- Forma de fruta: em forma de coração
- Mantendo a qualidade: armazenado por até vários meses
- Tipo de crescimento: vigoroso
- Compromisso: para todos os tipos de processamento, para consumo fresco
- Produção: Alto
- Altura da árvore, m: 4-5
- coroa: esférico, exuberante, ramificado
- Folha: grande alongado
- Tamanho da fruta: ampla
- Peso do fruto, g: 9,6
A cereja doce é uma das frutas favoritas. Do final de maio a agosto, as ricas frutas vermelhas e amarelas nas prateleiras das lojas nos tentam constantemente. O talismã da cereja doce até hoje é considerado uma das melhores variedades para cultivo em escala industrial. Uma variedade de cultivo despretensiosa, que dá uma grande colheita todos os anos.
História de criação
O mascote foi criado por criadores ucranianos em 1956. As variedades Drogana Zheltaya e Valery Chkalov foram tomadas como base. As cerejas crescem até a 6ª zona de resistência à geada, com temperatura mínima de -23 graus.
Descrição da variedade
A árvore é vigorosa. Em média, a altura de uma cereja doce atinge 4-5 m, um máximo de 6 M. A planta desenvolve-se muito rapidamente com um bom crescimento anual de rebentos jovens. Portanto, sua coroa é esférica, ramificada e muito exuberante. Os galhos ficam fortes, de cor marrom claro. Folhas de uma rica cor verde, fortemente alongadas. As inflorescências são formadas nos brotos deste ano. As flores são grandes, tipo bouquet.
Os jardineiros observam as seguintes vantagens:
frutificação estável;
alto sabor;
imunidade persistente à maioria das doenças;
resistência à geada;
altas taxas de rendimento;
amadurecimento amigável.
Os criadores procuraram criar uma variedade capaz de crescer em várias condições climáticas, dando rendimentos estáveis com manutenção mínima. Portanto, os jardineiros praticamente não notam nenhuma deficiência.
Características da fruta
O talismã é caracterizado por frutos muito grandes em forma de coração. O peso de uma baga pode chegar a 9,6 g. Se não houver muitos frutos na árvore e as condições agrotécnicas forem observadas, os exemplares podem chegar a 15 g. A cor das cerejas maduras é rica em marrom-avermelhado. A casca é brilhante e fina, mas bem separada da polpa. O osso está bem separado. Os frutos colhidos podem ser armazenados por bastante tempo, cerca de vários meses.
Qualidades de sabor
A cereja doce Talisman tem um sabor adocicado com uma agradável acidez no retrogosto. Com veias finas, a polpa é muito suculenta, açucarada, derretendo na boca. Em uma escala de degustação de cinco pontos, o Talismã é avaliado em 4,9 pontos. A fruta contém uma grande quantidade de açúcar - 15,5%, ácido da fruta 5,52%, frações secas - 23,6%. Basicamente, as cerejas doces são consumidas frescas, também fazem deliciosas e aromáticas geléias para assar, compotas e muito mais.
Amadurecimento e frutificação
Uma variedade de maturação média. Os frutos começam a amadurecer no final de junho. A árvore começa a dar frutos no 4º ano de plantio.
Produção
A cultura é de alto rendimento.Até 71 kg de frutas podem ser colhidos de uma árvore. A transportabilidade é boa, a safra colhida não perde a apresentação e o sabor por muito tempo.
Autofertilidade e necessidade de polinizadores
A variedade é autofértil. Portanto, um companheiro polinizador deve ser plantado próximo à árvore para a colheita. As melhores vistas para isso são Valery Chkalov, Aprilka, Skorospelka.
Crescendo e cuidando
Cultivar um talismã de cereja doce em seu site não será difícil. O principal é plantar a planta corretamente. Para isso, escolhem o local mais ensolarado, já que a cultura precisa do sol para obter frutos grandes e doces. A variedade não é particularmente exigente quanto à composição do solo, mas é confortável em solos neutros e ligeiramente alcalinos. O solo argiloso é enriquecido com areia e turfa.
Para aumentar a fertilidade do solo, todos os anos, a partir dos 3-4 anos de plantio, ele deve ser enriquecido com composto ou húmus, além de nitrogênio, fósforo e potássio, elementos necessários para o bom desenvolvimento da cultura.
Deve-se levar em consideração que a água subterrânea não passa próximo ao local onde a árvore crescerá. A umidade excessiva nas raízes geralmente leva ao desenvolvimento de várias infecções. O plantio é preferível na primavera, período em que a planta terá tempo para criar raízes e suportar as geadas com sucesso.
Antes de plantar uma árvore no local, ela deve ser preparada. O local é escavado com cuidado, são retiradas as ervas daninhas e raízes, são aplicados fertilizantes minerais e orgânicos. Antes do plantio, a muda é embebida em uma solução que estimula o enraizamento por um dia. Um buraco é cavado previamente com uma profundidade de 40-50 cm e uma largura de 60-70 cm. A variedade polinizadora é plantada a uma distância de pelo menos 4-5 m do Talismã.
A muda é colocada cuidadosamente no buraco, endireitando cuidadosamente as raízes. O buraco é coberto com mistura de terra, calcada e regada em abundância. O ponto de junção da copa e do porta-enxerto deve estar 5 cm acima do solo. Se o local for fortemente soprado pelo vento, você precisará instalar uma estaca e amarrar uma muda a ela para que não quebre.
No primeiro mês, a muda é regada 2 vezes por semana para um enraizamento bem-sucedido. Para menos perda de umidade do solo, uma camada de palha ou cobertura morta de grama é colocada ao redor do tronco.
O cuidado da lavoura consiste na irrigação regular, cobertura e poda constante do espessamento da copa.