O que você pode plantar depois do alho?
Jardineiros experientes sabem que algumas culturas são incompatíveis entre si. Nesse sentido, não é recomendado cultivá-los em canteiros adjacentes, bem como plantá-los em parcelas sucessivas no próximo ano. A incompatibilidade afeta a quantidade e a qualidade da colheita.
Você pode plantar alho depois de alho?
O alho é despretensioso no cuidado e na manutenção. Para obter uma boa colheita, é necessário escolher uma área iluminada com solo neutro. Durante o cultivo, o alho requer apenas irrigação moderada e remoção periódica de ervas daninhas. Durante a temporada, você pode afrouxar o solo 1-2 vezes. Para cultivar hortaliças em quantidade suficiente e de boa qualidade, recomenda-se observar a rotação de culturas.
Uma das principais regras da rotação anual com base científica é que não se pode plantar dois anos consecutivos no mesmo local de cultura pertencente à mesma família.
Com base nesta regra, é claro que você não pode colocar alho após o inverno e alho normal. Se essa regra for negligenciada, uma boa colheita não deve ser esperada no segundo ano. Há várias razões para isso. A primeira razão para o baixo rendimento é que o alho já conseguiu retirar certos nutrientes do solo no primeiro ano de cultivo. Assim, depois de cultivar um vegetal, a terra perde muito fósforo e potássio. Se no próximo ano não foi possível restaurá-los, então uma boa colheita não será mais obtida.
A segunda razão são as pragas. Durante o primeiro ano, o alho consegue atrair para o solo pragas, que são a fonte de algumas doenças desta cultura. Essas pragas incluem:
- mosca da cebola;
- pulgão;
- traça da cebola;
- nemátodo do caule;
- carrapato de quatro patas;
- ácaro da raiz;
- probóscide secreta.
Se no primeiro ano uma ou mais delas estiveram presentes nesta área, então é possível que as larvas das pragas tenham sobrevivido no solo, que no segundo ano se tornarão ainda mais ativas que suas antecessoras e causarão danos significativos à cultura .
Melhores opções
Você não pode plantar alho depois de alho. Jardineiros inexperientes acreditam erroneamente que quaisquer outras culturas são adequadas. Mas este não é o caso. Depois do alho, apenas plantas e vegetais de uma determinada categoria podem ser plantados no mesmo terreno.
Plantas de adubo verde
Na maioria das regiões, a colheita do alho começa em julho. O lugar embaixo dele será desocupado e muitos jardineiros estão pensando em como ocupá-lo. Nesse caso, adubos verdes serão a melhor opção de semeadura. Suas vantagens são as seguintes:
- melhorar a estrutura do solo;
- sature-o com nitrogênio;
- minimiza o crescimento de ervas daninhas;
- proteger do vento que sopra e é levado pelas chuvas.
Existem muitas plantas de adubo verde que são plantadas após o alho. Essas colheitas incluem:
- cereais: trigo, centeio, aveia, painço;
- leguminosas: ervilhas, feijões, lentilhas, tremoço e trevo
- crucífero: mostarda, colza, estupro.
Você também pode semear phacelia, que pertence à família Burachnikov.
Os agrônomos recomendam enfaticamente o repouso periódico do solo semeando adubo verde. Mesmo se o site for pequeno, você pode se revezar para fornecer um período de recuperação. Separadamente, deve-se dizer sobre a siderata mais simples e despretensiosa - a mostarda. Após a colheita do alho, a horta deve ser desenterrada, removendo-se simultaneamente as ervas daninhas que surgirem. O solo foi derramado com água.As sementes de mostarda devem ser semeadas de maneira caótica, ligeiramente polvilhadas com terra. Já 10 a 14 dias após o plantio, os primeiros brotos aparecerão no local.
As folhas grossas de mostarda ficam lindas por fora. Pode ser usado em alimentos, por exemplo, pode ser adicionado em pequenas quantidades no preparo de saladas. No outono, em setembro ou outubro (dependendo do clima e das condições meteorológicas), a mostarda deve ser ceifada. Remova as pontas de uma fossa de compostagem para obter húmus e arar o canteiro junto com as raízes. Tudo isso não só enriquece, mas também estrutura o solo. A mostarda contém substâncias bioativas que têm um efeito negativo sobre os parasitas, como vermes e nematóides.
Legumes
Se você não quer plantar adubo verde que foi deixado na horta, deve prestar atenção aos vegetais. Em agosto escurece cedo e o sol nasce mais tarde, as chamadas safras de dias curtos são as mais adequadas para a semeadura. Isso inclui rabanetes, alface e rúcula. Antes do plantio, o composto podre deve ser introduzido no solo. Isso é necessário para que o solo receba nutrientes. Se tudo for feito corretamente, então antes do início do primeiro frio, você ainda pode obter uma colheita completa de rabanetes e ervas, que também podem ser usados para preparar saladas frescas.
Como já disse, não é recomendado plantar alho depois do alho no próximo ano. Os principais candidatos a este local devem ser os seguintes vegetais: batata, pepino, berinjela, abobrinha, abóbora, cenoura e legumes. É permitido colocar tomate, beterraba e repolho na mesma área. Um estrito tabu é imposto à semeadura de qualquer safra que pertença à família Onion.
Bagas
Durante a sua permanência no jardim, o alho libera fitoncidas em grandes quantidades. São substâncias bioativas voláteis que evitam a formação de apodrecimento. É por isso que os agrônomos recomendam o plantio de morangos e morangos após o alho. Neste caso, pode-se obter uma boa colheita de frutos silvestres pelo fato de ficarem protegidos da podridão por 1 a 2 temporadas.
Para plantar morangos neste local no outono, você só precisa desenterrar o canteiro do jardim e remover as ervas daninhas. Em seguida, você precisa cavar pequenos buracos, fertilizar e plantar arbustos de morango.
Plantas ornamentais
O alho é um bom precursor de flores. Asters, malmequeres ou zínias podem ser plantados no local. Essas plantas ornamentais também não precisam de manutenção. Além disso, se algumas pragas (mosca da cebola, pulgão) sobreviveram no solo desde a última temporada, elas não atacarão as flores e sairão do local por conta própria. Se no ano que vem se planeja ocupar esse espaço para hortaliças ou frutos silvestres, recomenda-se o plantio de plantas ornamentais anuais. Você pode preencher este canteiro com plantas perenes, então para a próxima primavera de plantio ela já estará ocupada. A fim de plantar vegetais permitidos e outras culturas, é recomendável realizar primeiro as medidas preparatórias para os canteiros. Para criar condições favoráveis, você precisa fazer o seguinte:
- desenterrar o solo;
- se possível, remova todas as ervas daninhas existentes;
- tratar a área selecionada do solo com agentes fungicidas;
- fertilizar.
Se houver confiança de que existem larvas de pragas no solo, o processamento pode ser feito. O melhor remédio para esse fim é uma solução de sulfato de cobre. É muito simples prepará-lo. Você precisa pegar um balde com volume de 20 litros, encher com água e dissolver 200 g de sulfato de cobre. A solução é suficiente para processar 4 sq. m. solo. Além disso, a fertilização é recomendada. Os mais adequados são: uréia, húmus, esterco podre.
O que não deve ser plantado?
Para a organização bem-sucedida da rotação de culturas no local, não é recomendado plantar plantas idênticas no mesmo local por dois anos consecutivos. Então, depois do alho, em nenhum caso você deve plantar cebola, pois ambas as plantas têm doenças comuns. Se o alho foi atacado por algum tipo de praga, então com alto grau de probabilidade podemos dizer que no segundo ano a cebola também vai doer. Com isso, a colheita será reduzida várias vezes. Além disso, não é recomendável plantar nabos, variedades precoces de repolho. Essas plantações também parecerão desconfortáveis.
Vale ressaltar que o alho também não pode ser plantado em nenhuma área, uma vez que existem certos requisitos para os antecessores. PARAÉ categoricamente proibido colocá-lo no local onde as cebolas foram cultivadas no passado recente. O fato é que este tira o potássio do solo, que também é necessário para o alho. Essas plantações têm doenças comuns, então até mesmo a vizinhança é altamente indesejável. Culturas como batata, repolho, beterraba e cenoura não são antecessoras particularmente agradáveis.
Este último esgota tanto o solo que no ano que vem é recomendável semear nessa área apenas com adubo verde. Bons precursores do alho são: abóbora, abóbora, repolho e couve-flor, verduras de todos os tipos, feijão e ervilha. Se você plantar o vegetal em questão na horta após essas safras, então a colheita com os devidos cuidados será boa. Isso é possível pelo fato de essas plantas enriquecerem o solo com as substâncias necessárias.
Vale ressaltar que o comprimento das raízes dos vegetais predecessores desempenha um papel importante. Então, Se você plantar alho antes do inverno, ele receberá nutrientes das camadas superiores do solo, de modo que as culturas com raízes longas serão as melhores predecessoras. Os residentes de verão iniciantes costumam dividir o jardim em zonas. Por exemplo, uma determinada área é alocada para o alho, que recebe o nome simples de "cama de alho". Em nenhum caso isso deve ser feito, pois no próximo ano esse solo estará esgotado pelo precursor do alho.
Recomenda-se retornar o alho ao seu lugar original não antes de 6-7 anos. Essa regra deve ser observada sem falta, uma vez que as pragas existentes podem persistir na mesma área por até 5 anos. A vizinhança é importante para o alho. Se o predecessor mais adequado foi escolhido, o cuidado da colheita é feito de acordo com todas as regras, mas a colheita ainda não é importante, então você deve prestar atenção aos vizinhos na horta. O próprio alho luta ativamente contra doenças fúngicas, previne o crescimento de esporos, é um fungicida e inseticida. Essas propriedades permitem que ele combata a maioria das doenças e pragas.
Cenoura e alho não combinam como antecessores, mas eles se dão bem em canteiros vizinhos. Portanto, este último está lutando ativamente contra as pragas da cenoura, por exemplo: a mosca da cenoura ou o besouro das folhas. Também bons vizinhos para o alho são todos os vegetais pertencentes à família Solanaceae. Este grupo inclui: tomate, pimentão e berinjela. Eles crescem muito melhor e são menos suscetíveis a todos os tipos de doenças. Alguns jardineiros preferem plantar alho ao lado de uma batata, pois ele espanta o besouro da batata do Colorado. As bagas se tornarão boas vizinhas: morangos, morangos silvestres, framboesas, groselhas e alguns outros.
Para para se certificar de que a rotação de culturas está correta, é recomendável ler as avaliações de residentes de verão experientes. A maioria deles concorda que o alho não é recomendado para ser plantado depois de alho e cebola de qualquer tipo. Isso esgota o solo e também impede uma boa colheita. A maioria deles, após a colheita, planta o antigo canteiro de alho com siderados (prefere-se a mostarda) ou ervas, por exemplo: salada ou endro. Se você seguir as regras básicas de rotação de culturas, não poderá se preocupar com a má colheita de alho. Além disso, durante todo o período, você não terá que lutar ativamente contra os patógenos das doenças do alho.
É importante alternar os canteiros entre si, bem como cuidar da lavoura de maneira correta e oportuna.
O comentário foi enviado com sucesso.