- Forma de fruta: arredondado
- Autores: M. V. Kanshina, Instituto de Pesquisa Russo de Tremoço
- Ano de aprovação: 2001
- Tipo de crescimento: tamanho médio
- Compromisso: universal
- Produção: Alto
- Altura da árvore, m: 3
- coroa: densidade média, piramidal
- Escapes: grosso, reto, amarelo oliva
- Folha: grande, elíptico, verde, liso, fosco
A cereja doce é uma fruta que cresce em quase todos os jardins. Uma das mais populares e despretensiosas no atendimento é a variedade Rechitsa com um período de maturação médio, que é fácil de cultivar, conhecendo as regras básicas.
História de criação
A cereja doce Rechitsa foi criada no All-Russian Research Institute of Lupin em 1993. O autor da variedade é o famoso criador russo M.V. Kanshina. Ao criar esta variedade de frutas e frutas com caroço por polinização livre, a variedade cereja doce Bryanskaya pink foi usada. As informações sobre a variedade obtida foram inseridas no Registro do Estado da Federação Russa em 2001. Recomendado para o cultivo de cerejas doces na Região Central.
Descrição da variedade
Rechitsa é uma árvore de tamanho médio, dotada de uma copa piramidal com um espessamento moderado de folhagem verde brilhante, rebentos retos e espessos de cor amarelo-azeitona e um sistema radicular desenvolvido. Os botões são ovóides e ovais de tamanho médio, fortemente desviados dos rebentos. Em condições favoráveis, a cereja doce de crescimento rápido atinge uma altura de 3 metros.
A árvore floresce em médio prazo - em meados de maio. Nesta altura, a copa fica muito bonita, coberta de flores brancas como a neve com manchas amarelas, recolhidas 2-3 peças por inflorescência. Os ovários são formados nos ramos do bouquet.
Características da fruta
Esta variedade é uma classe de frutos grandes. O peso médio da baga varia de 4,9-5,8 gramas. As cerejas têm uma forma arredondada regular com uma superfície lisa e brilhante. É característico que as cerejas cresçam unidimensionais, o que as torna atraentes e comerciáveis. A casca da fruta é fina, não dura, mas firme. As cerejas maduras são cerejas escuras, quase pretas, sem salpicos. Os bagos crescem em cachos, o que facilita a colheita.
O fruto sai bem do caule alongado, sem polpa, por isso a cereja tolera facilmente o transporte e pode ser armazenada por algum tempo em local fresco sem perder o sabor. A cereja tem um propósito universal - é consumida fresca, processada, as compotas são fervidas, congeladas e utilizadas na culinária.
Qualidades de sabor
Rechitsa caracteriza-se pelo excelente gosto, que sem dúvida cativa muitas donas de casa. A polpa vermelho-escura de densidade moderada tem consistência delicada, carnuda e muito suculenta, complementada por um aroma agradável. O sabor é dominado por uma doçura rica sem enjoativo. O suco de cereja escura tem uma estrutura rica e espessa. O caroço é de tamanho médio e separa-se facilmente da polpa da cereja. A polpa contém 13% de açúcares e menos de 1% de ácidos.
Amadurecimento e frutificação
A cereja doce de fruta escura é dotada de períodos de maturação médios. A árvore começa a dar frutos no 5º ano após o plantio. A frutificação da variedade é anual. As cerejas se temperam juntas, enquanto podem ficar penduradas na árvore por 7 a 10 dias sem se desintegrar, sem assar ao sol, mas não é recomendável expor demais as frutas, pois atraem pássaros. A fase de frutificação ativa ocorre na segunda quinzena de julho - 15-20 dias.
Produção
Variedade de alto rendimento. Prestando os devidos cuidados à árvore, pode-se contar com 30 kg de frutos maduros por safra. Fazendo uma safra em escala industrial, você pode contar com rendimentos entre 82 e 146 centners / ha no máximo.
Autofertilidade e a necessidade de polinizadores
A cereja doce é autofértil, por isso é necessário plantar árvores doadoras com tempos de floração semelhantes. As árvores polinizadoras mais produtivas são: Iput, Odritsa e Ovstuzhenka. A distância entre as árvores deve ser de 3-4 metros. Além disso, é recomendável plantar ervas melíferas perto das cerejas que atraem insetos.
Crescendo e cuidando
Recomenda-se plantar mudas na primavera - 3-4 dias após o degelo do solo. A muda deve estar dormente. O melhor material de plantio é considerado como uma muda de um ou dois anos de idade, com sistema radicular saudável e altura de pelo menos 1 metro. É melhor plantar cerejas ao lado de cerejas, madressilvas e ameixas.
O local é escolhido brilhante, iluminado pelo sol e protegido dos ventos do norte. O ideal é que a árvore seja plantada em uma pequena colina, para evitar o encharcamento e o excesso de umidade no solo.
A agrotécnica de cerejas doces Rechitsa consiste em uma série de atividades - irrigação regular, capina, soltura do solo, aplicação de fertilizantes três vezes por temporada, formação de copa, poda de galhos secos e danificados, cobertura morta com húmus ou composto, prevenção de doenças e preparação para o inverno . Em regiões com invernos frios, recomenda-se uma sacaria ou cobertura de agrofibra.
Resistência a doenças e pragas
Uma boa imunidade torna a árvore resistente a muitos fungos e doenças comuns da cereja doce, em particular, à coccomicose. Durante os períodos de frio e alta umidade, as cerejas podem sofrer escurecimento da folhagem e formação de úlceras podres nos frutos. Entre os insetos que atacam as cerejas, os mais irritantes são os pulgões e os gorgulhos.
Requisitos de solo e condições climáticas
A cereja doce Rechitsa é resistente ao inverno, tolera bem o calor prolongado, mas reage negativamente à seca, portanto a irrigação é um componente importante da agricultura.
É confortável para uma cerejeira crescer em solos argilosos, chernozem e arenosos que respiram, permitem a passagem da umidade e têm uma estrutura solta. É importante que o lençol freático seja profundo, uma vez que a umidade estagnada pode levar à deterioração do sistema radicular da árvore. Vale lembrar também que a variedade não tolera solos ácidos, por isso o solo deve ser com acidez baixa ou neutra. A farinha de dolomita ajuda a diminuir a acidez do solo.