- Forma de fruta: redondo largo
- Autores: M.V. Kanshina (Instituto de Pesquisa Russo de Tremoço)
- Apareceu ao cruzar: 3-36 x Vermelho denso
- Ano de aprovação: 2001
- Tipo de crescimento: tamanho médio
- Compromisso: para todos os tipos de processamento, para consumo fresco
- coroa: esférico, semi-espalhando, raro
- Escapes: grosso, reto, marrom
- Folha: grande, estreito, oval, ponta bem pontiaguda
- Tamanho da fruta: ampla
Entre as árvores frutíferas e arbustivas, que são as mais difundidas em nosso país, as cerejas ocupam um lugar especial. Frutas deliciosas e suculentas são muito procuradas. A cereja da variedade Tyutchevka amadurece tarde, mas cresce bem não só no sul, mas também nas regiões da zona média. Não é surpreendente que esta variedade seja muito procurada por jardineiros de todos os níveis. O sabor da fruta, excelente rendimento e boa resistência ao clima falam a favor de Tyutchevka.
História de criação
O Lupin Research Institute, especializado em plantas frutíferas e de bagas, estava empenhado no desenvolvimento desta variedade. Para alcançar o resultado perfeito, os criadores combinaram as variedades 3/36 e Red Dense Cherry. Como resultado, uma nova variedade entrou no Registro Estadual durante os anos 2000. Os criadores a posicionam como uma variedade destinada às regiões centrais. Mas em outras áreas cresce muito bem. Embora os melhores níveis de rendimento e tempos de maturação sejam indicados especificamente para a tira central.
Descrição da variedade
A árvore desta variedade é bastante compacta, embora vigorosa. As características visuais são as seguintes:
a altura de uma árvore adulta varia de 4 a 4,5 m, a colheita não é difícil;
a coroa é do tipo espalhado, de forma redonda, não engrossa especialmente;
os rebentos são curtos, poderosos, de casca castanha e tonalidade clara;
rins em forma de cone com pontas afiadas;
a folhagem é oval, semelhante a um barco, pontiaguda;
as bordas da folha são serrilhadas,
as placas são presas aos pecíolos com bastante firmeza;
na superfície, a folha tem uma estrutura brilhante, a cor é o verde, mais próximo do escuro;
as inflorescências são formadas em ramos do tipo bouquet de 4 peças cada;
a cor é branca como a neve, a corola é redonda.
Entre as qualidades positivas desta variedade estão:
colheita regular abundante;
estética visual das frutas, seu sabor;
boas propriedades transportáveis;
resistência à geada;
excelente imunidade a infecções fúngicas.
Mas também existem desvantagens, embora não muito significativas:
tipo parcial de autofecundidade;
pode rachar durante a estação chuvosa.
Características da fruta
Os bagos desta variedade têm um tamanho bastante decente, podem ter em média 5 gramas, o tamanho máximo é 7,5 gramas. Geralmente têm 2,3 cm de diâmetro, formato redondo, largo, cor muito saturada, vermelho escuro. Podem ser detectados pontos sob a pele. Existe um funil de gravidade média. A polpa é suculenta, tem uma textura agradável, a cor é muito viva, vermelha. Os caules poderosos, aos quais os frutos são fixados, são bastante curtos. Os frutos são muito suculentos, no seu interior existem sementes ovais de pequeno tamanho e peso. Separar um osso pode ser complicado.
Qualidades de sabor
Os bagos desta variedade têm uma pontuação de degustação muito elevada, dos 5 pontos máximos possíveis foram atribuídos 4,9. A composição contém substâncias de tipo seco, açúcar, ácido ascórbico. Eles têm um sabor muito doce, sem impurezas ácidas.Eles são coletados, armazenados e transportados perfeitamente e por longas distâncias.
Amadurecimento e frutificação
Os botões não aparecem cedo e o período de maturação varia do final de julho ao início de agosto. A primeira colheita completa é feita em uma árvore de quatro anos.
Produção
O rendimento dessa variedade é alto, ela é colhida em média de uma árvore de até 16 kg de frutos. A quantidade máxima pode chegar a 40 kg, esses números são alcançáveis por cerca de 10 anos de vida da árvore. A média de vida e frutificação regular desta variedade de cereja é de 20 anos.
Autofertilidade e necessidade de polinizadores
A autofertilidade dessa variedade é parcial, mais próxima da baixa, apenas 6% dos frutos são amarrados de forma independente. Assim, é importante disponibilizar variedades adicionais de polinizadores no local, com período de floração em maio. As variedades ideais de cerejas para estes fins:
Eu coloco;
Raditsa;
Com ciumes;
Rosa Bryansk;
Ovstuzhenka.
Crescendo e cuidando
Para que a árvore se desenvolva bem, é necessário escolher criteriosamente as mudas, plantar corretamente a planta e cuidar dela com todo o cuidado. Existem várias medidas agronômicas que são necessárias.
Hidratante e solta. As plantas jovens são hidratadas três vezes por estação, quando aparecem os ovários, em julho e no outono. A rega é abundante, estritamente na zona da raiz - de 10 a 15 litros por muda. As plantas maduras são regadas conforme necessário, dependendo das condições climáticas. Após cada procedimento, é necessário afrouxar o solo a uma profundidade de cerca de 9 cm. Também é necessário afrouxar o solo após as chuvas. Esta variedade é sensível à permeabilidade ao ar da terra. Mantenha o círculo do tronco em ordem e remova as ervas daninhas a tempo.
Fertilizante. Como todos os elementos necessários são introduzidos durante o plantio, depois disso, por três anos, não será possível fertilizar a árvore. A partir dos 4 anos, é necessário introduzir compostos orgânicos: verbasco diluído ou excrementos de galinha. Mais de 2 vezes por temporada, a matéria orgânica não é utilizada, pois o exagero prejudica a planta. Na primavera, depois da chuva ou umidade, as cerejas são alimentadas com uréia e potássio. No outono, durante a escavação do solo - composições potássio-fósforo.
Poda. Apesar de a copa da árvore não ficar muito grossa, a poda deve ser feita na hora certa. Não só para formação, mas também para fins sanitários. A poda é realizada logo no início da primavera e no final do verão. No primeiro ano, é criada uma coroa, para a qual os ramos do tipo esquelético são cortados em ângulo. Na segunda, são cortados brotos de até 25 cm, na terceira são retirados brotos de até 30 cm, na quarta e subseqüentes - apenas poda sanitária. Durante o procedimento sanitário, os galhos secos e danificados são removidos.
Preparando-se para o inverno. A variedade é considerada resistente à geada, mas mudas e espécimes jovens devem ser preparados para o inverno. Principalmente se a região for severa em termos de clima. Antes do início da geada, um abrigo é criado de estopa, ramos de abeto ou feno. Plantas maduras podem ser deixadas descobertas, ou serragem e esterco podem ser usados como cobertura morta. Para proteger contra roedores, o fuste é caiado com cal antes do inverno.
Resistência a doenças e pragas
A imunidade desta planta é considerada forte, mas o risco de doenças e ataques de insetos ainda permanece. Entre as doenças de Tyutchevka, as seguintes são as mais afetadas.
Doença de Clasterosporium. O principal sintoma são manchas marrons nas folhas, os frutos secos, a casca coberta de fissuras com goma. É necessário processar a árvore e o círculo do tronco com uma composição de cobre, o Nitrafen também é adequado. Após algumas semanas, é necessário realizar mais um tratamento com "Topázio" e uma solução de ácido bórico.
Moniliose. Sintomas: ramos secos, bagas podres, murcha generalizada, folhas amarelas abandonadas. Uma solução de ácido bórico, "Kuprozan", "Tsineb" ajuda no tratamento da doença, é necessário realizar o tratamento na primavera.
Sarna Sintomas: manchas nas folhas, frutos estragados. Pulverizar com "Nitrafen" irá salvá-lo da doença no período anterior ao início da estação de crescimento, após a floração e no final da estação.
Quanto às pragas, as mais perigosas são:
alburno;
espinheiro;
pulgão cereja.
Os agentes antiparasitários podem ajudá-lo a lidar com os ataques. A pulverização de acordo com as instruções é realizada com a ajuda de "Iskra", "Corsair", "Aktara", "Decis", "Intavir"