- Forma de fruta: arredondado
- Autores: L. I. Taranenko (filial de Donetsk do Instituto de Horticultura UAAS)
- Apareceu ao cruzar: Carvão de Donetsk x beleza de Donetsk
- Tipo de crescimento: tamanho médio
- Compromisso: sobremesa, para todos os tipos de processamento, para consumo in natura
- Produção: Alto
- Altura da árvore, m: até 4
- coroa: esférico, forte ramificação
- Tamanho da fruta: muito grande
- Peso do fruto, g: 11-14
A cereja doce é considerada uma das bagas mais deliciosas. Devido à variedade de espécies, cada morador de verão pode escolher a variedade certa para o plantio, e aproveitar a colheita a cada verão. A cereja Vasilisa da seleção ucraniana é uma das variedades populares.
História de criação
Vasilisa é uma variedade popular de cereja obtida na Estação Experimental de Horticultura Experimental de Artyomovskaya no início dos anos 2000. A autora da variedade é a famosa criadora ucraniana Lilia Taranenko. No processo de melhoramento da variedade, foram utilizadas as formas parentais: carvão Donetsk e beleza Donetsk.
Descrição da variedade
A cereja ucraniana é uma árvore de tamanho médio com uma copa esférica, abundante ramificação, poderosos rebentos acastanhados, folhagem forte com folhagem verde escura com um brilho brilhante e um rizoma desenvolvido. Os ovários são formados nos ramos e ramos do bouquet do ano passado. Em um ambiente saudável, a árvore cresce até 4 metros de altura.
Floração precoce na árvore: final de abril - início de maio. A coroa redonda é densamente coberta por flores brancas como a neve que atraem com seu aroma agradável.
Características da fruta
Vasilisa é uma variedade de frutos grandes. O peso médio dos bagos é de 11-12 g, às vezes até 14 gramas. O formato das cerejas é correto - arredondado, com superfície lisa e brilhante. Os frutos maduros são uniformemente cobertos por uma cor vermelha intensa. A casca da cereja doce é bastante densa, embora não tenha nenhuma dureza. Se você olhar de perto, poderá ver vários pequenos pontos subcutâneos. A sutura ventral é pouco visível. A baga adere firmemente ao caule encurtado. As bagas maduras não se racham. As exceções são aquelas frutas que amadurecem em condições de chuvas regulares e alta umidade.
As cerejas doces são caracterizadas por um propósito universal - são consumidas frescas, utilizadas na culinária, processadas em compotas, bebidas, geléias e também congeladas. Devido à separação a seco e pele densa, os frutos colhidos podem ser facilmente transportados e podem ser armazenados em local fresco por algum tempo.
Qualidades de sabor
A cereja doce de frutos grandes tem sabor e comercialização excelentes. A polpa vermelha profunda tem uma estrutura carnuda, tenra e de densidade média. Além disso, a polpa apresenta ligeira cartilagem e boa suculência. A baga tem um sabor equilibrado - doce e azedo com um retrogosto de vinho e um aroma agradável. Os especialistas caracterizam o sabor como doce de vinho, sobremesa. O grande osso é facilmente separado da polpa da cereja. A polpa de cereja Vasilisa tem uma característica característica - é rica em potássio, cálcio, magnésio e ferro.
Amadurecimento e frutificação
Cerejas doces com tempos de maturação médios agradam com a primeira colheita no 4-5 ano após o plantio. Se uma árvore é formada por um arbusto, ela começa a dar frutos um pouco mais cedo. A frutificação na cultura do fruto de caroço é estável - anual. A fase de maturação ativa das cerejas ocorre na terceira década de junho. Nas regiões do norte, o pico de frutificação pode mudar ligeiramente - até o início de julho. A idade frutífera da árvore é de 15-20 anos.
Produção
O rendimento abundante é uma das vantagens da variedade. Em média, tendo fornecido uma árvore com técnicas agrícolas complexas, é possível colher de 25 a 30 kg de bagos por safra. O rendimento máximo de uma árvore atinge 50-60 kg de cerejas.
Regiões em crescimento
A cereja doce é amplamente cultivada em toda a Ucrânia, bem como na maior parte da Rússia, especialmente na região de Moscou. Além disso, Vasilisa é muito apreciada pelos jardineiros da Europa e da América.
Autofertilidade e necessidade de polinizadores
A variedade, como a maioria das variedades de cereja, é autofértil, portanto, precisa de árvores doadoras plantadas nas proximidades. As variedades mais produtivas são as que florescem no mesmo período da cereja Vasilisa. Estes incluem: Bigarro cedo, Starking, Annushka, Burlat, Drogana amarelo, Melitopol cedo, Valery Chkalov, carvão Donetsk.
Crescendo e cuidando
As mudas de cerejeira são plantadas na primavera ou no outono (dependendo do clima da região). Para isso, é selecionada uma muda anual com sistema radicular desenvolvido e altura de 90-100 cm.Cereja Vasilisa é volumosa, por isso ela precisa fornecer espaço. A distância entre as plantações deve ser de 3-4 metros, para que não se formem sombras, o que retarda o amadurecimento dos frutos.
O local deve ser escolhido plano, sem planícies e águas estagnadas. É melhor plantar uma árvore na parte sul ou sudoeste do local, onde há muito sol e luz, e também há proteção contra vento e correntes de ar.
A tecnologia agrícola intensiva de cerejas ucranianas consiste em medidas padrão: irrigação regular através da introdução de água em pequenos sulcos ao redor da árvore, formação de copa, poda higiênica e desbaste, afrouxamento e remoção de ervas daninhas do solo, fertilização a partir de 2-3 anos de idade, cobertura do solo, prevenção de doenças e preparação para o inverno.
Um pequeno truque ajudará a espalhar e arredondar a copa - amarrando pesos aos galhos, o que no futuro facilitará a colheita.
Uma malha de metal de granulação fina instalada ao redor do tronco ajudará na proteção contra roedores. Para o inverno, o tronco é envolvido com fibra de agrofibra ou serapilheira, e uma densa camada de cobertura morta também é colocada com folhas e palha para proteger o sistema radicular do congelamento. O abrigo também está bem protegido de insetos por ramos de abeto.
Resistência a doenças e pragas
A variedade possui alta resistência a fungos, causadores da coccomicose. Além disso, a imunidade protege contra doenças comuns - moniliose, podridão de frutas. Os únicos insetos-praga que atacam a árvore são os brotos e as mariposas das frutas, além da mosca-cereja, que ajudarão a se livrar dos tratamentos com inseticidas.
Requisitos de solo e condições climáticas
Vasilisa é resistente à geada, mas as geadas que retornam na primavera são prejudiciais às flores, ovários e botões. Também é importante notar o aumento da resistência à seca, adaptação ao calor. É confortável para as cerejas crescerem e se desenvolverem em solos férteis, soltos, úmidos e respiráveis com acidez neutra. Idealmente, são margas.