- Forma de fruta: arredondado
- Autores: M.V. Kanshina (Instituto de Pesquisa Russo de Tremoço)
- Apareceu ao cruzar: Venyaminova compacta x Leningradskaya Black
- Ano de aprovação: 2001
- Tipo de crescimento: tamanho médio
- Compromisso: para todos os tipos de processamento, para consumo fresco
- Altura da árvore, m: 3,5-4
- coroa: esférico, ligeiramente elevado, espesso
- Escapes: reto, marrom-acastanhado, glabro, de espessura média
- Folha: ovóide, verde, pigmentado jovem
A cereja Ovstuzhenka é uma das variedades mais populares adaptadas para cultivo na Rússia central. As árvores até toleram bem invernos gelados sem neve, muitas vezes agem como polinizadores para outras plantas e atraem as abelhas como uma planta de mel. A variedade é frutífera, podendo dar frutos mesmo na ausência de polinizadores no jardim.
História de criação
Ovstuzhenka foi obtido pelo criador M.V. Kanshina pelo cruzamento das variedades Kompaktnaya Venyaminova e Leningradskaya Black. Foi aprovado para uso em 2001, embora o aplicativo tenha sido apresentado em 1993.
Descrição da variedade
Cherry Ovstuzhenka tem um propósito universal, adequado para o processamento, consumo de frutas frescas. As árvores são de porte médio, atingindo uma altura média de 3,5-4,5 m, a copa é densa, esférica, de forma ligeiramente elevada. Pulgas glabras, direitas, pouco espessas, de cor castanha-acastanhada. A frutificação ocorre principalmente nos ramos do bouquet. As folhas da árvore são brilhantes, verdes, em forma de ovo.
A árvore dá o crescimento principal durante os primeiros 5 anos após o plantio.
Características da fruta
As cerejas são bastante grandes, com um peso médio de 4,2-6,7 g cada. A forma está correta, redonda. A pele fina é vermelho-escura, assim como a polpa por baixo. Osso bem destacável. Os frutos são facilmente arrancados, têm uma bela aparência, são transportáveis, não podendo rachar.
Qualidades de sabor
Cereja Ovstuzhenka - suculenta, doce, sem acidez pronunciada. As frutas recebem pontuação de degustação de até 4,2 pontos. Eles são bem mantidos frescos por muito tempo após a remoção.
Amadurecimento e frutificação
As árvores começam a dar frutos 4-5 anos após o plantio. Ostuzhenka é uma cereja doce precoce que amadurece na primeira quinzena de junho. A colheita começa quando os frutos são de cor escura. Nos Trans-Urais, o período para atingir a maturação completa é alterado em 4-5 semanas.
Produção
As taxas médias de coleta quando cultivadas em pomares são de 102 c / ha. O rendimento máximo é declarado em uma perda de 206 c / ha. Até 32 kg de frutas são colhidos de uma única árvore.
Regiões em crescimento
Ostuzhenka cresce bem na Rússia Central, no sul. Mas há experiência de plantio e frutificação bem-sucedidos na Sibéria.
Autofertilidade e necessidade de polinizadores
As árvores são parcialmente autoférteis, na ausência de polinizadores, cerca de 10% dos frutos da massa total das inflorescências ficam amarrados. Você pode obter altos rendimentos se houver cerejas no site Tyutchevka, Iput, Bryansk rosa. A floração ocorre na 2ª década de maio.
Crescendo e cuidando
As árvores são plantadas na primavera e no outono. Em latitudes frias, é preferível não fazer isso antes do inverno para evitar o congelamento das árvores jovens. Meados de abril está bom. No sul, o plantio de outono é possível até meados de outubro. As plantas precisam de muito sol, solo fértil sem a predominância de argila, areia, turfa, solos mistos são adequados.
Durante os primeiros 4 anos, as árvores precisam de poda regular. Forma uma Ovstuzhenka cereja doce, encurtando os ramos esqueléticos. No futuro, as partes danificadas ou crescentes da copa são removidas de uma árvore adulta. A rega é necessária de maio a junho, em julho é interrompida para não reduzir a resistência à geada da árvore. Os fertilizantes são aplicados principalmente o nitrogênio, no outono, para a escavação do solo, bem como na primavera.
Resistência a doenças e pragas
A variedade tem uma resistência geneticamente elevada à moniliose e coccomicose. Ele está doente com doença de clasterosporium, são necessários tratamentos preventivos. Recomenda-se clarear o tronco regularmente para protegê-lo de pragas. No inverno, as árvores são danificadas por roedores. O tronco deve ser protegido e a superfície do solo ao seu redor deve ser coberta com redes.
Em caso de contaminação do círculo próximo ao tronco, o fluxo de goma pode ser observado nas cerejeiras desta variedade. É importante mantê-lo limpo, removendo imediatamente as folhas caídas e outros detritos.
Requisitos de solo e condições climáticas
Esta cereja tem boa resistência de inverno. As flores não se desintegram durante as geadas da primavera. A resistência às geadas das árvores é alta, elas podem suportar uma queda na temperatura do ar para -45 graus. A resistência à seca da variedade não é muito alta, é sensível à umidade do solo e precisa de irrigação regular.
Visão geral da revisão
Ovstuzhenka é uma das variedades de cereja mais favoritas dos residentes de verão. Devido à despretensão geral, resistência ao gelo, cria raízes mesmo em condições climáticas difíceis. A árvore, segundo os jardineiros, fica compacta, é fácil colher dela. As frutas ficam com notas muito altas, e o suco vermelho escuro é bom em conserva e fresco. As cerejas recolhidas são adequadas para venda, a sua apresentação não se deteriora com o transporte, mas a colheita deve ser efectuada juntamente com o pedúnculo.
O amadurecimento precoce das frutas também é considerado uma grande vantagem. Muito pouco tempo passa da floração para as cerejas vermelhas escuras, quase pretas. Além disso, mesmo na região de Moscou, o rendimento não sofre após geadas de retorno. Jardineiros amadores ressaltam que as árvores raramente sofrem de doenças, mas os tordos e outras aves podem incomodá-los quando os frutos atingem a maturidade.
Não há tantos contras. Entre eles - a perda de cerca de 30% dos ramos durante geadas severas. A fraca autopolinização também causa insatisfação. Para que a casta apresente as melhores características, terá de ser plantada outra cerejeira nas proximidades. Observa-se que o rendimento também cai na ausência de cuidados suficientes - rega abundante, desbaste da copa.