- Forma de fruta: em forma de coração
- Autores: Bielo-Rússia
- Apareceu ao cruzar: Norte x Vitória
- Tipo de crescimento: vigoroso
- Compromisso: para todos os tipos de processamento, para consumo fresco
- Produção: Boa
- coroa: ampla piramidal
- Folha: tons grandes e diferentes
- Tamanho da fruta: médio
- Peso do fruto, g: 5,3
Populares entre os jardineiros não são apenas as variedades russas de cerejas, mas também as estrangeiras. Cherry Syubarovskaya pertence exatamente a isso. É apreciado pelo seu alto rendimento, excelente sabor da fruta, bem como pelo seu uso universal.
História de criação
A cultura foi criada na Bielo-Rússia. E. Syubarova foi um dos autores da seleção. Foi em sua homenagem que a variedade foi nomeada. O par parental eram variedades Severnaya e Pobeda. Em 2005, a cultura foi incluída no registro estadual da República da Bielo-Rússia.
Descrição da variedade
A árvore é muito vigorosa. O tronco de uma árvore adulta atinge uma altura de 4-5 m, e os rebentos são castanhos, bastante lisos. A coroa é formada amplamente piramidal. Os ramos do tronco estendem-se retos, não curvos.
Nos ramos há muitas folhas, são grandes e têm diferentes tonalidades: as folhas novas são geralmente verdes claras e as mais velhas tornam-se verdes escuras. As placas das folhas são alongadas e pontiagudas, de formato ovóide. Existem pequenos entalhes ao longo das bordas.
Os botões desabrocham tarde, no final de março. A inflorescência assemelha-se à forma de um guarda-chuva e consiste em 2-3 flores. Os botões são brancos.
A variedade tem um rendimento estável (anual) com altas taxas. Vantagens: a cultura tem longa vida útil, maturidade precoce e imunidade a doenças. Das deficiências, as mais comuns são a autoinfertilidade das cerejas e a exatidão do local de plantio.
Características da fruta
Os frutos são médios, redondos ou em forma de coração. A massa de uma drupa é de 5 a 7 g, o diâmetro médio é de 4-5 cm. As cerejas são de cor vermelha escura. Frutas totalmente maduras podem ser da cor marrom.
A pele é macia e macia, com uma leve flor de cera. A polpa é vermelha escura, densidade média, carnuda e suculenta. Há um pequeno osso dentro. Separá-lo da polpa não é difícil.
Por designação, a variedade é universal. Portanto, as cerejas são consumidas in natura, e a partir delas são preparados sucos, compotas, geléias e conservas. Devido à densidade da casca, os frutos toleram bem o congelamento, após o qual as cerejas não perdem a elasticidade. A cultura também tolera bem o transporte de longa distância.
Qualidades de sabor
Cherry Syubarovskaya tem uma pontuação de degustação alta - 4,8 pontos. A fruta tem um sabor agradável e doce, praticamente desprovido de acidez. Se os frutos estiverem azedos, então, provavelmente, a cultura simplesmente não está madura.
Amadurecimento e frutificação
A primeira frutificação ocorre 4 anos após o plantio. O período de maturação é precoce, e já no início de junho as primeiras cerejas começam a definir. O período de frutificação é prolongado, cai no final de junho - início de julho. A colheita ocorre em várias etapas, pois os frutos amadurecem em épocas diferentes.
Produção
A variedade Syubarovskaya tem um bom rendimento. Até 18-20 kg de fruta podem ser removidos de uma árvore adulta. O rendimento máximo em escala industrial chega a 25-30 toneladas por hectare.
As árvores jovens dão de 3 a 5 kg de frutos no primeiro ano. Muito depende do atendimento e do local de pouso.
Autofertilidade e necessidade de polinizadores
Conforme observado anteriormente, a cultura é autofértil e requer variedades de polinização. Para uma boa polinização, é necessário plantar outras variedades de cerejas a uma distância de pelo menos 3-4 m. Recomenda-se plantar pelo menos duas variedades de polinizadores para aumentar a eficiência da polinização.
Para cerejas Syubarovskaya, as seguintes variedades são candidatas ideais para a polinização:
- Povos;
- Gronkavaya;
- Norte;
- Muscat;
- Eu coloco.
Todas essas variedades têm o mesmo tempo de floração, portanto são ideais para esse processo.
Crescendo e cuidando
Encostas e pequenos morros são considerados os melhores locais para o plantio de mudas de cerejeira. A luz solar deve atingir a área selecionada tanto quanto possível. Uma pequena estrutura pode ser erguida nas proximidades, protegendo-a de ventos fortes.
Outro critério importante é que a área selecionada seja coberta de neve no inverno. Mas você não pode plantar uma árvore perto da casa, onde a neve pode cair do telhado na primavera. A crosta pesada só vai quebrar a árvore. Arbustos baixos e de crescimento ativo são adequados para as cerejas circundantes.
O solo deve ser rico em minerais e calcário. Nesse caso, a argila e a turfa devem ser minimizadas. A cova é preparada em 2 a 4 semanas. Isso é necessário para que a terra desmorone um pouco e seque. O algoritmo de plantio é simples, por isso não causará dificuldades mesmo para jardineiros novatos.
Primeiramente é feito um buraco com uma profundidade de 0,6-0,8 m (dependendo da idade da muda e do sistema radicular) e um diâmetro de 0,7 m. No fundo são despejados seixos que atuam como drenagem. As pedras estão cobertas de terra. O resto da terra está misturado com solo preto e húmus.
A muda afunda suavemente no fundo do buraco. As raízes são esticadas para evitar vincos e tudo é coberto com terra. O solo deve ser socado e uma estaca deve ser cravada ao lado da árvore e o tronco deve ser amarrado. Após o plantio, o solo é derramado abundantemente com 2-3 baldes de água.
O cuidado subsequente com a cultura desempenha um papel importante, pois o rendimento futuro e a saúde da cultura dependem diretamente dela. Syubarovskaya cereja doce é muito exigente para rega regular. A irrigação deve ser abundante e, na maioria das vezes, a água é misturada com fertilizantes. Uma árvore adulta requer 12 a 15 baldes.
Você pode afrouxar o solo após regar ou chover. Nesse momento, todas as ervas daninhas são removidas do local. O procedimento é realizado conforme necessário. A formação da coroa é realizada duas vezes por ano, na primavera e no outono.