Por que a cereja doce não dá frutos e o que fazer a respeito?
A cereja doce é considerada uma cultura frutífera com frutificação produtiva. No entanto, às vezes, no curso de seu cultivo, os jardineiros se deparam com o fato de que ela não dá frutos. O artigo discutirá o que fazer com ele.
Por que não floresce?
Uma das razões comuns para a frutificação pobre é a falta de polinização. A maior parte do sortimento varietal da colheita é autofértil. Por isso, ela precisa de polinizadores.
Para eliminar a causa, é necessário plantar várias árvores polinizadoras de diferentes variedades ao lado das cerejas.... Nesse caso, você precisa escolher aquelas espécies que têm o mesmo tempo de floração. Variedades autoférteis também precisam de árvores polinizadoras. Eles melhoram a frutificação. Os polinizadores devem ser plantados em grupos de 2-3 árvores ou intercalados com cerejas.
Árvores velhas e estéreis devem ser arrancadas de preferência. Ao comprar mudas, você deve dar preferência a variedades novas e produtivas de cerejas. É importante estar interessado na época de floração de uma determinada espécie.
Para atrair as abelhas, a horta doméstica pode ser borrifada com suco de mel na proporção de 1 colher de sopa. uma colher de mel por litro de água. Antes que os polinizadores apareçam, as flores podem ser pulverizadas com água parada. Isso evitará que os botões se desprendam.
Cereja doce não gosta da vizinhança com algumas frutas. Por exemplo, não será capaz de frutificar plenamente se forem plantados macieiras, peras, ameixas e damascos nas proximidades. Acontece que a falta de floração está associada ao cuidado complexo e inadequado com o fruto. Além disso, nem todos os jardineiros se lembram da necessidade de adicionar uma camada de solo adicional, previamente fertilizada.
Incompatibilidade de solo
Acontece que uma árvore não dá bons frutos por causa do tipo errado de solo. Solo arenoso é a pior opção. Você não pode fazer sem pesar esta terra. É necessário adicionar argila e fertilizantes orgânicos a ele.
Além disso, deve haver componentes minerais no solo. Sem nutrição, a safra não produzirá uma colheita abundante. O problema não pode ser evitado se o solo estiver saturado com nitrogênio. Essas árvores crescem rapidamente, diferem no poder da folha e na floração pobre. Para eliminar a causa, você precisa cavar o solo no círculo do tronco no outono, fornecendo composto fresco, esterco e cinzas de fogão.
Se o solo for ácido, as cerejas crescem lentamente.... Seus ramos não têm ramos e a maioria das flores caem sem ovário. Nesse caso, você não pode prescindir da farinha de dolomita e da cal.
Local de pouso errado
As cerejas devem ser plantadas no lado sul do jardim ou prédio alto. Isso protege as flores de rajadas de vento e geadas de retorno. A área sombreada reduz o número de botões e, portanto, ovários.
Se a árvore for plantada no lugar errado, você precisa cobri-la pelo lado norte. Para isso, são utilizados materiais de cobertura em base não tecida. Antes de se abrigar, você precisa abaixar ligeiramente a coroa.
O local de pouso é escolhido em um declive leve ou uma pequena colina. Isso excluirá o acúmulo de umidade no sistema radicular e o debate sobre o colo da raiz.
Nas regiões do sul, a causa da má frutificação está associada à queda do ovário por falta de umidade. É necessário garantir que a cultura seja adequadamente regada. Durante o enchimento das bagas, a irrigação é interrompida, pois isso prejudica o sabor da fruta.
Entrando em frutificação
Normalmente, as cerejas começam a dar frutos 4-5 anos após o transplante para um local permanente. No entanto, algumas variedades encantam os jardineiros com uma colheita de apenas 7 a 8 anos.
Muito depende da época do plantio, da correção de sua implantação, do cuidado com a muda.Como regra, uma planta jovem não produz um grande rendimento. Uma cultura de dez anos pode “apresentar” de 10 a 30 kg de frutas vermelhas por temporada.
Quando as cerejas têm mais de 15 anos, o rendimento diminui. No entanto, o período médio de frutificação abundante pode ser reduzido por vários fatores. Os principais são a formação inadequada de plantas, negligência com a poda, negligência com o estágio da doença.
Influência das condições meteorológicas
A cereja doce pertence às culturas do sul. É sensível às condições climáticas da região. A variedade escolhida para o plantio deve ser adequada para a região específica. Caso contrário, após a formação das flores, a cereja não dará frutos.
As geadas da primavera são especialmente perigosas para ela em temperaturas abaixo de -10 graus. Para que a cultura não congele, eles tentam manter a neve ao redor das cerejas o máximo possível. Para as regiões geladas do país, plantas resistentes ao inverno são necessárias. Seus rins não têm medo de baixas temperaturas de congelamento e ondas de frio noturnas. As mudanças de temperatura podem matar as plantas jovens.
O mau clima (tempo chuvoso ou seca) reduz a qualidade da polinização. Devido ao frio, os jardineiros experientes têm que adiar artificialmente o despertar da cultura..
Para isso, cobrem a copa da árvore, para que a floração comece quando o clima quente se instala na região.
Doenças
Um dos motivos característicos da falta de cultivo é uma doença fúngica. Pode ser moniliose, coccomicose, manchas, doença de clasterosporium. Para evitar tal problema, é necessário realizar periodicamente as medidas preventivas adequadas.
Em uma planta doente, a folhagem murcha, os ramos laterais secam, manchas escuras são observadas. As partes afetadas da cultura são removidas e queimadas. É importante prestar atenção aos cuidados adequados. A árvore é tratada com uma solução especial à base de oxicloreto de cobre ou líquido bordalês.
Se a cereja estiver infectada com insetos nocivos (mosca da cereja, curuquerê, pulgões), ela é pulverizada com "Karbofos" ou "Iskra".
E se não der frutos após a floração?
Se uma árvore está florescendo, mas com o tempo começa a perder flores, isso pode significar sua fraqueza. É possível que a cultura esteja plantada muito profundamente no solo. Com o plantio adequado, o colo da raiz está localizado 3-5 cm acima do nível da terra compactada. A distância ao lençol freático deve ser de pelo menos 1,5 m. As raízes da cereja doce morrem devido à abundância de umidade.
Se a cultura floresce perfeitamente, mas não dá frutos (não tem bagas), eles verificam todos os motivos possíveis, desde o grau, a presença de polinizadores, até verificar o terreno, as condições da região e a saúde da planta.
Uma atenção especial deve ser dada ao zoneamento da variedade. É inútil plantar mudas trazidas do sul em áreas que não são adequadas para elas. Não vale a pena plantar variedades precoces, onde variedades tardias de cerejas dão uma colheita abundante.
Para que a cereja frutifique após a floração e não adoeça, após a poda, não se deve esquecer o seu processamento com soluções especiais. É importante livrar-se dos ramos centrais, para tratar atempadamente os estragos na casca e não se esqueça de a cobrir na primavera com a agrofibra.
O comentário foi enviado com sucesso.