Tudo sobre subpisos
Um contrapiso é a base para um revestimento de piso de qualidade. Com o material deste artigo, você aprenderá o que é, o que acontece, como é montado em diferentes bases.
O que é isso?
Subfloor - um deck com uma estrutura complexa, colocado em cima de lajes de piso ou vigas... É insubstituível na construção de várias estruturas. Você pode passar sem ele no caso de construir uma casa de veraneio, uma casa de hóspedes ou um edifício técnico.
Em outros casos, é a base de nivelamento primária ou a base de acabamento. É diferente no tipo de estrutura, é feito de diferentes materiais de construção.
Diferentes matérias-primas são utilizadas na produção de contrapisos, que depende do tipo de edifícios e do tipo de estrutura... Além disso, o próprio design executa uma série de tarefas.
Reduz as perdas de calor, nivela a base e aumenta a capacidade de suporte de carga. O dispositivo de torta grosseira consiste em camadas de base que executam funções específicas.
- Camada subjacente (inferior) é necessário para que os materiais que estão por cima carreguem uniformemente o chão. É executado na forma de laje ou base de solo preparada.
- A camada de nivelamento é colocada imediatamente após a anterior. Nivela as irregularidades existentes na base conforme necessário. Pode ser clássico e oblíquo. Na forma clássica é coberto com areia e brita, para isso também se utiliza concreto.
- A camada intermediária é uma camada intermediária necessária... Sua única tarefa é ligar as duas camadas anteriores da torta áspera.
- Camada isolante executa as funções de isolamento de umidade, isolamento acústico, é um isolador de calor. Com base no tipo de material selecionado, ele difere em espessura e densidade.
O dispositivo com este projeto é mais barato do que uma mesa de enchimento. Além do contrapiso, o contrapiso pode ser uma placa craniana que fica nivelada com a parte inferior das vigas.
A tecnologia de arranjo consiste em medidas abrangentes para criar uma base sólida e confiável para qualquer material a ser colocado.
Visualizações
O tipo de estruturas difere com base no material de acabamento, requisitos de carga e resistência à umidade. Além do solo, a base é a base da torta áspera.
O piso áspero é equipado com uma fundação de faixa, troncos, vigas. A tecnologia de execução depende das nuances da fundação, da presença de um subsolo, do microclima na futura construção.
A técnica de execução é seca e úmida. No primeiro caso, recorrem à confecção de uma betonilha seca pré-fabricada por meio de argila expandida ou concreto. Além disso, equipam bases ajustáveis com contraplacado, tora, aglomerado.
Os métodos de arranjo úmido consistem no uso de soluções a granel e contrapisos. Ao mesmo tempo, as mesas, dependendo da tecnologia, são de camada única e multicamadas.
Os materiais de construção mais populares são concreto e madeira. Cada método de instalação possui suas próprias características.
Concreto
Pisos de concreto em uma casa de tijolos são bastante uniformes e confiáveis. Eles são feitos despejando uma mesa de concreto. A solução de trabalho é misturada com cimento e areia.
O procedimento de arranjo é curto, mas o piso seca completamente em cerca de 1 mês. Eles ganham força e se tornam especialmente duráveis, inertes às cargas estáticas e aerodinâmicas.
O custo da obra é baixo, o que explica a demanda por equipamentos da maioria das construtoras para a construção de casas particulares. A tecnologia de contrapiso é executada no solo ou em pisos de laje.
A diferença entre os métodos está na disposição da almofada de areia e brita, no tipo de calor e na impermeabilização. A altura dessa base varia entre 5-15 cm.
Além da solução de concreto, brita, armadura, arame (para a treliça e a formação da moldura), isoladores de calor e água são utilizados na obra. O conjunto básico de ferramentas inclui um misturador de concreto, uma pá, uma espátula, via de regra, um nível de construção.
Um compactador vibratório é usado para compactar e um rolo de agulhas é usado para se livrar das bolhas. A estrutura da moldura de reforço é necessária para fortalecer a resistência e evitar rachaduras no piso.
Madeira
Piso áspero em toras - a melhor solução para a parte residencial da casa... Com este tipo de disposição, o piso é assentado sobre blocos de madeira apoiados na fundação.
Este material de construção é amigo do ambiente, não tóxico e seguro. É durável e tem uma textura especial. Pranchas de madeira são o material para o topo da torta áspera. A bainha pode ser feita por baixo ou por cima das vigas.
A desvantagem da primeira opção é a menor espessura da camada isolante. A desvantagem do segundo é que a altura do retardo é maior do que a espessura da membrana isolante.
Usamos placas tratadas com retardantes de fogo e anti-sépticos. O piso pode ser feito de diferentes matérias-primas (contraplacado resistente à umidade, painéis com bordas, painéis de partículas, aglomerados, painéis OSB).
A estrutura de uma torta artesanal consiste em uma barra, uma barra craniana, uma lima, um impermeabilizante, um aquecedor, uma barreira de vapor e uma tábua.
Com o esquema moderno de assentamento do piso áspero, o isolamento é fornecido sem contra-rede... As placas são colocadas na borda, uma rede de arame é colocada sobre a qual o agente de isolamento e impermeabilização vai depender.
Para eliminar o excesso de umidade, é usada uma membrana, depois lã de rocha, barreira de vapor. A camada final é de tábuas de madeira.
Montagem
Ao erguer estruturas, eles recorrem ao uso de diferentes esquemas para organizar o contrapiso. Em um apartamento, pode-se encher uma betonilha áspera, em uma casa particular - instalando tábuas em toras.
A tecnologia de acabamento do piso pode ser combinada. As opções para uma torta áspera em estruturas de quadro em estacas de parafuso, casas feitas de concreto aerado, madeira dependem de vários fatores.
Por exemplo, o contrapiso do segundo andar (sótão, sótão, varanda) pode servir como superfície do piso final. Ao mesmo tempo, o isolamento é uma etapa obrigatória da instalação.
Quando é feita a sobreposição do sótão frio, é colocada uma barreira de vapor sobre o depósito, em seguida, é fornecido isolamento, impermeabilização, ventilação e, em seguida, o contrapiso é colocado.
Em pisos de madeira
Os feixes são tratados duas vezes com uma solução anti-séptica. Isso é feito em 2 etapas. Se as extremidades forem colocadas na fundação, algumas camadas de material de cobertura são colocadas entre a madeira e o concreto.
O comprimento recomendado do passo é de 0,55 m. Essa largura elimina a necessidade de corte de lã mineral. As vigas são fixadas com grampos de metal.
Depois de instalar as vigas, verifique o nível de altura: as faces superiores devem estar no mesmo plano. Você pode controlar a altura com um trilho ou nível.
Se necessário, você precisa nivelar o avião com cunhas (de preferência de plástico ou metal) ou cortando o excesso de altura. Cunhas de madeira não devem ser usadas para evitar afundamento e rangido.
Em seguida, você precisa conectar as defasagens e as barras cranianas.... Eles são necessários para apoiar compensados ou placas de madeira. O material de construção selecionado é cortado levando em consideração o espaçamento das vigas.
Ao cortar material em folha, a largura dos espaços em branco é reduzida em 1-2 cm. Não é necessário um ajuste perfeito, uma vez que todos os vazios são posteriormente preenchidos com espuma de poliuretano.
A estrutura preparada é colocada com uma barreira de vapor. Assim, você pode escolher uma membrana enrolada ou um filme plástico comum. O material não deve ter cortes ou furos.
Na hora de escolher um filme, eles tentam pegar o polietileno denso. Ele ou a membrana são fixados com um grampeador, após o qual todas as juntas são fechadas com fita adesiva.
Em seguida, lã mineral é colocada na base.... Se o intervalo entre as defasagens for menor que sua largura, o material é compactado ao longo das bordas. Depois de preencher a base, uma segunda camada é colocada.
Em que o piso é deslocado em 1/3 da folha. A espessura do material isolante deve ser selecionada levando-se em consideração as características climáticas de uma determinada região. Para latitudes médias, 10 cm é suficiente, para latitudes norte - 15 cm.
Após o isolamento, é aplicada uma camada impermeabilizante. Nos locais das vigas, é fixada com grampeador, as bordas de união são conectadas com fita adesiva.
Em seguida, é necessário preencher as ripas de madeira com espessura de 2 a 3 cm, elas contribuirão para a ventilação do piso acabado e se tornarão uma profilaxia contra o mofo.
Nesta fase, o arranjo do piso aquecido está quase pronto. Resta apenas colocar material em folha ou placas que servem como base para linóleo ou carpete.
Em concreto
Em uma casa particular, uma mesa de concreto é especialmente relevante se houver uma alta probabilidade de alta umidade. O arranjo do contrapiso começa com a remoção do acabamento antigo. Rachaduras, buracos e outros defeitos existentes são removidos, a superfície é removida da poeira e preparada.
Depois de secar, deita-se sobre o fundo uma argamassa preparada de cimento com uma espessura não superior a 4-5 cm, que para nivelar a base é feita com a régua.
Quando a betonilha está completamente seca, é colocada uma barreira hídrica e de vapor. O material de acabamento (linóleo, carpete, laminado) é colocado sobre esses materiais.
Quando as toras são planejadas para serem colocadas em uma mesa de concreto, o trabalho começa com a preparação da base. É limpo de poeira, coberto com um primer de penetração profunda.
Após a secagem, a impermeabilização é aplicada na base e todas as juntas são firmemente conectadas. As toras são niveladas, fixadas nas vigas das paredes opostas. No futuro, outras barras são colocadas com fixação subsequente.
Se necessário, material de isolamento acústico é colocado sob as toras. A obra utiliza uma barra com comprimento igual aos parâmetros da sala.
Depois de colocar as travas na base e verificar a posição horizontal, elas são fixadas. Depois disso, o isolamento é colocado da mesma forma que na disposição do contrapiso no solo.
Um contraplacado resistente à umidade ou piso é colocado em cima do tronco. A disposição das folhas deve ser escalonada. Eles são podados, se necessário. Não junte o piso em uma linha.
O contrapiso não deve encostar nas paredes. A folga mínima é de 3 mm. Um acabamento fino é colocado em cima dela. Pode ser parquet, cerâmica ou vinil, linóleo.
No chão
Ao organizar um contrapiso em areia, é usado concreto do tipo M 300 e superior. A relevância de classes superiores de materiais de construção é explicada pelo aumento da carga. São utilizados em caso de solo insatisfatório.
A tecnologia é produzida com a criação de uma grade de reforço. A sub-base durável e confiável tem uma construção multicamadas, consistindo em:
- base densa;
- mistura de areia e cascalho;
- mesa de concreto;
- membranas de barreira de vapor;
- material isolante;
- filme de polietileno;
- reforço da camada de concreto.
Uma instrução passo a passo consiste em uma série de etapas sequenciais. Inicialmente, o ponto zero é determinado para uma avaliação objetiva da quantidade de trabalho no solo.
O solo é então compactado bem para minimizar a subsidência do solo e rachaduras do concreto. Em seguida, uma almofada de areia é despejada sobre a base, adicionando a espessura de retração à altura necessária.
A camada é umedecida, comprimida com uma máquina vibratória até a altura planejada. Uma camada de cascalho (argila expandida) é derramada sobre ele. Em seguida, é realizada a fundação da camada de detalhamento.
A espessura da primeira mesa é de 4 a 5 cm e a diferença de altura não deve ser superior a 0,4 cm.
O próximo passo é a fiação do impermeabilizante. Além da membrana, rolo de betume ou filme de polietileno denso é adequado a partir de polímero.
Um material largo é colocado sem unir, um estreito é colocado com uma sobreposição.As juntas são seladas com fita adesiva. O material utilizado não deve ter furos.
A margem deve ser de 15-20 cm de cada lado. Essas licenças são colocadas nas paredes. O excesso é eliminado após a colocação da segunda mesa. Em alguns casos, a impermeabilização é instalada diretamente na frente dele.
A camada impermeabilizante é recoberta com fibra de vidro, poliéster ou isolamento de PVC. A obra utiliza espuma de poliestireno extrusiva, poliestireno das marcas PSB50 e PSB35, lã mineral.
Ao escolher uma espuma, ela é revestida com polietileno pelos 2 lados. A lã mineral também é isolada com uma película para não absorver a umidade da camada de cimento.
Dicas úteis
Iniciando a disposição do contrapiso, é realizado o cálculo da carga máxima admissível. Quando o revestimento é aplicado em toras, levar em consideração o fator de segurança é especialmente importante.
Com base na finalidade e nas condições de operação da sala, a espessura das vigas e o degrau entre elas são selecionados. O material padrão é uma barra com seção de 150x50 mm.
Se for escolhida madeira com superfície plana, o piso é fixado de baixo, de cima, de lado. Quando são utilizadas vigas arredondadas na obra, a fixação é inferior ou superior.
Para que o pavimento corresponda às expectativas, é necessário ter em consideração inicialmente a finalidade da divisão, o tipo de acabamento. Isso determinará não apenas o espaçamento entre as vigas, mas também sua espessura e largura.
Para simplificar o trabalho, é melhor equipar o contrapiso com compensado ou painéis OSB. A tecnologia é simples e permite preparar a base do piso para novos acabamentos em pouco tempo.
Para evitar erros comuns, vale a pena considerar algumas nuances.
- Compre material de folha exclusivamente resistente à umidade.
- A ancoragem de materiais de construção é realizada estritamente ao longo das defasagens.
- As folhas são colocadas com uma pequena abertura, afastando-se também das paredes.
- Os vazios no futuro devem ser preenchidos com espuma.
- O comprimento dos parafusos auto-roscantes deve ser 1,5 vezes a altura das placas.
É impossível economizar em materiais de construção, caso contrário, a qualidade do trabalho e a confiabilidade do piso serão prejudicadas. Na ausência de habilidades de reparo, é melhor confiar o trabalho a profissionais.
Você não pode simplificar as tecnologias desenvolvidas ao longo dos anos sozinho. Uma abordagem pouco profissional para a construção do contrapiso prejudicará toda a construção.
As placas devem estar secas. A instalação deve ser feita com bom tempo. Devido ao alagamento, existe o risco de perda das características de suporte de carga da madeira. Junto com a secagem, ele diminuirá de tamanho.
Ao organizar o contrapiso entre 2 andares, as barras cranianas são preenchidas ao longo do comprimento das vigas. Se forem recheados, a altura das paredes diminuirá.
Ao aplicar vapor e impermeabilizar, leia atentamente as instruções de um material específico. O vapor sai na 1ª direção, se você escolher incorretamente, a umidade e a umidade não podem ser evitadas.
Uma barreira de vapor composta por pequenos pedaços não deve ser instalada. A tentativa de economizar dinheiro resultará em consequências negativas. Para minimizar a evaporação úmida, o solo sob o piso é coberto com material de cobertura.
Uma torta quente e crua é arrumada no primeiro andar de prédios baixos. Se o quarto no andar de cima não for aquecido, você não deve gastar dinheiro em reparos caros.
O comentário foi enviado com sucesso.