- Poda: Não
- Forma de fruta: arredondado
- Mantendo a qualidade: 6-7 dias, refrigerado - cerca de 3 semanas
- Pedúnculo: muito longo
- Autores: K. Lapins, D. Jefferson & D. Lane, Canadá
- Apareceu ao cruzar: Lambert Compact x Wang
- Tipo de crescimento: subdimensionado
- Compromisso: universal
- Produção: Alto
- Altura da árvore, m: 2,5
As árvores frutíferas colunares há muito são populares entre os agricultores, mas com o tempo, jardins privados, especialmente chalés de verão com tamanhos limitados, começaram a "se estabelecer". A cereja universal Sylvia pertence a uma dessas variedades. Seus frutos são altamente comercializáveis e transportáveis. Eles são usados para consumo in natura, para congelamento, cozimento de sucos, conservas, marmeladas e compotas. O fruto é usado em confeitaria.
História de criação
Os criadores da variedade são os criadores canadenses K. Lapins, D. Jefferson e D. Lane. Lambert Compact e Van foram usados como variedades parentais. A variedade se espalhou no Canadá, depois dominou todo o continente, após o que começou sua triunfante "marcha" pela Eurásia.
Descrição da variedade
Árvore fraca (até 2,5 m) com copa piramidal compacta com ausência completa de rebentos laterais e esqueléticos. Cereja doce em flor com flores rosadas de tamanho médio, cobrindo o tronco reto em massa contínua. Os ovários são formados em pequenos ramos de frutos, cujo comprimento máximo não excede 10 cm.
Vantagens da variedade:
compacidade;
maturidade precoce;
decoratividade;
frutífero grande;
despretensão;
resistência à geada e seca;
a capacidade das flores de resistir a ondas de frio noturnas de até -2ºC.
Desvantagens:
exatidão para o local de cultivo;
intolerância à umidade excessiva e seca prolongada.
A duração da colheita e do período de comercialização a torna líder na seleção de variedades para cultivo comercial.
Características da fruta
Bagas grandes (8,5 a 10 g) vermelho-escuras arredondadas são cobertas por uma casca brilhante e forte e estão presas a um caule longo e resistente. Prazo de validade em condições especiais de até três semanas, às vezes mais. A baga não tem tendência a rachar e mantém uma aparência atraente durante toda a vida útil. É por isso que é procurado nos pontos de venda.
Qualidades de sabor
A polpa vermelha escura, densa e suculenta, tem um sabor doce-doce, o aroma é quase imperceptível e há estrias quase imperceptíveis na polpa.
Amadurecimento e frutificação
Amadurecimento precoce das cerejas - a frutificação ocorre no segundo ou terceiro ano após o plantio. A floração da árvore ocorre em maio, datas mais precisas dependem das características climáticas do local de cultivo. A safra é colhida na segunda e terceira década de junho.
Produção
A variedade é de alto rendimento - em média, até 15 kg são colhidos de uma árvore. Os resultados do campeão são conhecidos quando até 50 kg são removidos da planta das árvores maduras.Se levarmos em conta a compactação da cultura e a possibilidade de um plantio compactado, até os números médios são impressionantes. Infelizmente, a capacidade de produzir rendimentos tão elevados encurta significativamente o tempo de vida de Sylvia. Sua duração média é de 15 anos.
Regiões em crescimento
A planta é adaptada para cultivo na Ucrânia, Bielo-Rússia e regiões do sul da Rússia. O cultivo na faixa do meio requer a organização de um abrigo para o inverno.
Autofertilidade e necessidade de polinizadores
Sylvia pertence a variedades autoférteis, mas a polinização cruzada aumenta qualitativamente os rendimentos. Para esses fins, você pode usar as variedades Cordia, Helena e Sam.
Crescendo e cuidando
As cerejas doces precisam de boa iluminação e proteção contra os ventos do norte, então o melhor lugar para o cultivo seria a exposição ao sul da encosta ou plantando no lado ensolarado sob a proteção de paredes e cercas. A variedade prefere solos bem drenados, não tolera a proximidade com lençóis freáticos ou pântanos em terras baixas. A proximidade da ocorrência de camadas de água subterrâneas não deve ser inferior a 2,5 m da superfície da Terra. Ao preparar covas de plantio, a distância entre as raízes deve ser de 1-1,5 metros. No cultivo industrial, uma distância entre linhas de 3 metros é mantida.
A beleza das variedades colunares é que o produtor fica livre da necessidade de poda anual.
Como material de plantio, deve-se optar por uma muda de dois anos com sistema radicular saudável bem desenvolvido e presença de botões vivos na parte apical. Se várias mudas forem compradas, o ideal é que todas tenham a mesma idade. Nas regiões do sul, o plantio é possível na primavera e no outono, nas regiões mais ao norte, o crescimento jovem imaturo é plantado na primavera. Isso permitirá que a planta cresça mais forte durante o verão, se adapte às novas condições agronômicas e construa um bom sistema radicular.
O tamanho ideal da cova de plantio é de 60x60x70 cm. Uma camada de drenagem obrigatória de brita, seixo, brita, tijolo quebrado é colocada no fundo e um suporte é instalado. A terra escavada é enriquecida com matéria orgânica, superfosfato, fertilizantes minerais especializados complexos e cinzas de madeira. Uma vez que a planta não se desenvolve bem em solos ácidos, a farinha de dolomita é adicionada se for observada alta acidez. Parte do solo preparado é despejado no buraco, a muda é baixada no topo, as raízes são cuidadosamente esticadas e cobertas com o restante da terra, compactando e derramando bem o círculo próximo ao tronco. No dia seguinte, o solo umedecido deve ser afrouxado ou coberto com uma camada de palha de turfa.
O cuidado adicional consiste na remoção tradicional de ervas daninhas, rega e alimentação. As plantas jovens no primeiro ano são regadas semanalmente se o tempo estiver seco. Durante a estação das chuvas, haverá precipitação natural suficiente. Uma planta adulta é irrigada com muito menos frequência, cerca de uma vez por mês, mas depende muito das características climáticas. Às vezes, a intensidade da rega é aumentada.
A remoção de ervas daninhas ajuda a manter a cultura fora da competição por nutrientes. Eles começam a alimentar as cerejas a partir do segundo - terceiro ano, se a cova de plantio estiver devidamente preenchida. Na primavera, a planta pode precisar de fertilização com nitrogênio. Durante a floração e a formação do ovário, Sylvia precisa de preparações de fósforo e potássio. No outono, os troncos são cobertos com uma espessa camada de húmus ou composto envelhecido.
Resistência a doenças e pragas
A forte imunidade proporcionou à variedade proteção natural contra doenças virais, fúngicas e pragas. Como medida adicional para manter a saúde da planta, recomenda-se caiar a parte inferior dos troncos.
Requisitos de solo e condições climáticas
Sylvia é caracterizada por alta resistência à seca e geadas.