predecessores, plantar alho antes do inverno.
Esses incluem:
- a estrutura das raízes e características de seu desenvolvimento;
- datas de plantio;
- susceptibilidade de bulbosa a certas doenças;
- requisitos de composição do solo.
Considerando que as raízes do alho estão localizadas muito rasas, ele retira todos os nutrientes da camada superficial da terra. Portanto, vegetais com sistema radicular mais poderoso, que extraem nutrientes nas camadas profundas da terra, são adequados como seus predecessores. As plantas de sucesso também serão aquelas que amadurecem rapidamente, o que significa que liberam a área para o alho.
Mas, ao mesmo tempo, ainda falta um mês para o plantio do cravo-da-índia, esse tempo será suficiente para preparar o solo: desenterrá-lo, aplicar os fertilizantes necessários, livrar-se do mato.
Siderata
Em uma cama livre de outros vegetais, antes de plantar o alho, você pode semear adubos verdes, e depois ceifá-los e desenterrá-los junto com o solo. Eles vão saturar a terra com elementos úteis e melhorar sua qualidade. Opções adequadas para alho:
- Trevo;
- mostarda;
- tremoço.
O centeio e a cevada, embora também pertençam à categoria dos siderados, não funcionam no caso do alho.
Legumes
Entre os vegetais, existem muitas variedades adequadas como precursores do alho. Esses incluem:
- pepinos;
- repolho - branco e couve-flor;
- ervilhas, feijão;
- abóbora, abobrinha e abóbora.
Os vegetais listados são bons para o alho em sua própria maneira. Ao fertilizar, a matéria orgânica é introduzida no solo, que satura o solo com elementos úteis. Pepinos e repolho não têm doenças semelhantes às da família dos bulbos, então o alho não herdará nenhum problema a esse respeito. As sementes de abóbora têm a capacidade de soltar bem o solo devido às suas raízes poderosas e saturá-lo com nitrogênio.
Bagas
Muitos moradores de verão organizam o plantio de alho no local onde costumava crescer morangos ou morangos... Mas, ao mesmo tempo, vale a pena cavar bem o solo, aplicando fertilizantes na forma de esterco podre e composto. Para economizar espaço, o alho e o morango costumam ser plantados juntos, alternando bagas com bulbos. Ou coloque os morangos com alho ao redor do perímetro. Em outros casos, plantar alho depois da baga é extremamente problemático.
Afinal, está na grande maioria dos arbustos que são plantados há mais de um ano. Mas se de repente o dono do sítio surgiu com a ideia de destruir as plantações de groselha, framboesa ou groselha e plantar novos arbustos em outro lugar, então é possível organizar canteiros de alho neste local.
Essas opções provavelmente também estão presentes na economia da dacha. Pelo contrário, acontece num momento em que os arbustos ficam pontiagudos, dão frutos pobres e não trazem a colheita desejada.
Verdes
O que quer que se diga, os verdes não podem ser considerados o melhor predecessor do alho. Isso é notado por residentes de verão e jardineiros com vasta experiência, destacando especialmente a salsa e as nabo, todas as ervas picantes. Talvez, com a área limitada e a impossibilidade de escolher outros antecessores, esta opção seja usada. Mas, neste caso, muito provavelmente, você terá que dedicar mais tempo e esforço para cuidar do alho.
Depois do que não pode ser plantado?
As culturas que são precursoras do alho não devem apresentar doenças e sistemas radiculares superficiais semelhantes. Assim será possível manter o equilíbrio necessário no jardim para o correto desenvolvimento de todas as plantações.
Os precursores fracos para o plantio de alho são:
- cenoura;
- beterraba;
- cebola;
- especiarias.
Ao mesmo tempo, a camada superior do solo se esgota, mas bactérias fúngicas e larvas de insetos-praga se acumulam, tudo isso reduz muito as chances de o alho desenvolver-se e amadurecer com sucesso. Batatas e tomates também são antecessores infelizes do alho. As doenças a que são propensas podem facilmente transformar-se em alho.
Dicas úteis
Se a rotação de cultura for observada, resultará no cultivo correto do alho e na colheita de uma boa colheita. Mas não só isso levará ao sucesso. Há pontos muito importantes que também devem ser levados em consideração, e eles se relacionam principalmente ao cuidado adequado da cultura.
- Removendo ervas daninhas e soltando a área - ingredientes essenciais para uma “estadia” confortável de alho nas camas. Todas as ervas daninhas devem ser removidas em tempo hábil e não é permitida a formação de crostas.
- Mulching ajudará a reter a umidade, reduzir o crescimento de ervas daninhas e, em certa medida, proteger contra pragas. Serragem ou palha são adequadas como cobertura morta.
- Rega regular também é necessário para a planta. Mas eles o produzem à medida que o solo seca. Em clima quente, um metro quadrado leva de 10 a 12 baldes de água. Neste caso, a rega é efectuada de manhã cedo ou tarde da noite.
- A fertilização com nitrogênio também é necessária. A primeira é realizada imediatamente após o aparecimento dos primeiros brotos, e outra após 14 dias. No total, são suficientes quatro curativos por temporada. Estrume podre ou ureia são adequados como tal. Você pode comprar fertilizantes de nitrogênio prontos na loja.
- Pragas e doenças camas de alho também não podem ser ignoradas. Portanto, para efeito de prevenção, vale a pena tratar os leitos com fungicidas. Se a doença atingiu a safra, quando a colheita já está para ser feita, é melhor usar a "Fitosporina", que não prejudicará a futura colheita.
- O alho deve ser colhido na hora certa (primavera - em agosto-setembro, inverno - no final de julho - início de agosto). Se você perder as datas, não será adequado para armazenamento de longo prazo. Colha o alho delicadamente, levantando-o levemente com um forcado. Em seguida, seque à sombra ao ar livre, ou espalhe ao longo das bordas das camas. Depois disso, as raízes e as folhas já estão removidas.
Depois que o alho é colhido, faz sentido pensar no que você pode plantar depois dele na próxima temporada. A mesma cultura não deve ser colocada já neste site. Mas os frutos são bem possíveis, isso os protegerá de pragas e doenças.
Tomates, pepinos e legumes também ficam bem nesses canteiros. A presença de alho aqui antes os fará bem.
O comentário foi enviado com sucesso.