- Poda: formativa anual
- Forma de fruta: redondo, de coração duro
- Pedúnculo: médio, separa-se bem do ramo, fixação ao osso é frágil
- Autores: Zueva Lidia Ivanovna, Kanshina Maina Vladimirovna, Astakhov Alexey Alexandrovich
- Ano de aprovação: 2014
- Tipo de crescimento: tamanho médio
- Compromisso: universal
- Altura da árvore, m: até 4
- coroa: espalhando, densidade média
- Escapes: grosso, reto, horizontal, marrom claro
A cereja em memória de Astakhov pertence a variedades jovens, mas é muito respeitada entre os jardineiros por sua despretensão, capacidade de crescer e frutificar nas condições de zonas agrícolas de risco. Os frutos cereja têm uma finalidade universal, são adequados tanto para consumo in natura como para congelamento, conservação e preparação de confeitaria.
História de criação
Os originadores da variedade são L.I. Zueva, M.V. Kanshina, A.A. Astakhov. Depois de muitos anos de testes de variedade em 2014 no Memory of Astakhov, ele foi registrado no Registro Estadual de Conquistas de Reprodução da Federação Russa.
Descrição da variedade
Uma árvore de tamanho médio (de 3 a 4 m) com copa extensa de densidade média, coberta por folhas grandes, parece muito decorativa na época da floração. Não é menos bonito no outono, quando as folhas mudam de cor para uma paleta vermelho-bordô. Os rebentos horizontais retos e grossos são cobertos por uma casca castanha clara, os ramos mais finos têm uma casca fina e descascada de tonalidade cinza claro. Uma grande placa verde oval alongada com folhas tem bordas serrilhadas e uma ponta pontiaguda. As flores brancas como a neve de tamanho médio são coletadas em inflorescências de 3 peças, a parte principal do ovário é formada em ramos de bouquet. Os frutos caracterizam-se pela separação a seco, o caroço de tamanho médio é facilmente separado da polpa.
Características da fruta
Os frutos de tamanho médio, de formato arredondado e sem coração, pesam 6,1 a 7,2 gramas. A pele delicada, mas densa e brilhante, permite armazenar a colheita por até duas semanas em uma geladeira ou em um depósito especialmente equipado, e oferece a possibilidade de transporte por longas distâncias. A baga está presa ao caule de comprimento e espessura médios, a fixação à pedra é bastante frouxa.
Qualidades de sabor
Polpa delicada e suculenta, levemente cartilaginosa, vermelha escura, de sabor adocicado e rica em vitaminas e minerais. Além disso, as frutas contêm 18,3% de matéria seca, 14,6% de açúcares, 0,52% de ácido e 19,2% de vitamina C.
Amadurecimento e frutificação
A variedade pertence à categoria mid-late. A floração aproximada da cereja doce começa no final de maio, a colheita é colhida no final de julho. No entanto, não se esqueça de cultivar lavouras em zonas climáticas completamente diferentes. Nas regiões do sul, a floração e a colheita começam pelo menos duas semanas antes do que nos Urais. A frutificação irregular começa 5 anos após o plantio.
Produção
Em termos de quantidade de rendimento, a variedade pertence ao tipo médio, pois uma média de 70-80 kg ou 82 kg / ha é colhida de uma árvore adulta, que está longe do limite das capacidades da cultura.
Regiões em crescimento
Inicialmente, a variedade foi adaptada para a zona intermediária da Federação Russa, mas os testes de variedades mostraram resultados que superaram as esperanças dos criadores. Em memória de Astakhov, ela cresce bem e dá frutos não só na parte central, mas também nos Urais e até em Altai.
Autofertilidade e necessidade de polinizadores
A cereja doce auto-fértil em Memory of Astakhov precisa de variedades polinizadoras próximas com o mesmo tempo de floração. Mais adequados: Revna, Tyutchevka, Iput, Ovstuzhenka.
Crescendo e cuidando
Para o plantio, escolha áreas ensolaradas com a aproximação máxima do lençol freático não superior a três metros. A planta cresce bem apenas em solo fértil com um nível de acidez neutro. Solo fortemente ácido precisa ser desoxidado com farinha de dolomita, cal, adicionando giz ou gesso. Mudas de 2 a 3 anos com raiz e botões bem desenvolvidos são escolhidas como material de plantio.
Momento ideal para o plantio: início da primavera um mês antes da floração ou na segunda metade do verão até meados de setembro. Antes do plantio no verão, a muda é mantida por 10-15 dias no porão, sem retirar as raízes da embalagem. As dimensões da cova de plantio são 60x60x60 cm e a distância entre os furos é de 3 metros, com espaçamento entre linhas de 5 a 7 metros. No fundo do poço, uma camada de cascalho, seixos e tijolos quebrados de 10-15 centímetros de drenagem é despejada. O solo escavado é enriquecido com húmus, composto ou excrementos de pássaros, acrescenta-se 0,5 kg de superfosfato e 1 kg de cinza de madeira. Ao plantar uma muda, é necessário garantir que o colo da raiz esteja acima do nível do solo. O círculo do tronco é regado abundantemente com água morna e no dia seguinte é afrouxado.
Os cuidados posteriores com a planta consistem em regar, soltar, capinar, alimentar, conformar e poda anual sanitária. A rega é realizada em intervalos de 1 mês para uma árvore adulta e semanalmente em tempo seco para as plantas na primeira estação após o plantio. A poda formativa cria um arranjo de brotos em três camadas.
Resistência a doenças e pragas
A forte imunidade permite que a planta resista com sucesso a doenças e pragas. Nenhuma lesão fúngica foi observada.
Requisitos de solo e condições climáticas
A variedade tem boa resistência à geada (até -32ºC) e à seca - a árvore pode sobreviver a um mês de falta de umidade.