- Forma de fruta: redondo ou em forma de coração
- Autores: E EU. Voronchikhina (estação de jardinagem experimental zonal Rossoshanskaya)
- Ano de aprovação: 1992
- Tipo de crescimento: vigoroso
- Produção: Alto
- Altura da árvore, m: 7-8
- coroa: oval com ramos inferiores caídos, denso
- Escapes: reto ou ligeiramente curvado, bastante fino, verde amarelado
- Folha: oval alongado ou oval alongado com um ápice gradualmente afilado
- Tamanho da fruta: ampla
A variedade de cereja doce Julia é conhecida dos jardineiros há cerca de 30 anos, durante os quais ele conseguiu conquistar muitos fãs leais. Excelente sabor e comercialização de frutas, safras abundantes, resistência a doenças - esta planta praticamente não tem desvantagens, mas muitas vantagens podem ser encontradas.
História de criação
A variedade foi obtida na estação de jardinagem experimental zonal Rossosh pelo criador A. Ya. Voronchikhina. Incluído no registro estadual em 1992. Ao criar a forma híbrida, foram utilizadas as plantas-mãe de Denissen yellow x Gini red. A polinização ocorreu de forma gratuita. Este cruzamento permitiu obter frutos com uma cor invulgar.
Descrição da variedade
As árvores são vigorosas, os adultos atingem uma altura de 7 a 8 m, a copa é exuberante, densa, de formato oval regular, os ramos inferiores caídos, o restante dos brotos são delgados e retos. As folhas são alongadas, ovais ou ovóides, o ápice gradualmente afiado. As flores são coletadas em inflorescências de 2-3 peças, cobertas com pétalas brancas como a neve.
As árvores desta cereja são poderosas, com uma casca áspera ou lisa, escamosa de cor cinza-cereja. O sistema radicular é desenvolvido, seu soterramento é suficiente para fornecer às plantas alimentos e umidade de fontes subterrâneas. Para reduzir o crescimento, as mudas são frequentemente enxertadas em porta-enxertos semi-anões.
Características da fruta
Os frutos cereja têm uma aparência muito atraente, são grandes, pesando 5,6-7,8 g, com formato que varia do clássico redondo ao coração. A cor da pele fina é complexa. Seu tom principal é o amarelo cremoso, um blush cover de um tom rosa-avermelhado brilhante se espalha por toda a superfície. Na sombra, a transição entre as cores das cores torna-se mais fraca, quase imperceptível. Os frutos toleram bem o transporte.
Qualidades de sabor
Polpa de cereja suculenta e moderadamente densa Julia se distingue pela doçura, o sabor amargo é quase imperceptível. O suco é incolor. A pontuação de degustação da fruta é 4,4 pontos. A polpa é fibrosa, crocante, de acordo com suas características, as cerejas pertencem ao grupo bigarro, próprias para processamento.
Amadurecimento e frutificação
A primeira colheita de cerejeiras desta variedade é feita 4-5 anos após o plantio. Em termos de maturação, pertence à média, frutifica no final de junho - início de julho.
Produção
Julia é uma cereja doce de alto rendimento. Uma média de 28,4 kg de fruta é colhida de uma árvore. No pico da frutificação, os volumes máximos são de 110 kg.
Regiões em crescimento
A cereja doce Julia é cultivada na região central da Terra Negra. As plantas são termofílicas, acordam cedo após a primavera; em climas mais frios, podem simplesmente congelar. Eles são cultivados com sucesso na região do Baixo Volga.
Autofertilidade e necessidade de polinizadores
As árvores são férteis. Recomenda-se plantar polinizadores próximos a eles. Nesta qualidade, podem atuar as variedades de cereja Iput, Ovstuzhenka, Bryansk rose, bem como outras que florescem em abril.
Crescendo e cuidando
Ao cultivar esta variedade de cereja, é muito importante escolher um local de plantio sem sombra. Esse fator afeta seriamente o vencimento precoce, o momento do amadurecimento. Perigoso para árvores e raízes alagadas. A água subterrânea localizada próxima simplesmente destruirá a muda. Se o local estiver localizado em uma baixada, será necessário fazer um aterro.
É necessário recuar pelo menos 3 m dos edifícios mais próximos e de outros de grande porte, se o solo estiver esgotado terá que ser escavado com fertilizantes. Em solos pobres, as árvores começam a dar frutos muito mais tarde do que o normal.
A rega abundante não é necessária para esta variedade de cereja. Além disso, será necessário umedecer o solo apenas no calor extremo, quando houver risco de ressecamento. A cobertura também é necessária apenas para 4-5 anos de vida da árvore. Desde o início da frutificação, ele precisa anualmente de porções de nitrogênio na primavera, na fase de início do escoamento da seiva, as plantas são fertilizadas com potássio no verão, durante o período de frutificação com os frutos do paladar, no outono, com folha queda, superfosfato é adicionado sob a raiz.
Árvores com copas densas requerem desbaste e modelagem. A partir dos 4 anos, a cereja doce de Julia é podada regularmente. Uma coroa espessada reduz sua capacidade de frutificação. A poda é realizada no final do outono.
Resistência a doenças e pragas
Esta cereja é altamente resistente à coccomicose. Moniliose não foi observada nas árvores. A cereja está periodicamente doente com a doença de clasterosporium, é necessário realizar tratamentos preventivos, cortar as partes danificadas da planta. Durante o período de amadurecimento dos frutos, é necessária proteção contra pássaros.
A variedade sofre de insetos em grau moderado. O maior dano é causado pelos pulgões que minam as mariposas.
Requisitos de solo e condições climáticas
A robustez das árvores no inverno é alta. Eles toleram bem uma queda significativa nas temperaturas atmosféricas, mas não geadas de longo prazo. Nesse caso, até 70% dos botões da fruta simplesmente morrerão. A resistência à seca é alta. As árvores toleram bem o calor extremo, raras regas.
Visão geral da revisão
De acordo com as opiniões dos residentes de verão, a cereja de Julia é premiada com avaliações bastante altas. Ela é elogiada pelo excelente sabor e suculência das frutas, tanto frescas quanto em compota, são muito boas. Note-se que em climas quentes, as plantas não ficam doentes, mesmo que outras plantas do jardim sejam afetadas por fungos ou infecções. A resistência à geada por residentes de verão também é considerada boa.
Jardineiros notam que Julia é bastante sensível à qualidade e fertilidade do solo, cuidado. Esta não é uma variedade que pode crescer sozinha. Na ausência de abrigo no inverno, podem aparecer buracos de geada no tronco. Nos anos úmidos e frios, as frutas não acumulam bem o açúcar, ficam aquosas e sem gosto. Há problemas com a compra de material de plantio, para uma rara Júlia muitas vezes dá lput, parecida com ela na aparência, a diferença só é visível na hora de entrar na frutificação, pela cor da polpa.
As desvantagens significativas desta variedade são geralmente atribuídas à má adaptação ao cultivo em zonas de clima frio. Os frutos simplesmente não têm tempo de amadurecer se o verão chegar tarde e o frio do inverno atrasar. E também os veranistas reclamam das filiais muito frágeis. Mesmo com ventos fortes, eles podem quebrar. Uma colheita abundante também afina visivelmente a copa, os frutos acabam no solo, têm de ser colhidos pelos padanders.