Como propagar chokeberry?
Chokeberry é considerada uma cultura hortícola muito popular. Sua vantagem significativa é a capacidade de se multiplicar de várias maneiras.
Propagação por estacas
Será possível propagar chokeberry com estacas verdes e lignificadas.
Verde
Uma vez que o plantio de estacas verdes é realizado apenas em estufa fria ou estufa, as estacas podem ser cortadas desta forma na primavera, nos últimos dias de maio ou já no verão. É importante que o solo para o enraizamento do material consista em solo decíduo, composto e uma pequena quantidade de areia grossa. As estacas com menos de 15 centímetros de comprimento devem ser cortadas apenas em arbustos saudáveis. Suas folhas inferiores são completamente cortadas e as superiores são reduzidas pela metade. Também é recomendável criar vários cortes superficiais na parte inferior do galho e um sob a lâmina superior da folha.
Imediatamente antes do plantio da sorveira, as mudas são imersas em uma droga estimulante por 8-12 horas. Após esse tempo, o material é lavado em água limpa e mergulhado no solo em ângulo. É importante que uma distância de 4 centímetros seja mantida entre as plantas individuais. O plantio em uma estufa deve estar a uma temperatura de cerca de +20 graus e irrigado periodicamente.
Aronia muda-se para um lugar permanente apenas em setembro do ano seguinte.
Lignificado
Realizar estacas de chokeberry com ramos lignificados, e preparar e enraizar o material deverá estar no outono, havendo tempo antes da chegada da geada. Os brotos do ano passado são separados do arbusto-mãe adulto na segunda quinzena de setembro. A parte superior do corte é cortada em ângulo e a parte inferior é encurtada em linha reta, literalmente sob o ovário. É necessário que o comprimento do material de plantio seja de cerca de 15-20 centímetros, e vários botões crescidos, pelo menos 6 pedaços, foram observados em sua superfície. O galho deve ser enraizado em ângulo em um solo úmido e nutritivo.
O corte é aprofundado para que não mais do que alguns botões crescidos permaneçam acima da superfície. Você precisará manter de 10 a 12 centímetros entre as cópias individuais. O procedimento termina com irrigação abundante e cobertura morta do círculo do tronco. Durante um mês, as mudas de outono devem criar raízes e, com a chegada da próxima primavera, já devem começar a se desenvolver plenamente. Deve-se mencionar que se as geadas vieram antes do tempo, então as mudas coletadas no outono precisarão ser deixadas para a próxima estação.
Os galhos devem ser separados e amarrados com um feixe. Sua parte inferior é imersa em areia umedecida ou envolvida em um pano úmido e, a seguir, coberta com um saco. O material armazenado é verificado regularmente e, se necessário, umedecido. Deve estar localizado em uma sala fria. Com o início da primavera, as mudas são plantadas em copos plásticos e, quando a terra aquece, são transplantadas para um habitat permanente.
Reprodução por camadas
A propagação do chokeberry preto por camadas que crescem ao longo da área da raiz é realizada no início da primavera, assim que o solo se aquece para o processamento mecânico. O procedimento começa com a escavação do solo sob o arbusto selecionado com um aprofundamento de meia baioneta da pá. Como resultado desse processamento, um sulco perfeito deve se formar, onde 2-3 brotos do ano anterior com um crescimento jovem são dobrados.
Os ramos anuais podem ser usados tanto horizontais como arqueados. Espécimes bienais com crescimento abundante também são adequados. No solo, são fixados com suportes ou pedras especiais, antes disso, deve-se pinçar o topo do galho. Também é recomendável quebrá-los ligeiramente para acelerar a formação de raízes. A ranhura é preenchida com solo nutritivo solto.
As camadas requerem os mesmos cuidados que os arbustos adultos: terão de ser irrigadas e protegidas das ervas daninhas. Quando os rebentos que surgiram dos rebentos das mudas atingirem 12 centímetros de comprimento, terão de ser borrifados com húmus. O procedimento é repetido outros 12 centímetros depois.
O transplante da cultura para um habitat permanente, bem como a separação do novo arbusto da mãe, é organizado na próxima primavera.
Dividindo o mato
O chokeberry pode ser diluído simplesmente dividindo o arbusto antigo em várias partes. Este método é possível de implementação, uma vez que o sistema radicular da cultura está crescendo ativamente, e os brotos só se tornam mais fortes com a idade. O procedimento é realizado na primavera, até que os botões inchem no arbusto. Em princípio, uma opção também é possível com uma divisão de outono, realizada um mês antes do frio. A planta é primeiro regada abundantemente, depois cuidadosamente retirada do solo e dividida em várias partes, o que é acompanhado pela poda dos rebentos velhos e retirada das partes danificadas. Você terá que trabalhar com uma ferramenta bem afiada - um podador ou uma pá.
É importante que cada espécime resultante tenha raízes saudáveis e pelo menos alguns ramos jovens. As feridas expostas são polvilhadas com carvão amassado. Para as parcelas, as covas são imediatamente cavadas, preenchidas com húmus e superfosfato. A muda é cuidadosamente baixada para o buraco, polvilhada com terra, compactada e irrigada com um líquido quente e sedimentado. Um espaço livre de 1,5-2 metros deverá ser deixado entre as plantas individuais. Alguns jardineiros preferem imergir seu sistema radicular em água por várias horas antes de plantar as parcelas, para que as raízes fiquem saturadas de água.
Uma opção também é possível com o uso de um talker de argila, com o qual os processos de raiz são lubrificados.
Uso de ventosas
Adequado para reprodução de chokeberry e rebentos de raízes criados pelo sistema radicular em uma base anual. Esses descendentes crescem especialmente ativamente nas condições de solo nutriente. Os brotos são destacados da planta-mãe usando a ponta da pá.
A poda deve ser efectuada de forma a deixar vários rebentos, que darão origem a novos ramos. A prole das raízes é imediatamente plantada em seu habitat permanente. É costume usar brotos de raiz na primavera, e o procedimento deve ser precedido de alimentação regular.
Outros métodos
A propagação por sementes e enxertia é considerada o método mais demorado.
Sementes
A semente de chokeberry é comprada em uma loja especializada ou colhida de forma independente. No segundo caso, os frutos maduros são mantidos em temperatura ambiente até a fase de fermentação. Em seguida, são triturados por peneira ou gaze, e a polpa exposta é lavada em água limpa. As sementes também precisam ser estratificadas. Para fazer isso, eles são misturados com areia calcinada úmida e removidos para a prateleira inferior da câmara de refrigeração por 3 meses. Se houver essa oportunidade, o recipiente com o material é enterrado na neve ou exposto no porão.
Na segunda quinzena de abril, as sementes são plantadas em um canteiro temporário e transferidas para um habitat permanente apenas no próximo outono. O solo deve ser nutritivo e a profundidade na qual os grãos são enterrados não deve exceder 5 a 8 centímetros. Os desembarques são necessariamente cobertos com húmus.Quando algumas folhas aparecem nas mudas, elas precisam ser desbastadas de todos os espécimes fracos e subdesenvolvidos. A distância entre os brotos é mantida igual a 5 centímetros.
O re-desbaste é organizado quando mais 2 folhas aparecem na planta. Desta vez, a lacuna entre os brotos deverá ser deixada igual a 7 a 8 centímetros. Como parte do terceiro desbaste, que será realizado na próxima primavera, as mudas são "afastadas" em 10 centímetros.
As cinzas da montanha em crescimento precisam de cuidado total: precisam ser irrigadas regularmente, mantendo o solo úmido, e também alimentadas com chorume ou outra matéria orgânica.
Enxerto
É melhor organizar o procedimento de enxerto de chokeberry no início da primavera, até que a planta comece a mover os sucos. Como porta-enxerto, uma muda de sorveira comum ou qualquer outra variedade resistente ao inverno, que é abundantemente regada e limpa de poeira, é ideal. É necessário que sua espessura seja de 2 a 2,5 centímetros. O tiro é cortado de forma que não fiquem mais do que 12-15 centímetros acima do solo. No local do corte, é feita uma incisão com cerca de 5 centímetros de profundidade, dividida ao meio para o enxerto - local de posterior conexão com o cabo. O trabalho só deve ser feito com ferramenta desinfetada e bem afiada para não introduzir bactérias ou pragas.
O enxerto do chokeberry preto é formado em forma de cunha, uma vez que tem que entrar firmemente no estoque. Para tanto, recomenda-se a utilização de um pedúnculo forte lignificado obtido na parte superior do caule e encurtado na parte superior. Seu comprimento deve ser de cerca de 15 centímetros. Também é importante ter 2 ou 3 rins ativos. A área de junção é abundantemente revestida com verniz de jardim e amarrada com barbante, ou fixada com fita isolante, voltada para fora com uma camada adesiva. O material protetor não deve ser removido antes de um mês. Além disso, vale a pena embrulhar o local da vacinação com polietileno, o que cria um efeito estufa. O saco é colocado na muda e fixado abaixo do local da enxertia. Também é removido depois de um mês, quando as folhas novas aparecem no rebento.
Também é possível realizar a brotação, ou seja, enxertar um broto ou olho mágico em uma muda autorretransportada. O porta-enxerto é limpo de poeira com um pano úmido, após o qual um corte de casca em forma de T é criado em seu lado norte. Este último deve estar localizado a uma altura de 5 a 8 centímetros do nível do solo. O rebento varietal do chokeberry preto é limpo de folhas e o botão é cuidadosamente cortado. O olho mágico deve ser capturado com um pedaço de casca de árvore e um calcanhar com 2,5-3 centímetros de comprimento e 0,3 a 0,5 centímetros de largura. A base do botão é inserida diretamente na incisão do porta-enxerto. A casca é presa e apertada com filme plástico de forma que apenas o rim fique do lado de fora. Depois de algumas semanas, o curativo é removido e, na primavera do ano seguinte, a parte superior do porta-enxerto é cortada em um espinho adrenal de 5 a 7 centímetros de altura.
O comentário foi enviado com sucesso.