- Forma de fruta: arredondado em forma de coração
- Autores: O.S. Zhukov, G.G. Nikiforov (I.V. Michurin VIIIGiSPR)
- Ano de aprovação: 2010
- Tipo de crescimento: tamanho médio
- Compromisso: universal
- Produção: Alto
- coroa: piramidal
- Escapes: espessura média, reta, marrom-avermelhada
- Folha: tamanho médio, borda finamente serrilhada, verde
- Tamanho da fruta: ampla
A variedade Rodina de cereja foi aprovada para uso em 2010. O objetivo dessas cerejas é universal. A variedade se destaca pelo alto rendimento, resistência a doenças e pragas.
Descrição da variedade
Rodina de cereja doce é uma camada média. Sua coroa é piramidal. Brotos em plantas de espessura média, retos, de cor vermelho-acastanhada.
Pratos de folha de tamanho médio. Sua cor é verde. As flores são brancas, bastante grandes. O pecíolo é curto. A pátria é uma variedade autofértil, portanto, precisará de polinizadores. Os botões jovens crescem em árvores. Sua forma é ovóide.
Características da fruta
Os frutos maduros são bastante grandes. Seu peso médio é de 4,5-5 gramas. Sua forma é arredondada, em forma de coração. A cor é bordô escuro, mais próximo do preto. Um leve brilho brilhante pode ser visto na superfície.
A pele dos frutos maduros é densa. A carne é cartilaginosa, sua cor é vermelho claro. Suco escuro. A semente das bagas é grande. Os frutos são altamente transportáveis. Além disso, os bagos apresentam boa qualidade de conservação após a colheita.
Qualidades de sabor
As cerejas maduras desta variedade têm um sabor agridoce. A pontuação da degustação foi de 4,5 pontos. O propósito das bagas é universal. Eles podem ser consumidos crus. Também são adequados para fazer compotas, sumos, conservas e outros pratos doces.
Amadurecimento e frutificação
A cereja doce Rodina começa a frutificar 4-5 anos após o plantio em local permanente. As datas de amadurecimento são precoces.
Produção
A variedade Rodina apresenta alto rendimento. A partir de 1 hectare de plantio será possível colher em média 107,6 centésimos de frutos. O rendimento desta espécie é estável.
Crescendo e cuidando
A região mais adequada para o cultivo dessa cultura é considerada a Terra Negra Central. Este tipo de cereja doce necessita de solos bem ionizados com oxigênio, então o afrouxamento deve ser realizado antes do plantio. E também regularmente você precisará repetir este procedimento durante o crescimento das árvores. Quando plantada em solos pesados, a cultura não receberá nutrientes suficientes.
A pátria não tolera bem o alagamento, portanto, as mudas jovens não devem ser plantadas em locais por onde passam as águas subterrâneas. Esta cereja prefere solos férteis leves ou franco-arenosos. De antemão, você precisa adicionar alguns fertilizantes orgânicos lá.
Lembre-se de que as mudas precisarão ser plantadas adjacentes a outras variedades de cereja para que ocorra a polinização cruzada. Caso contrário, as árvores não darão frutos.
A cereja doce Rodina é considerada despretensiosa quanto ao conteúdo de água no solo (4-5 regas por temporada serão suficientes). Mas lembre-se de que a umidade excessiva pode levar à morte da vegetação.
Apesar de a variedade ser resistente à geada, as árvores precisarão ser cobertas antes do início da geada.Como muitas outras variedades, esta cereja precisará de poda e cobertura periódica.
Resistência a doenças e pragas
Rodina cereja doce tem boa resistência à coccomicose, que afeta os brotos e as lâminas das folhas. Mas, ao mesmo tempo, ela freqüentemente sofre de manchas perfuradas, moniliose.
Árvores doentes são tratadas com oxicloreto de cobre, líquido Bordeaux e sulfato de cobre. E também a preparação química "Horus" é adequada.
Cereja doce Rodina às vezes sofre com a invasão de várias pragas, incluindo pulgões, mosca-cereja, mariposas e vermes da folha. Esses parasitas se alimentam ativamente de sucos vegetais. E também são portadores de uma variedade de doenças.
Para destruir esses insetos nocivos, você pode usar drogas como Actellik, Nitrafen, Confidor. Se a lesão for insignificante, pode-se processar as cerejas com remédios populares (tinturas com pó de tabaco, com cinza de madeira).
Visão geral da revisão
Muitos jardineiros falaram positivamente sobre a cereja dessa variedade. Separadamente, dizia-se que os frutos maduros têm bom gosto. Eles são todos bastante densos. Todos os anos, será possível obter uma safra estável de alto grau.
Os jardineiros notaram que essa variedade tolera facilmente as temperaturas extremas. No inverno, eles não congelam. Segundo os jardineiros, essa espécie pode ser perfeita não só para o consumo em sua forma bruta, mas também para preparar diversos preparos para o inverno.