Como as cerejas podem ser propagadas?

Contente
  1. Propagação por estacas
  2. Como fazer uma árvore crescer a partir de uma semente?
  3. Enxerto
  4. Reprodução por camadas

A cereja doce é uma árvore bastante popular, frequentemente plantada em parcelas. Isto pode ser feito de várias maneiras. Cada um deles tem características próprias, que você precisa conhecer antes de trabalhar.

Propagação por estacas

Este método de propagação de cerejas é mais adequado para jardineiros novatos. Ele permite que você cresça rapidamente uma árvore jovem quase do zero. Vale lembrar que antes do processo de enraizamento, a planta precisará de cuidados adequados. Sem isso, não será possível criar raízes.

Preparação

Ao planejar o plantio de uma planta no final da primavera ou verão, você precisa se preparar para as mudas no outono. Corte as mudas de uma árvore saudável e com bom desempenho. Deve ter menos de 10 anos de idade. É necessário escolher ramos fortes para criação, que se localizam na parte inferior da copa. Cada um deles deve ter vários rins saudáveis. Corte os futuros cortes com uma faca afiada. Isso deve ser feito em um movimento rápido. Caso contrário, existe o risco de danificar a casca. Armazene as estacas em local fresco. Como regra, eles são amarrados ordenadamente e, em seguida, embrulhados em filme transparente. De vez em quando, os cortes precisam ser examinados cuidadosamente. Eles devem estar livres de mofo ou podridão.

Antes de plantar as mudas, elas devem ser removidas da película aderente. Para facilitar a germinação das raízes, os brotos devem ser deixados em uma solução especial por um dia. Esse produto para acelerar a formação de raízes pode ser comprado em lojas especializadas.

Desembarque

A maioria dos jardineiros prefere plantar mudas na segunda metade do verão. Infelizmente, por causa disso, muitas plantas não têm tempo para criar raízes antes do início da geada. Para aumentar a probabilidade de enraizamento, as estacas podem ser plantadas nos primeiros dias de junho. Nesse momento, eles rapidamente ficam cobertos de folhas verdes. Eles devem ser plantados na terra preparada com antecedência. O solo deve ser limpo de detritos e folhas velhas. A área preparada deve ser bem escavada. Além disso, fertilizantes e cinzas devem ser adicionados ao solo.

No site, você precisa cavar o número certo de pequenos buracos. Os galhos são enterrados no solo de forma que apenas o botão superior permaneça no topo. Como regra, os jardineiros plantam várias mudas de uma vez. Afinal, nem todos os brotos criam raízes.

Cuidados de acompanhamento

Imediatamente após o plantio, as plantas precisam ser regadas e cobertas com cobertura morta. No futuro, você também terá que prestar atenção ao cuidar deles. Mudas novas devem ser regadas conforme necessário. Não deixe o solo secar. Deve ser lembrado que as cerejas não gostam de muita água. Se você regar muito vigorosamente, as raízes da planta podem começar a apodrecer.

Também é muito importante garantir que as mudas não adoeçam e não sejam atacadas por pragas. Se você ignorar este momento, não conseguirá diluir as cerejas.

Como fazer uma árvore crescer a partir de uma semente?

O processo de cultivo de árvores jovens a partir de sementes é demorado. Ele é muito problemático. Além disso, o jardineiro terá que plantar um grande número de sementes. Só neste caso será possível escolher um rebento forte e saudável. As sementes precisam ser colhidas durante a frutificação ativa das cerejas. A escolha para o plantio são as sementes de frutos doces e grandes. Todos eles devem ser saudáveis ​​e bonitos.

O processo de cultivo de cerejas doces consiste em várias etapas.

  • Em primeiro lugar, os ossos devem estar frios. Isso é feito para despertar a vitalidade das plantas futuras, bem como para endurecer o material da semente. Via de regra, para isso, os ossos são simplesmente colocados em um recipiente com areia úmida. Ela é enviada para um lugar frio. Lá as sementes devem ficar até a primavera.
  • Após o final do inverno, é necessário começar a preparar o local de pouso. Para que as sementes germinem rapidamente, elas devem primeiro ser plantadas em um recipiente. O recipiente deve ser enchido com solo de boa qualidade. É melhor colhê-lo embaixo da árvore de onde as frutas foram colhidas. Você também pode usar uma mistura de solo fértil, turfa de qualidade e húmus para encher o recipiente. Uma camada de drenagem deve ser colocada em seu fundo.
  • Antes do plantio, as sementes, assim como as mudas, devem ser embebidas por um dia em um estimulador de crescimento de alta qualidade. Depois disso, eles podem ser plantados imediatamente no solo até uma profundidade de 2 a 4 centímetros.
  • Após o plantio, as sementes devem ser regadas imediatamente. O recipiente deve ser coberto com plástico e enviado para local fresco. É muito importante que a planta seja exposta à luz nesta fase.
  • A cereja jovem cresce rapidamente em casa. Em um ano, será possível transplantar mudas para o canteiro. Para isso, é necessário escolher as plantas mais fortes, focando no aspecto dos rebentos jovens, bem como no seu tamanho.

Após o plantio, a planta deve ser regada regularmente e alimentada conforme necessário.

Enxerto

Outra forma popular de criar cerejas doces é enxertando com mudas. É importante selecionar o material correto para este procedimento. É preciso pegar galhos de árvores que dêem muito bem. É melhor cortá-los do lado ensolarado da coroa. Cada galho não deve ter menos de 60 centímetros.

As estacas podem ser colhidas no final do outono ou início da primavera. Em novembro, os galhos devem ser cortados depois que toda a folhagem cair da árvore. Você pode armazenar o material preparado em diferentes lugares.

  • Na adega. Os ramos para o cultivo de cerejas devem ser colocados em uma caixa com areia úmida ou turfa. Em seguida, deve ser levado para a adega. As estacas podem ser armazenadas lá até a primavera.
  • Na geladeira. Este método é adequado para armazenar pequenas quantidades de peças de trabalho. Os ramos cortados devem ser envolvidos em várias camadas de película aderente. Depois disso, eles são colocados imediatamente em uma prateleira vazia.
  • Em um recipiente com serragem. Para o armazenamento, você precisa pegar um grande recipiente e forrar seu fundo com serragem úmida. Todas as estacas devem ser colocadas sobre eles. Polvilhe-os por cima com o mesmo material. Os galhos assim preparados podem ser armazenados em qualquer lugar fresco.

Para evitar danos ao material, a condição dos ramos deve ser monitorada de perto. Eles não devem germinar ou tornar-se mofados. As filiais são verificadas geralmente a cada duas semanas.

Existem várias maneiras de plantar cerejas no país. Cada um deles tem suas próprias vantagens e desvantagens.

  • Cópula. No porta-enxerto e no cabo, é necessário fazer dois cortes oblíquos. Eles devem ser conectados e envolvidos com filme transparente. Se você fizer tudo certo, em alguns anos o local do corte ficará quase invisível.
  • Na fenda. As plantas são enxertadas desta forma no início da primavera. A borda do galho selecionado deve ser cuidadosamente cortada. Usando um machado, você precisa fazer uma divisão na borda. Os ramos preparados com antecedência são colocados nele. O broto deve ter pelo menos dois botões. O inferior deve estar no nível do corte.
  • Para a casca. Este método de enxertia é adequado para árvores maduras com boa liberação de casca. Um corte longitudinal preciso deve ser feito no rebento. A casca deve ser ligeiramente separada. É necessário fixar o talo enxertado atrás dele.
  • Na bunda. Antes de começar a trabalhar no porta-enxerto, é necessário fazer um corte. Uma pequena parte da casca deve ser removida da área selecionada. Uma haste preparada com antecedência deve ser fixada no local. Esta área deve ser fixada imediatamente com fita isolante.

É melhor vacinar as cerejas no verão ou no início de setembro.Nesse caso, a planta com certeza será capaz de se adaptar antes do início do frio.

Após a enxertia, a árvore precisa de cuidados especiais. Você precisa prestar atenção a vários pontos.

  • Hidratante. O local de vacinação nunca deve secar. Isso pode levar à morte do estoque. Nesse caso, é importante que nenhuma gota de água se acumule entre as duas seções.
  • Proteção solar. O local da vacinação não deve ser exposto à luz solar direta. É bom se estiver protegido do sol por ramos maiores. Se a área não estiver sombreada, a proteção pode ser facilmente feita à mão.
  • Confiabilidade. Para evitar que o rebento jovem se quebre, pode ser adicionalmente fixado com uma pequena vara. Nesse caso, o vento não prejudicará o corte.

Normalmente, a vacina cria raízes rapidamente. Todos os fechos podem ser removidos após 2 a 4 semanas.

Reprodução por camadas

Outra maneira de propagar as cerejas é cortar os brotos no ar. Esse método raramente é usado porque o processo é muito demorado. Além disso, nem sempre é possível propagar uma árvore dessa maneira. Mas alguns jardineiros ainda escolhem esse método específico, por isso também vale a pena se familiarizar com ele. O processo consiste nas seguintes etapas.

  • Primeiro você precisa escolher um ramo bom e saudável. É melhor escolher uma foto que esteja no lado ensolarado da coroa.
  • Vários cortes precisam ser feitos na superfície do broto. Essas seções do galho também precisam ser cuidadosamente retiradas da casca. Os locais de corte devem ser tratados com um produto que estimule o processo de formação de raízes.
  • O galho assim preparado deve ser colocado em um saco com terra. Suas bordas devem ser fixadas com segurança.
  • O processo de enraizamento pode levar vários anos. Durante este tempo, a condição da planta deve ser verificada regularmente. O solo precisa ser regado de vez em quando.
  • Assim que as raízes aparecem no galho, o broto jovem deve ser cortado da árvore e colocado em uma estufa. Lá ele pode criar raízes. Via de regra, isso é feito na segunda metade do outono.
  • Na primavera, o rebento preparado é plantado em campo aberto. Para enraizar uma planta, ela deve ser cuidada da mesma forma que as estacas normais.

Para a propagação de cerejas, você também pode usar brotos. Você pode encontrá-lo em quase qualquer área. Ela cresce bem ao lado do tronco. Plantar os brotos é bastante simples. Os brotos precisam começar a cozinhar no outono. Para isso, a zona radicular com brotos anuais é cuidadosamente coberta com cobertura morta. Na primavera, as plantas são desenterradas. Isso geralmente é feito em abril. Em seguida, eles são transplantados para covas preparadas com antecedência. Os orifícios devem ser grandes, mas não muito profundos. As raízes devem estar quase na superfície.

Após o plantio, as plantas devem ser regadas em abundância. Deve-se prestar atenção especial à poda de árvores jovens. Isso é necessário para que as frutas fiquem saborosas e doces.

O processo de criação de cerejas pode parecer bastante complicado, mas o resultado vale a pena. Se você fizer tudo certo, poderá cultivar uma árvore forte e saudável no local, que dará bons frutos.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário