- Poda: necessário
- Forma de fruta: em forma de coração
- Autores: Seleção bielorrussa
- Apareceu ao cruzar: X vermelho denso (Valery Chkalov + Ugolyok)
- Tipo de crescimento: tamanho médio
- Compromisso: universal
- Produção: Alto
- coroa: piramidal, elevado, densidade média
- Tamanho da fruta: ampla
- Peso do fruto, g: 6,8
A variedade Cereja da Rival, também conhecida como Cereja de pássaro, ganhou reconhecimento entre os jardineiros devido ao seu sabor, fertilidade e outros parâmetros. Com os devidos cuidados, a árvore consegue sobreviver com tranquilidade às geadas e resistir a doenças. Hoje em dia, a cereja doce tem muitas variedades e está difundida na maior parte da Rússia.
História de criação
A rival como variedade híbrida apareceu em 1983 na Bielo-Rússia, no Institute of Fruit Growing. Os criadores usaram variedades russas de cerejas Krasnaya Densenaya, Valery Chkalov (polinizador) e um ucraniano Ugolyok (polinizador). Em 2001, a variedade foi reconhecida como elite, e após 7 anos foi transferida para a rede de testes de variedades do Estado.
Descrição da variedade
A árvore é de tamanho médio, possui copa piramidal com número moderado de folhas. A variedade tem um propósito universal.
Características da fruta
O amarelo, com manchas rosadas e vermelhas, de acordo com o grau de maturação, atinge total ou parcialmente uma tonalidade vermelho claro brilhante. A casca e a polpa dos bagos são densas, peso médio: 6,8 g Formato dos próprios frutos: em forma de coração. Eles são grandes.
Qualidades de sabor
As frutas da rival são suculentas, doces, praticamente não azedas, com suco incolor. Pontuação de degustação de frutas - 4,8 pontos.
Amadurecimento e frutificação
O processo geralmente ocorre na segunda metade do verão. A frutificação propriamente dita começa aos 4 anos de idade. Período de amadurecimento: média.
Produção
A variedade é caracterizada por um alto nível de rendimento. Máximo: 32 t / ha.
Regiões em crescimento
Mais frequentemente encontrado na parte central da Rússia, na região de Moscou, no entanto, ele se aclimata bem na pista do meio e em outras regiões mais ao norte.
Autofertilidade e necessidade de polinizadores
A planta é autofértil. Dos polinizadores, os seguintes são adequados: Iput, Yantarnaya, Gostinets, Gronkavaya, Syubarovskaya.
Crescendo e cuidando
A variedade prefere áreas ensolaradas, com solo franco-arenoso e bem fertilizado. No momento do plantio das mudas, é feita uma depressão no solo com diâmetro de 0,5-0,6 metros. Húmus ou outros fertilizantes sem nitrogênio podem ser adicionados antes da instilação. Após o plantio da muda, o solo ao redor é calcado e regado abundantemente (1-2 baldes). Não será supérfluo usar um suporte.
Se você estiver plantando duas ou mais árvores, a distância entre elas deve ser de pelo menos 3 metros. Os primeiros meses devem soltar o solo - isso fornece acesso de oxigênio ao frágil sistema radicular. O cultivo de verão é recomendado para ser feito superficialmente.
É importante podar as árvores jovens corretamente, removendo galhos desnecessários e mais profundos.Eles também precisam de prevenção oportuna de doenças e ataques de pragas. Em outros aspectos, a variedade é bastante despretensiosa. O oponente absorve bem a uréia das soluções nutritivas. Para 600 g, são tomados 10 litros de água, a pulverização é feita à noite.
Resistência a doenças e pragas
As árvores são bem resistentes ao fungo coccomicose. No entanto, jovens e imaturos são propensos a verticilose. Até o aparecimento das folhas, a cultura é tratada com uma solução do fungicida Kuproksat. O Bordeaux 3% liquid é considerado um remédio universal no combate aos fungos. As folhas recém-formadas também são tratadas com soluções, assim como nos períodos antes e depois da floração, no final do verão e em outubro.
Para casos mais graves, usar significa: "Fundazol", "Policromo", "Policarbacina".
Requisitos de solo e condições climáticas
Jardineiros experientes podem julgar a adequação do solo em um momento ou outro pelo estado das folhas: elas podem amarelar ou cair. Os motivos mais comuns incluem falta de fertilizante ou oxigênio. No segundo caso, recomenda-se regar o solo com uma solução fraca de permanganato de potássio.