Plantando alho antes do inverno
É melhor pensar em cultivar alho no outono. E plantar antes do inverno é uma boa ideia, prometendo uma colheita considerável de uma planta bulbosa. Mas o plantio é um processo de várias etapas: você precisa escolher o momento certo, preparar o terreno, levar em consideração o esquema e não cometer erros com os cuidados posteriores.
Termos ideais para diferentes regiões
O alho é considerado uma planta resistente ao frio, mas ainda é melhor plantá-lo 3-4 semanas antes do primeiro frio real. O cravo deve criar raízes, se adaptar, mas ainda não tem tempo de germinar - é assim que se adivinha com o plantio. Nesta forma, os bulbosos sobreviverão ao inverno com calma e na primavera crescerão.
Saberemos quando plantar por região.
- Na faixa do meio, o período ideal para o plantio chega em 20 de setembro e vai até meados de outubro. E é melhor escolher aqueles dias em que o calor não é mais previsto, mas pode haver geadas noturnas. Mas nem todos os anos esses dias coincidem no calendário, portanto, a data de plantio do alho pode mudar de ano para ano.
- Na região de Moscou, as datas de desembarque praticamente coincidem com as datas típicas da faixa do meio.
- Nos Urais, o alho é plantado previsivelmente mais cedo; na Sibéria, eles também pensam nisso no início do primeiro mês de outono.
- Nas regiões do sul, você pode plantar alho com segurança em terreno aberto em novembro - no sul, neste mês, o inverno ainda não é tão severo que os cravos morram no solo gelado.
A temperatura ótima do solo para o plantio de alho é de + 10-12 graus (mesmo que um pouco mais baixa). Mas o alho definitivamente não é plantado no solo congelado.
Melhores predecessores
As colheitas da horta devem alternar no tempo e no espaço. Esta é uma condição especial e inabalável para obter uma colheita de alta qualidade de qualquer planta do local. As melhores plantas da temporada anterior para o alho de inverno seriam leguminosas, pepinos, abóbora e melões. Ou seja, plantar alho depois de abóbora, ervilha, feijão e abóbora é definitivamente possível. Um canteiro onde anteriormente crescia repolho branco, bem como beterraba e pimentão, também são adequados. Mas os predecessores malsucedidos podem ser chamados de rabanetes, cenouras, batatas, cebolas, ervas e, finalmente, o próprio alho. Se o último cresceu uma vez no local do desembarque pretendido, então a diferença entre os desembarques deve ser de pelo menos 3 anos, e de preferência 4 ou mais.
Também é importante falar da vizinhança: se as safras forem corretas, só contribuirão para uma melhor colheita do alho, enquanto as ruins inibirão o crescimento deste. E o próprio alho é considerado um vizinho muito benéfico para muitas plantas: graças às suas propriedades fungicidas e bactericidas, protege outras culturas contra as pragas. É bom se rábano ou calêndula crescer ao lado do alho, assim como tomate ou chicória. O alho previne o aparecimento de pragas em morangos, cenouras, beterrabas, pepinos, tomates.
Importante! O alho em si é um excelente repelente natural para moscas da cenoura, ursos, bem como pulgões, ácaros, besouros da batata do Colorado e moscas brancas. Também torna os agentes causadores da requeima e ferrugem mais inofensivos.
Preparação
Você precisa preparar a própria cultura para o plantio e o local.
Material de semente
O alho de variedades exclusivamente de inverno é adequado para o plantio. Ele (ao contrário, por exemplo, do alho primavera) terá dentes grandes e uniformes, localizados em uma fileira ao redor da flecha. É um alho em forma de ponta de flecha que produz um tubo verde brilhante com botões.E nele os bolbos já estão a amadurecer, também podem ser plantados no jardim no outono. A variedade de alho deve ser adequada ao clima. As variedades da seleção da Ucrânia, por exemplo, são consideradas muito bem-sucedidas: "Ucraniano Branco", "Lyubasha", "Spas", "Violet Kharkivsky". Mas Skif, Yubileiny 07, Nadezhny, Gribovsky, Messidor (Rússia e Holanda) também serão bons. O sabor das castas apresentadas é expressivo, a resistência a doenças é elevada, mantendo a qualidade é bom.
E não é difícil preparar a variedade de alho selecionada: separar, rejeitar cravos doentes, muito pequenos, de baixa qualidade e com lesões superficiais. Cada cravo deve ser separado dos outros, basta fazê-lo com delicadeza para que a casca externa e o fundo fiquem feridos. Este último pode ser limpo para ajudar o material a criar raízes - apenas tome cuidado para não danificar as escamas. E agora os espécimes saudáveis selecionados precisam ser embebidos em composições por algumas horas, e em várias de uma vez.
Quais são essas soluções:
- cinzas (0,4 kg de cinzas por 2 litros de água quente, meia hora de imersão é suficiente);
- manganês (deve ser rosa escuro);
- solução salina (3 colheres de sopa por 5 litros de água morna);
- sulfato de cobre (1 colher de chá em 1 balde de água);
- Fitosporina-M.
Tudo isso para que o material selecionado não só seja viável, mas também descontaminado, de alta resistência, pronto para o inverno. Em seguida, deve ser bem seco.
Um lugar
Esta cultura prefere a luz solar, por isso só deve ser plantada em uma área aberta e bem iluminada ao longo do dia. Em uma área sombreada, você não pode obter uma colheita adequada. Do norte, o local deve ser protegido de ventos e correntes de ar. É ótimo se for uma pequena colina, por exemplo, uma cama quente, ou talvez uma colina suave. Mas se você plantar alho em uma planície, então a chuva forte e o derretimento da neve da primavera farão com que a água se acumule ali, e isso pode causar o apodrecimento da cultura.
Devem-se evitar também áreas úmidas para o plantio, bem como áreas alagadas do jardim. Com altos níveis de água subterrânea, a colheita de alho também não será ideal. Atenção! Se o estrume foi introduzido no solo nesta temporada, você não pode plantar alho lá. Uma planta em tal solo começará a crescer ativamente no topo, o que torna as pontas do alho muito frouxas e pequenas, e também completamente instáveis contra fungos.
Qual deve ser o solo ideal para o alho:
- solto;
- com acidez neutra (pH 6,5–7);
- fertil;
- respirável;
- permeável.
O alho cresce melhor com terra clara. Onde o solo é pesado e argiloso, não se desenvolverá bem. Solos ácidos e alcalinos também não funcionam para o alho. É necessário preparar o terreno para o plantio pelo menos um mês antes do próprio evento. Esse tempo é suficiente para o solo se assentar naturalmente. É melhor se a cama estiver localizada de norte a sul.
Aqui está um plano de preparação.
- Remova o local - todos os detritos, pedras e ervas daninhas diretamente das raízes devem ser removidos da área.
- Aplique fertilizante - espalhe o fertilizante uniformemente em toda a superfície. É melhor que seja orgânico junto com composições minerais, ou seja, tandem. Você pode fertilizar o solo com húmus a uma taxa de 1 balde por quadrado. Você pode adicionar 200 g de cinza de madeira por quadrado. Ou 20 g de superfosfato por metro quadrado. Você pode borrifar sulfato de potássio, também 20 G. E esse fertilizante de potássio é quase o melhor: contém enxofre, e se for deficiente, o alho não crescerá normalmente. Os compostos de fósforo e potássio são, em princípio, muito importantes para o alho: aumentam sua resistência ao frio e as cabeças da planta ficam saturadas de açúcares.
- Otimize o solo - por exemplo, se for pesado e argiloso, você terá que adicionar areia e turfa baixa, balde por quadrado. Se ambos forem impossíveis, a areia é uma prioridade. Se o solo for leve e arenoso, adicione húmus ou composto e turfa baixa. Se for ácida, a cinza de madeira é introduzida no solo, você pode substituí-la por farinha de dolomita (200 g por quadrado).Se o solo for alcalino, turfa muito ácida servirá, 1 balde por quadrado.
- Desenterre - cerca de uma pá de baioneta, 30 centímetros.
- Afrouxe com um ancinho - após a fertilização, isso deve ser feito.
- Para formar um canteiro é melhor se for alto: 25 cm de altura e 1 m de largura.Se o jardim estiver em uma várzea, um canteiro alto é necessário.
- Água - umedeça a terra com um regador. Se enquanto a terra está se assentando, não chove o suficiente, é melhor organizar a irrigação independente.
- Proteger o solo é o mesmo que prevenir doenças fúngicas. O solo é regado com fungicida ou solução de sulfato de cobre, 1 colher de sopa para cada 10 litros de água.
Bem, o material para a semeadura está pronto, o canteiro também, você pode começar.
É possível plantar alho primavera?
Você não deve fazer isso, uma vez que as variedades de primavera destinam-se especificamente ao plantio na primavera. Eles toleram geadas muito piores. Existem opções de quando tal experimento será bem-sucedido, mas elas são bastante problemáticas. No mínimo, você terá que usar um abrigo de palha, outra matéria orgânica.
Como distinguir o alho de primavera do alho de inverno: a sua cabeça não tem caule, mas é constituída por duas e meia dúzias de pequenos dentes, dispostos em várias filas. O sabor desse alho é muito mais suave, no inverno é mais picante e picante. Mas manter a qualidade talvez seja melhor - ele é armazenado com segurança durante todo o inverno até a primavera (às vezes até mais).
Regras e esquema de pouso
Este é sempre um algoritmo claro, passo a passo e bastante específico - quaisquer discrepâncias já estão repletas de características negativas do desenvolvimento e crescimento da planta. Aprenderemos como plantar alho corretamente antes do inverno.
- Faça poços de aterrissagem, sulcos. Você pode usar uma pequena espátula se for mais conveniente. A distância entre as covas deve ser de 10 cm, e o espaçamento entre linhas deve ser de pelo menos 20 cm, mas as linhas devem ser estritamente paralelas. Se você não tiver certeza de que tudo funcionará bem, é melhor puxar a corda para obter a orientação correta. A profundidade ideal da fossa de plantação é de 8-9 cm. Se não quiser fazer fossa, deixe haver ranhuras.
- Plante os dentes nas cavidades ou sulcos formados. O pouso deve ser exclusivamente de baixo para cima. Não é necessário pressionar os cravos no chão, porque então a terra sob eles será compactada e seu enraizamento já será problemático. Deve-se manter uma distância de 10 cm entre os dentes e os orifícios devem ser feitos com a mesma folga.
- Cubra os cravos com terra. Você pode dar um levantamento de solo fértil especialmente para isso.
- Regue o solo. Pode ser água comum, ou além dela, "Fitosporin-M", que será uma excelente prevenção de doenças fúngicas.
- Aplique palha no canteiro do jardim. Turfa, folhas caídas e húmus são adequados para isso. A camada de cobertura morta é bastante alta - 10 cm.
Não há nada complicado, obviamente, na aterrissagem. E em vez do cravo, aliás, pode-se usar os bulbos já citados acima, que são formados nas setas da cultura. Cravos fortes e grandes crescerão a partir deles na próxima temporada, o que também se tornará um bom material de plantio. Além disso, não há incômodo com os bulbos em termos de correção de tempos, tudo é igual a um plantio tradicional.
Mas você não precisa fazer buracos no jardim - vai precisar de ranhuras. E os bulbos são plantados a uma profundidade de 2 cm.
Preciso regar após o plantio?
Sim, é um item obrigatório para toda a operação. E se não houver precipitação dentro de uma semana e meia após o plantio do alho, você terá que organizar a rega por conta própria algumas vezes. Isso ajudará o alho a criar raízes mais rapidamente. Mas as principais características do cuidado do alho não são a rega, mas a proteção contra geadas. É por isso que eles cobrem o solo, criam um travesseiro natural quente. Mas se acontecer na região sul, tal medida pode ser abandonada com segurança.
E quando vierem as primeiras geadas, além da cobertura morta, pode-se cobrir o jardim com palha ou ramos de abeto. Na primavera, assim que a temperatura ficar positiva, o material de cobertura deve ser retirado imediatamente para que o alho do ano passado (ao que parece) não aperte. Em princípio, é aqui que termina todo o cuidado da pré-primavera. Tudo o resto aguarda o alho na primavera. Depois que a terra secar, ela será regada, solta, as ervas daninhas serão arrancadas. E então tudo já está de acordo com o esquema tradicional de jardinagem da primavera.
O comentário foi enviado com sucesso.