- Forma de fruta: sincero
- Pedúnculo: curto, espessura média
- Autores: M.V. Kanshina, A.A. Astakhov, L.I. Zueva (Instituto de Pesquisa Russo de Tremoço)
- Apareceu ao cruzar: 3-36 x 4-3
- Ano de aprovação: 2001
- Tipo de crescimento: subdimensionado
- Compromisso: universal
- Altura da árvore, m: 3-4
- coroa: largo, médio
- Escapes: grande, vegetativo pontiagudo, fortemente desviado, redondo de frutificação
Variedades frutíferas e resistentes ao inverno estão sempre em grande demanda entre os residentes de verão. E se a planta também for baixa, essa variedade agradará a muitos. Cherry Teremoshka pertence exatamente a isso.
História de criação
A cultura foi cultivada na aldeia de Michurinsky no Instituto de Pesquisa Russo de Lupin. Os autores da variedade foram M. V. Kanshina, A. A. Astakhov e L. I. Zueva.
Mudas 3-36 e 4-3 foram escolhidas para o par parental da variedade futura. Após todos os testes e identificação da região ideal de cultivo, a cultura foi inserida no Registro Estadual e aprovada para uso em 2001.
A safra apresentou boa produtividade na região Central da Rússia.
Descrição da variedade
A variedade Teremoshka pertence a culturas de baixo crescimento. A altura da árvore é de apenas 3-4 m, menos frequentemente 5 m. A copa é formada por uma copa larga, muito arredondada e de média densidade. Os ramos esqueléticos divergem um pouco caoticamente e visivelmente arredondados em direção ao topo. Os rebentos são verde-acastanhados e os ramos totalmente maduros tornam-se castanho-escuros.
As folhas são alongadas, de ponta afiada, ligeiramente ovais na base e de tamanho médio. Eles cobrem brotos densamente. São de cor verde escuro, fosco, com pequenos entalhes ao longo do rebordo.
As flores são brancas, grandes. As pétalas estão soltas. Os botões são coletados em inflorescências de 3-4 peças. A tigela é formada por longos estames e pistilos, juntos em forma de vidro.
A cultura é popular devido à sua copa compacta e uma colheita anual e estável. A variedade é imune a várias doenças fúngicas. As cerejas doces podem ser facilmente transportadas por longas distâncias.
Existem duas desvantagens da cereja Teremoshka: auto-infertilidade e ataques periódicos de algumas pragas.
Características da fruta
Os bagos são grandes, o seu peso varia de 5 a 6,6 g. Também há frutos com um peso de 7 a 8 g, mas isso acontece muito raramente. A forma da cereja é cega. Dimensões 2,1x2,2x2 cm, sendo o primeiro valor a altura, o segundo a largura e o terceiro a espessura.
A cor da fruta é vermelho escuro. Se as bagas ficarem ao sol por muito tempo, a casca pode escurecer e ficar cor de vinho.
O pedúnculo é curto, de espessura média, bem aderido ao fruto.
A polpa é suculenta, carnuda e densa, vermelha escura, suco da mesma tonalidade. No interior se forma um pequeno osso pesando 0,25-0,3 g, que se separa bem da polpa, a separação do pedúnculo é quase seca.
Com o cuidado impróprio de bagas e rega abundante, a casca pode rachar.
Cherry Teremoshka é universal. É consumido in natura, e são feitas diversas preparações, inclusive congeladas.
Qualidades de sabor
As bagas contêm apenas 0,35-0,38% de ácidos e 17,5-18% de açúcar. A matéria seca da fruta é de 18%. Existem até 15 mg de ácido ascórbico por 100 g. O sabor da variedade é rico e brilhante, muito doce. A pontuação da degustação é de 4,7 pontos.
Amadurecimento e frutificação
A primeira floração ocorre aos 3 anos após o plantio da muda no solo, e a primeira frutificação aos 4-5 anos. Em termos de maturação, a cultura pertence ao grupo das variedades de meia temporada. O período de frutificação ocorre na segunda quinzena de julho.
Produção
A cereja Teremoshka é uma variedade muito prolífica, seu rendimento está no auge. Os indicadores médios são iguais a 50-55 centners e o máximo - 100 centners por hectare.
Autofertilidade e a necessidade de polinizadores
A cultura é autofértil, por isso precisa de polinizadores. Na maioria das vezes, as variedades são escolhidas:
Rosa Bryansk;
Com ciumes;
Ovstuzhenka.
Recomenda-se plantá-los a uma distância de 3-4 m um do outro. Para uma melhor polinização, são necessários dois polinizadores por árvore.
Crescendo e cuidando
Antes de comprar uma muda, certifique-se de que a sua altura não ultrapasse 100 cm. O sistema radicular deve estar bem desenvolvido e saudável (sem sinais evidentes de bolores e doenças fúngicas), e também livre de rebentos quebrados.
Os tempos de plantio variam de acordo com a região. Se a cultura for cultivada no sul, o plantio pode ser feito no outono após a queda das folhas. A muda terá tempo de criar raízes antes da primeira geada. Na primavera, a árvore é plantada de acordo com o esquema padrão - antes que as primeiras folhas se dissolvam. Se a cereja foi comprada no final do outono, ela pode ser escavada no local e então coberta com ramos de abeto e cobertura morta, bem como fibra vegetal.
É desejável que chernozem prevaleça no solo na área selecionada. E também a terra deve ser argilosa ou arenosa.
Uma cova é preparada com antecedência, cerca de 1-1,5 meses antes do plantio. Se o pouso for realizado na primavera, é melhor preparar o buraco no outono. Durante este tempo, o solo vai secar e assentar um pouco.
No fundo do buraco, a drenagem é feita de tijolos quebrados ou seixos. Isso ajudará a evitar que o excesso de água se acumule nas raízes e drenará as águas subterrâneas.
A cova deve ter pelo menos 60x60 cm de tamanho e profundidade de 80-90 cm. É melhor misturar o solo escavado com composto, sal de potássio e superfosfato. Isso saturará o solo com minerais úteis e as cerejas os absorverão.
O suporte é preparado com antecedência. Pode ser de madeira ou metal. O suporte deve subir 50-70 cm acima do solo, então a muda não irá inclinar.
A árvore é cuidadosamente baixada até o fundo, endireitando as raízes, então tudo é coberto com terra. Após o plantio, o arbusto é derramado com água, de 2 baldes. Em seguida, o solo ao redor pode ser coberto com cobertura morta.
O cuidado posterior da colheita é bastante simples. A rega e a alimentação são frequentemente combinadas e realizadas em uma estação de 3 a 5 vezes (durante a floração, no início da frutificação e antes da preparação para o inverno). Se o tempo estiver muito seco, a quantidade de irrigação pode ser aumentada. Nesse caso, é importante observar a medida.
Após cada rega, o solo é solto em 10-12 cm e todas as ervas daninhas grandes são removidas. A cada 3-4 anos, a terra ao redor do tronco é desenterrada, trazendo minerais úteis.
A formação é realizada duas vezes em uma temporada. Vale lembrar que esse procedimento é realizado apenas no momento em que o fluxo da seiva da árvore é retardado, caso contrário, a seiva liberada da ferida atrairá as pragas.
Devido à poda de ramos secos ou não frutíferos, o rendimento e o peso dos frutos aumentam. A coroa é formada apenas nos primeiros 5 anos. Para a conveniência da colheita, a altura da árvore é mantida no nível de 2,5-3 m, os ramos do esqueleto são encurtados em 1/3 do comprimento e 2-3 camadas são criadas.
Na primavera, antes de as primeiras folhas florescerem, é realizado um trabalho preventivo para proteger a planta de esporos de fungos e larvas de pragas. Todo o trabalho é realizado de manhã ou à noite, quando o sol não está muito ativo. A solução é preparada com ureia e água. Se a árvore foi atacada por insetos, os inseticidas são escolhidos.
Antes do inverno, o tronco da árvore é inspecionado quanto a rachaduras. Se estiverem, devem ser cobertos com pasta, caso contrário os insetos farão o seu caminho para passar o inverno. Em seguida, o solo é derramado abundantemente com água morna. Isso ajudará o solo a congelar mais lentamente, criando uma almofada isolante que fornecerá proteção contra geadas severas.
O círculo do tronco é coberto com adubo de 10-15 cm de espessura.Para protegê-lo de roedores, o tronco é envolto em uma fina malha de metal.
As mudas novas devem ser cobertas com fibra de agrofibra para que não se forme geada nos ramos. Isso deve ser feito nos primeiros dois anos.