- Poda: anual, no início da primavera, antes do inchaço dos botões
- Forma de fruta: sincero
- Mantendo a qualidade: não muito bom (cerca de 2 semanas)
- Autores: Seleção bielorrussa
- Tipo de crescimento: tamanho médio
- Compromisso: universal
- Produção: Alto
- Altura da árvore, m: 3
- coroa: piramidal reverso, elevado, densidade média
- Folha: verde escuro
Graças às conquistas de melhoramento, as cerejas podem ser cultivadas mesmo em regiões com climas desfavoráveis - o principal é escolher a variedade certa. A seleção da cereja do norte da Bielorrússia é ideal para o plantio em diferentes zonas climáticas.
História de criação
A cereja Severnaya é uma variedade popular da Bielo-Rússia que apareceu no RUE "Instituto de Produção de Frutas" da República da Bielo-Rússia em 1998. O autor da variedade é o famoso criador E.P. Syubarova. Recomendado para o cultivo de cerejas doces na zona média da Federação Russa, bem como em outras zonas climáticas, incluindo as regiões do norte.
Descrição da variedade
A cereja doce bielorrussa é uma árvore de tamanho médio com uma copa piramidal reversa elevada, que é moderadamente espessada com folhagem verde escura. A árvore tem boa ramificação; é especialmente abundante com ramos jovens localizados em ramos semi-esqueléticos ou no condutor central. A altura média de uma árvore é de 3-3,5 metros.
A árvore floresce em médio prazo - a segunda quinzena de maio. Nesta altura, a copa compacta e cuidada encontra-se recoberta de flores brancas como a neve de tamanho médio, que se atraem com um aroma persistente e doce.
Características da fruta
O norte é uma cereja de pequenos frutos, cujos bagos ganham peso até 4 gramas. A forma das bagas é incomum - de coração duro com uma capa lisa e brilhante. No estágio de maturação absoluta, a cereja adquire uma bela cor - uma base amarelo claro, diluída com um blush rosa cobrindo metade da fruta. A casca da cereja doce é de densidade média, com numerosos pontos subcutâneos pronunciados de tom claro. A sutura abdominal é pequena, por isso é quase invisível.
A separação do caule dos bagos é semi-seca, pelo que a qualidade de conservação é média - até 2 semanas, se a drupa tiver cauda. O transporte dos bagos é bem tolerado, mas não em longas distâncias.
O uso de cerejas doces é amplo - cozimento (recheio para tortas), processamento em conservas e geleias, enlatamento inteiro, congelamento, consumo fresco.
Qualidades de sabor
A seleção de cereja da Bielorrússia tem um sabor excelente. A polpa rosa-clara tem consistência carnuda, medianamente densa e suculenta. A fruta tem um sabor harmonioso - doce e azedo, perfeitamente complementado por um aroma de sobremesa. Suco rico e aromático rosa claro. A pele é macia, sem amargor. A pedra é facilmente separada do feto. A polpa da cereja contém mais de 12% de açúcares e menos de 1% de ácidos.
Amadurecimento e frutificação
A variedade pertence à classe média. A primeira colheita pode ser observada no 4º ano após o plantio. As bagas são temperadas juntas. A frutificação é estável - anual. O período de maturação ativo começa em meados de julho. Não é recomendável expor demais os frutos maduros na árvore, pois atraem muito os pássaros.
Produção
O alto rendimento é uma das vantagens desta variedade. Durante a temporada, uma média de 70 kg de cerejas podem ser colhidas de uma árvore adulta. O rendimento máximo foi registrado em cerca de 28 toneladas por hectare.
Regiões em crescimento
A geografia de cultivo da variedade se expandiu significativamente na última década. A cereja Severnaya é plantada nas regiões de Moscou e Bryansk, bem como na maior parte do país. Além disso, a árvore é popular na faixa sul da Bielo-Rússia, nas regiões montanhosas e ao norte da Escandinávia.
Autofertilidade e necessidade de polinizadores
A cereja doce é autofértil, portanto, é recomendável plantar variedades polinizadoras imediatamente. As seguintes variedades de cerejas doces são consideradas produtivas: Syubarovskaya, Narodnaya, Krasavitsa, Muscat, Pobeda e Zolotaya Loshitskaya.
Crescendo e cuidando
O plantio de mudas é melhor feito no início da primavera - antes do início da estação de crescimento. O ótimo material de plantio será uma muda anual com rizoma desenvolvido e árvore com altura de até 100 cm, sendo o plantio realizado no esquema de 5x3 metros. O local não deve ser em terras baixas, livre de ervas daninhas, bem iluminado pelo sol e protegido do vento norte.
A tecnologia agrícola intensiva consiste em procedimentos padrão - rega regular, fertilização três vezes por temporada, poda sanitária dos ramos na primavera (abril), sancas, afofamento e capina do solo, prevenção de doenças, cobertura morta e preparação para o inverno. Uma medida importante é a proteção contra pássaros - pendurar CDs ou cobrir com uma rede macia de malha fina.
Resistência a doenças e pragas
A cereja do Norte tem uma imunidade elevada. A árvore resiste perfeitamente a fungos e mofo. Não sofre coccomicose e moniliose.
Requisitos de solo e condições climáticas
As cerejas da seleção bielorrussa são termofílicas, elas amam o ar e o sol. Também é importante notar a alta resistência ao gelo (queda de temperatura para –30 ... 34 graus) e tolerância à sombra. Uma árvore pode resistir à seca por um curto período de tempo.
É confortável cultivar cerejas em solos soltos, férteis, úmidos e respiráveis com uma acidez neutra. A passagem das águas subterrâneas deve ser profunda.