Como preparar o alho para o plantio?
O cultivo de alho pode ser praticado tanto para uso pessoal como para fins comerciais. Um produto de alta qualidade está constantemente em alta demanda no período outono-inverno. Nesse caso, o preparo do material de plantio tem um papel muito importante: se você não prestar atenção suficiente a isso, a colheita ficará indefinida e pequena.
A necessidade de preparação
A preparação das cabeças de alho para o plantio de outono e primavera é a principal etapa das atividades de pré-semeadura. O fato é que esta cultura se reproduz vegetativamente, portanto, todas as bactérias, fungos e outras microflora patogênicas que permaneceram no vegetal-mãe certamente estarão presentes nos dentes da plantação. As cabeças selecionadas para o plantio freqüentemente são vítimas da podridão do alho. Para mantê-los em boas condições e, posteriormente, obter bulbos e flechas de alta qualidade, o alho deve ser descontaminado.
O maior efeito é dado por fungicidas industriais, bem como sulfato de cobre e permanganato de potássio. Muitos residentes de verão preferem sal, soda cáustica e outras receitas populares. Se você não fizer o tratamento de pré-semeadura, então, com alto grau de probabilidade, o inverno será difícil para as mudas. Muitos deles apodrecerão e, na primavera, os esporos de podridão multiplicados destruirão os restos das mudas, de modo que o canteiro simplesmente não crescerá.
Os microrganismos patogênicos tendem a se espalhar rapidamente. Este problema só pode ser resolvido pela triagem, calibração do material e sua desinfecção.
Seleção de sementes
Para o plantio de outono, variedades de alho de inverno são usadas, para a primavera - primavera. As cabeças devem ser inspecionadas cuidadosamente e classificadas de acordo com vários critérios antes de serem colocadas no solo.
- Tamanho da lâmpada. Cabeças pequenas são inadequadas para o plantio porque a cultura herdará totalmente os tamanhos originais dos pais. Portanto, é aconselhável colocar apenas lâmpadas densas e grandes.
- A massa de cravo. No cultivo de alho para venda, o principal fator é a obtenção de cabeças com aproximadamente o mesmo tamanho. Nesse caso, é melhor tirar os dentes aproximadamente correspondentes em peso. Se não houver necessidade óbvia de obter as mesmas frutas, esse item pode ser excluído com segurança.
- Características visuais. O feto pai não deve mostrar sinais de podridão, danos ou outras doenças graves. Os dentes devem ser duros e, se apenas um deles apresentar infecção, toda a cabeça é considerada doente. Esse material não é adequado para o plantio.
- Densidade da pele. No alho saudável, a casca deve ser forte, sem rachar, bem ajustada ao corpo da fruta.
Após calibrar e classificar os cabeçotes, é necessário desmontá-los e examinar cada dente separadamente. Mudas com manchas, deformações e estragos não são adequadas para o plantio. Preste atenção ao fundo: as raízes novas devem ser visíveis nele. Se eles não estiverem lá, esse cravo provavelmente não é viável e não germinará.
Jardineiros experientes costumam escolher o material de plantio que foi cultivado e colhido na zona climática da região do jardineiro. Esses frutos serão totalmente adaptados às características do solo e aos fatores climáticos. Se você levar variedades importadas para o plantio, existe um grande risco de que as novas condições não sejam adequadas para a planta. Não vai subir, ou vai subir, mas logo perecerá.
Antes de colocar a planta no solo, é necessário realizar o procedimento de endurecimento a uma temperatura de 0 a +5 graus. Para fazer isso, você pode simplesmente colocar os cabeçotes na geladeira por 25-30 minutos. Este tratamento é realizado 2 meses antes da data prevista para o plantio do alho no solo. Depois disso, a cebola é dividida em cravos separados: isso deve ser feito com o máximo de cuidado para não prejudicar a integridade.
Se apenas sementes estiverem disponíveis, elas também devem ser tratadas com frio antes do plantio. A diferença está apenas no tempo: as sementes são mantidas em local fresco por 1 mês. Este procedimento garante a rápida formação de rebentos jovens e permite que o alho cresça cabeças grandes. Além disso, esse vegetal não terá medo das geadas de inverno.
A secagem em estufa é considerada uma alternativa para o preparo das pontas. Para fazer isso, o forno é aquecido a 40-42 graus, a assadeira é forrada com uma folha de pergaminho e os dentes de alho são cuidadosamente distribuídos sobre ela. A secagem é feita em 9-12 horas, virando os cravos de vez em quando. Ao fazer isso, deixe o forno entreaberto para garantir a ventilação. Se você não seguir essas regras, o alho assará no próprio suco, perderá a vitalidade e não germinará.
Os residentes de verão iniciantes costumam perguntar se o alho precisa ser descascado antes do plantio. Tudo é muito simples aqui. Por natureza, cada cravo-da-índia da cabeça é coberto por sua própria concha individual: isso é importante para manter a saúde das mudas em fase de maturação no solo. Se esta casca for removida, os dentes ficarão expostos a fungos, pragas de insetos e vírus.
Além disso, ao remover a camada protetora, você pode danificar a parte inferior do sistema radicular, então os dentes não serão capazes de iniciar novas raízes.
Métodos de processamento
Dependendo das preferências do proprietário do local, métodos químicos ou populares são usados para imersão. Eles permitem que as mudas se formem mais rapidamente e protegem as safras futuras de parasitas.
Produtos químicos
Você pode desinfetar mudas de alho com fungicidas, inseticidas e aceleradores de crescimento. O sulfato de cobre se espalhou, e a popularidade desse fungicida se deve às suas altas propriedades desinfetantes. Embeber a semente em uma solução de sulfato de cobre permite destruir rapidamente todos os microorganismos patogênicos que inibem o crescimento do vegetal. Para preparar uma solução de trabalho, 5 g de cristais são agitados em um litro de água até a completa dissolução e os dentes de alho são embebidos por 10-15 minutos. Em seguida, as mudas são retiradas, enxugadas com guardanapo seco e secas ao ar. Importante: após a secagem, uma leve floração azulada permanecerá nos cravos. Não precisa ser limpo: cria proteção contra doenças e pragas de insetos.
O permanganato de potássio é um dos medicamentos anti-sépticos mais poderosos que têm efeito destrutivo na maioria dos fungos. Além disso, o permanganato satura a casca da muda com potássio, que é muito importante para o pleno crescimento e desenvolvimento da planta. Para o processamento, prepare uma solução clara e misture bem. Não é permitida a presença de cristais não dissolvidos: eles podem queimar a semente.
O tempo mínimo de imersão é de 10 minutos, o máximo é de 1 hora. Depois disso, o cravo é deixado para secar ao ar livre.
Fungicida "Maxim" É um medicamento industrial que se consolidou como meio eficaz na prevenção de patologias fúngicas em hortaliças. A solução é comercializada em ampolas, diluídas em um litro de água obedecendo estritamente às instruções. O cravo é colocado na composição nutricional por meia hora. Dica: o líquido resultante pode ser usado para processamento adicional do solo imediatamente antes do plantio do alho.
Fitosporin tem um efeito prejudicial sobre bactérias e fungos.O processamento de dentes de alho evita o aparecimento de podridão da raiz, ferrugem, oídio, bem como infecções bacterianas tardias. A composição contribui para o crescimento acelerado das hortaliças. Diluir a "Fitosporina" de acordo com as instruções, o processamento realiza-se em 30 minutos, após o que se seca naturalmente.
Fundazol tornou-se difundido não apenas como agente profilático: também é amplamente utilizado para tratar doenças. No entanto, é tóxico para os humanos e deve ser usado com extrema cautela. A solução é preparada na proporção de 10 g da droga por 0,5 litro de água, os cravos são embebidos por um dia.
Métodos tradicionais
Alguns jardineiros preferem remédios populares. Na maioria das vezes, eles usam uma solução salina. O sal é um remédio acessível, está disponível na cozinha de todas as donas de casa. Ao mesmo tempo, poucas pessoas sabem que é capaz não só de alterar o sabor dos pratos a preparar, mas também tem propriedades desinfetantes pronunciadas. Para processar os dentes de alho, é preparada uma composição concentrada à base de 2 colheres de sopa de sal e um litro de água, e para o efeito máximo, pode-se adicionar uma colher de chá de bicarbonato de sódio. A solução é bem misturada, após o que o alho é embebido nela por 15-30 minutos. Penetrando dentro, o sal destrói todos os fungos e bactérias.
Ash dá um bom efeito. É melhor obter licor de cinzas de trigo sarraceno, palha de centeio, talos de milho, bem como de pinho e lenha de bétula. As cinzas são esmagadas até ficarem empoeiradas e dissolvidas em água. Esta solução é rica em hidróxidos de cálcio e potássio, que dão uma reação alcalina e, assim, protegem os dentes de alho dos danos causados por microorganismos patogênicos. Além disso, a cinza é um fertilizante mineral, contribui para a melhoria do crescimento e desenvolvimento das plantas. Para preparar a composição, três copos de cinzas volantes são diluídos em 3 litros de água, aquecidos no fogo, levados à fervura e, em seguida, resfriados. Assim que a água esfriar até a temperatura ambiente, você pode colocar o alho nela por uma hora e meia a duas horas.
O alcatrão protege eficazmente os frutos em desenvolvimento contra o apodrecimento e o aparecimento de moscas-da-cebola. É 100% seguro para o meio ambiente e as pessoas. Para a preparação de uma solução desinfetante 1 colher de chá. o alcatrão é dissolvido em um litro de água, mexido e os dentes de alho colocados por meia hora. O processamento é realizado imediatamente antes do plantio em campo aberto. Um pouco menos comumente, a amônia é usada.
Se você prestar atenção especial à seleção, dimensionamento e preparação adequada do alho antes do plantio, então o vegetal suportará facilmente o frio do inverno.e, com a chegada da primavera, apresentará resistência aos efeitos de fungos, bactérias e insetos-praga. É a preparação pré-semeadura que se torna a chave para obter uma rica colheita. Com o processamento de alta qualidade do cravo-da-índia, obtêm-se frutos fortes e resistentes, que darão bulbos igualmente produtivos no próximo ano.
A preparação não exige muito tempo e esforço. Depois de seguir recomendações bastante simples, você ficará satisfeito com o volume e a qualidade da safra colhida.
O comentário foi enviado com sucesso.