- Forma de fruta: oval
- Folhagem: Boa
- Pedúnculo: longo, fino
- Autores: M.V. Kanshina (Instituto de Pesquisa Russo de Tremoço)
- Apareceu ao cruzar: Leningrado Preto x Kommunarka
- Ano de aprovação: 2001
- Tipo de crescimento: tamanho médio
- Compromisso: universal
- Produção: Alto
- Altura da árvore, m: 4
Mover as cerejas para o norte é uma aventura. Há muito que surgiram descendentes de variedades pioneiras, ainda mais persistentes, produtivos e saborosos. Um deles é a cereja Raditsa.
História de criação
O criador da variedade - M. V. Kanshina, autor de 14 variedades de cereja doce, que trabalhou na cidade de Bryansk. Os ancestrais da variedade são Leningradskaya Black e Kommunarka. Ambos são saborosos e resistentes ao inverno. A variedade Raditsa foi incluída no Registro Estadual de Variedades em 2001.
Descrição da variedade
Árvore de altura média, até 4 m, ativa, com copa larga, arredondada e não muito densa. Os rebentos são longos, caídos para baixo, com casca castanha clara. A folhagem é de tamanho médio, ligeiramente alongada, de cor verde, bastante abundante.
As flores são de um branco puro, planas, não muito grandes, mas não muito pequenas, coletadas em três, florescem no início de maio. Os caules são longos e finos. Os frutos são formados principalmente nos ramos do bouquet. A separação do pedúnculo é seca.
Características da fruta
As bagas são de tamanho médio - 4,6-5,7 gramas, de formato oval, com uma linda casca vermelha escura e brilhante. Os frutos maduros são quase pretos, de cor densa. A polpa é vermelha escura, bastante densa, suculenta. Os frutos toleram bem o transporte. Resistente a fissuras na estação das chuvas. O caroço tem 0,24 gramas, se separa bem da polpa.
Qualidades de sabor
O sabor é doce, harmonioso. A pontuação da degustação é bastante alta - 4,5 pontos, de acordo com algumas fontes - 4,7 pontos. A variedade é universal. Igualmente adequado para consumo fresco e colheita. Esta cereja é adicionada a sobremesas, mousses, bolos, saladas de frutas. É utilizado para preparar compotas, confitures, conservas, marmeladas, sumos, compotas, néctares, sortidos de frutos silvestres. O fruto é adequado para fazer vinhos e licores, para secar e secar. O suco dessa variedade possui uma rica cor rubi.
Amadurecimento e frutificação
A variedade pertence às primeiras variedades em termos de maturação. A colheita começa na segunda quinzena de junho. O retorno das bagas é amigável. Maturidade precoce - 4 ou 5 anos após o plantio.
Produção
O rendimento é bastante alto - até 60 kg / ha.
Regiões em crescimento
A variedade é resistente ao inverno, capaz de suportar quedas de temperatura até -29 ° C, podendo ser cultivada na faixa do meio.
Autofertilidade e necessidade de polinizadores
A variedade é autofértil. Para a formação da cultura, várias variedades de polinização são necessárias: Tyutchevka, Iput, Revna. Revna é uma variedade média tardia, Tyutchevka e Iput são variedades precoces. Todas as três variedades foram criadas por M.V. Kanshina.
Crescendo e cuidando
A cereja doce é uma planta ainda pouco adaptada às condições da Federação Russa. Todas as variedades crescem impecavelmente bem apenas no Cáucaso do Norte ou no Território de Krasnodar, onde as frutas são cultivadas por métodos industriais para venda. Em outras regiões, a planta precisará de tecnologia agrícola cuidadosa, mesmo que a variedade seja declarada resistente ao inverno.
A tecnologia agrícola começa com uma escolha competente do local. A cereja doce adora o calor e o sol, até mesmo o clima. Ela precisa tomar a área mais quente e iluminada, sem estagnação de umidade na primavera ou neve retardada. As áreas baixas, especialmente com água estagnada, não funcionarão. É importante também que o local esteja bem protegido dos ventos frios de norte, que na primavera podem aumentar o contraste do clima, mesmo que de fato não seja muito frio.
O solo para o plantio deve ser leve, perfeitamente permeável à umidade e ao ar, com acidez neutra e nutritiva. Uma planta jovem deve ter nutrientes suficientes para os próximos 2-3 anos. As cerejas são plantadas na primavera, durante o plantio de outono, eles não têm tempo para se preparar para o inverno. E as covas de plantio são colhidas apenas no outono.
Se o solo precisa de uma transformação forte, é melhor cavar imediatamente um buraco maior, de 1 metro de diâmetro. Uma camada de húmus é derramada no fundo, bem misturada com 1,5-2 xícaras de cinzas peneiradas e 2-3 colheres de sopa. eu. superfosfato, polvilhe com terra comum. Solo fértil é despejado na cova ao meio com húmus.
As árvores jovens são protegidas para o inverno usando uma camada espessa de cobertura morta feita de aparas ou agulhas frescas, ramos de abeto, estopa e materiais de cobertura não tecidos respiráveis. O principal perigo é o amortecimento da primavera, então você precisa se certificar de que a árvore não se molhe na água e não solte vapor sob o abrigo quando o sol começar a esquentar.
No futuro, a planta precisará de poda formativa, irrigação e alimentação.
A rega é necessária em abundância, mas conforme necessário. Se o verão for chuvoso, as cerejas não precisam ser regadas. Nos verões secos, as plantas jovens são regadas uma vez a cada 1 ou 2 semanas, os adultos - 3-4 vezes por temporada. Em qualquer caso, certifique-se de que o solo fica bem molhado, não menos de 40 cm de profundidade, e ao mesmo tempo tem tempo para secar - as cerejas não toleram a umidade estagnada. Depois de regar, é útil cobrir o círculo do tronco, por exemplo, com uma mistura de esterco seco e serragem (50 a 50).
A variedade Raditsa tem boa imunidade, é uma árvore forte e saudável. No entanto, na faixa do meio em verões frios e chuvosos, as cerejas podem sofrer de doenças fúngicas. Para evitar problemas, são necessárias medidas preventivas:
- borrifar o líquido Bordeaux na primavera, antes que os botões se dissolvam;
- tratamento com "Fitosporin" durante o período vegetativo;
- caiação completa dos troncos no outono, galhos grandes também são caiados;
- poda sanitária 1-2 vezes ao ano;
- limpando o local, todas as folhas caídas são raspadas e queimadas.
Se forem observados sinais de doença nas árvores, as cerejas são tratadas com fungicidas, por exemplo, Topázio ou Horus.
Em um porta-enxerto semianão, a cereja Raditsa fica ainda mais compacta, e os frutos podem ser retirados a partir do 3º ano de vida.
Visão geral da revisão
A cereja Raditsa está incluída na lista das cerejas mais deliciosas, tem um sabor adocicado, como as variedades Ariadna, Bryanochka, Lezginka, Lyubimitsa Korvatsky. As críticas são positivas, mas são poucas. Cherry Raditsa não teve tempo de se tornar popular, porque não foi criada há muito tempo, mas tem todas as chances de se tornar a favorita dos jardineiros da região central da Federação Russa. A árvore tem boa saúde, excelente safra e frutos saborosos e lindos que amadurecem surpreendentemente cedo para a região de Moscou.