- Forma de fruta: cordado arredondado com ápice arredondado
- Autores: TELEVISÃO. Morozov (Instituto Russo de Pesquisa de Horticultura em homenagem a I.V. Michurin)
- Tipo de crescimento: tamanho médio
- Compromisso: para consumo fresco
- coroa: ampla piramidal, densidade média
- Escapes: médio, reto, nu, amarelo oliva
- Folha: abaixo do tamanho médio, oval estreito, serrilhado duplamente farpado
- Tamanho da fruta: médio
- Peso do fruto, g: 4,7
- Cor de fruta: amarelo dourado
A cereja amarela é uma fruta gourmet. Essas cerejas têm frutos doces e refinados, mas a planta é bastante exigente em condições de cultivo. Uma das variedades resistentes é a cereja Rondo.
História de criação
A cereja doce foi criada no All-Russian Research Institute of Horticulture. I. V. Michurin. O instituto foi fundado em 1931, desde então já cultivou cerca de 100 variedades de frutas - 4 delas são cerejas. Todos eles estão bem adaptados às condições da Rússia. A cereja doce é uma planta muito caprichosa para a Federação Russa, fui I. V. Michurin quem foi o primeiro a criar variedades de cerejas doces resistentes ao inverno. Os primeiros resultados não foram populares entre os jardineiros comuns, mas se tornaram o material para mais testes e pesquisas. Cherry Rondo é muito semelhante a seu pai - amarelo de Leningrado, só que tem frutas mais doces e maiores.
Descrição da variedade
Árvore de altura média, até 4-5 metros, alto vigor. A coroa é piramidal, bastante espalhada e larga, de densidade média. A casca é castanha, os ramos são cobertos por folhas alongadas de tamanho médio. Frutificação em ramos de bouquet e crescimentos anuais. As flores são brancas, grandes, rosadas, com pétalas arredondadas, desabrocham cedo, no meio da primavera.
Características da fruta
Os bagos são de tamanho médio, 4,7 gramas cada, em forma de coração redondo, com uma invulgar cor amarelo dourado. Às vezes, há um leve rubor. A costura está presente, mas é quase invisível. A polpa é amarelo claro, muito macia, suculenta, macia. O osso é pequeno. A pele é fina e delicada. Os frutos são saborosos, mas não toleram bem o transporte.
Qualidades de sabor
As cerejas Rondo são doces, aromáticas, muito boas e frescas. A cereja amarela é considerada uma baga da dieta, é a líder entre as bagas em termos de teor de iodo, é útil para doenças da glândula tireóide, trato gastrointestinal, rins, trato urinário, remove colesterol, promove perda de peso, ajuda a manter a juventude e a beleza .
Mas se desejar, você pode enviar a colheita para a colheita. O suco acabou sendo amarelo claro, exótico. Vinhos, licores, licores, purê de batata, geléias, confitures e conservas também são preparados a partir de cerejas amarelas.
Amadurecimento e frutificação
Variedade de maturação precoce. As frutas começam a decolar no dia 20 de junho. Maturidade precoce - 4-5 anos após o plantio.
Produção
O rendimento é excelente - uma média de 80-100 centners / ha, removidos anualmente.
Regiões em crescimento
A cereja doce como cultura em termos de robustez de inverno está em 5º lugar, depois da maçã, pêra, cereja e ameixa. Está à frente apenas de damascos e pêssegos. Portanto, é difícil cultivá-lo mesmo na região de Moscou, sem falar no noroeste da Rússia, na Sibéria, nos Urais e no Extremo Oriente. No entanto, o amarelo de Leningrado e todas as variedades a que deu origem (isto é, Rondo, Pink Pearl, Michurinskaya late, Chermashnaya, Fatezh) podem ser usados como material para reprodução posterior em termos de resistência de inverno.Estas são, de fato, variedades resistentes. Eles têm uma robustez de inverno relativamente alta. Se você deseja cultivar cerejas em áreas frias, deve prestar atenção ao Rondo e semelhantes.
Autofertilidade e necessidade de polinizadores
A variedade é autofértil, não frutificando em monoplantas. Portanto, outras variedades são definitivamente necessárias nas proximidades, por exemplo, Michurinka, pérolas rosa, bem como quaisquer outras com o mesmo período de floração.
Crescendo e cuidando
A planta é plantada apenas em lugares altos e bem iluminados, protegidos das correntes de ar frio do norte. Áreas baixas, lugares onde águas estagnadas na nascente são possíveis, com "correntes de ar" que aumentam o efeito das massas de ar frio são categoricamente inadequadas. O solo deve ser nutritivo, as cerejas crescem rapidamente e acumulam nutrientes ativamente nas frutas. Antes de plantar uma árvore, a cova de plantio é bem preenchida com húmus, potássio e fertilizantes de fósforo. Se o solo for muito pobre no local, faz-se um buraco largo - até 1 metro para fertilizar bem o solo.
As cerejas doces precisam de modelagem e poda habilidosas, e a Rondo não é exceção. A poda inicia-se a partir do 3º ano, todos os ramos são cortados em ¼, incluindo o tronco.
Durante a estação de crescimento, especialmente as cerejas frutíferas, é necessária uma boa alimentação - 1-2 vezes por estação. A primeira alimentação é em abril. Eles cavam depressões ao longo do perímetro da copa, cobrem-nas com uma mistura de solo e uréia (na proporção de 1 copo de uréia por árvore), borrifam-nas com solo. Em junho, durante o período de amadurecimento dos frutos, faz sentido alimentar a planta com superfosfato e qualquer fertilizante potássico. No outono, é aconselhável cavar o solo superficialmente com húmus ou fazer sulcos onde fertilizante de potássio-fósforo seja colocado.
A variedade é muito resistente ao inverno. Mas, para o inverno, é necessário abrigo. As plantas jovens são cobertas por uma moldura; então, cal, palha e cobertura de neve são suficientes. As quedas de temperatura na primavera, assim como as queimaduras de sol, são um desafio crítico. Como muitas culturas não resistentes, as cerejas têm uma casca sensível. É capaz de reagir até mesmo ao contraste de temperaturas do lado iluminado do cano e do lado sombreado. As quedas de temperatura durante o dia também afetam. Os troncos começam a apodrecer. A caiação completa de troncos e até de galhos grandes é muito útil. Você pode envolver os barris com tecido não tecido branco.
A cereja Rondo é muito tolerante à seca. Mas para boas colheitas em um verão seco, é melhor dar rega profunda à árvore, principalmente em maio, quando a árvore está crescendo intensamente, em junho para o crescimento dos frutos e antes do inverno, quando a cereja se prepara para o inverno. No verão seco, rega-se uma vez por semana, molhando o solo até 40 cm. No verão normal, rega-se uma vez por mês ou conforme o caso, as cerejeiras não gostam do excesso de umidade.
A variedade Rondo é altamente resistente à coccomicose. Em geral, as cerejas doces têm menos probabilidade de adoecer do que as cerejas e as ameixas, mas em climas frios, durante os verões úmidos, elas são afetadas por moniliose e outras doenças fúngicas. A variedade Rondo é ainda mais resistente do que a cereja média, no entanto, não a impedirá de borrifar o líquido bordalês antes da dissolução das folhas, se o verão for frio e chuvoso. A profilaxia da doença, usual para as frutas, é realizada: todos os galhos, folhas e frutos danificados são removidos e as folhas caídas são raspadas no outono.
Cerejas varietais são usadas como estoque, por exemplo, Vladimirskaya. Os porta-enxertos clonais são bons, pois vão garantir a baixa estatura da árvore e a comodidade da colheita.
Visão geral da revisão
A cereja doce ainda é um convidado raro nos jardins russos. Existem muito poucos comentários sobre a variedade Rondo. Suas vantagens: robustez invernal, vitalidade, despretensão, maturidade precoce, sabor. As flores desta cereja são muito resistentes ao frio. Uma desvantagem perceptível é a baixa capacidade de transporte. Essas bagas devem ser consumidas imediatamente ou enviadas para processamento. Em um jardim comum, uma árvore desta variedade é suficiente, é mais do que suficiente para as necessidades de uma família. A variedade Rondo vale a pena considerar para aqueles que desejam encontrar uma versão melhorada do amarelo de Leningradskaya com bagas de sobremesa maiores.