- Forma de fruta: em forma de coração
- Tipo de crescimento: vigoroso
- Compromisso: universal
- Altura da árvore, m: 4
- coroa: piramidal, espalhando, elevado, densidade média
- Escapes: médio, reto, amarelado, nu
- Folha: oval, verde
- Tamanho da fruta: tamanho médio
- Peso do fruto, g: 3,6
- Cor de fruta: amarelo
A variedade de cereja Orlovskaya Amber difere dos representantes tradicionais desta família na cor - o fruto é colorido em tons amarelos, adquirindo uma palheta âmbar e translucidez no momento do amadurecimento fisiológico. Os frutos amarelos destinam-se ao consumo fresco, a partir dos quais se cozinham deliciosas e bonitas compotas, conservas, compotas e confitures. Além disso, as bagas fornecem um efeito preventivo para muitas doenças, têm um efeito positivo na composição do sangue e no funcionamento do trato gastrointestinal.
Descrição da variedade
Uma árvore vigorosa (de 4 m) com uma copa piramidal que se espalha parece muito atraente durante a floração ou amadurecimento dos frutos. No primeiro caso, é coberto com uma fervura branca como a neve, sob a qual a folhagem é quase invisível, no segundo - bagas âmbar brilhantes contra o fundo da folhagem esmeralda criam um efeito deslumbrante.
Uma coroa elevada de densidade média é criada por brotos retos nus de tons amarelados e ramos ligeiramente caídos cobertos por uma pele acinzentada. Uma lâmina de folha oval de cor verde rica com uma superfície lisa tem bordas serrilhadas duplas e uma ponta longa e pontiaguda. As frutas são amarradas em galhos de frutas e galhos de buquê.
Características da fruta
Os frutos em forma de coração e não muito grandes (3,6 g) apresentam uma coloração amarela, ganhando intensidade à medida que amadurecem. Uma pequena pedra (0,2 g) separa-se bem da polpa, a baga é resistente a fissuras e é caracterizada por uma separação média.
Qualidades de sabor
Polpa amarela medianamente densa, muito suculenta, de sabor doce e balanceado e suco incolor. Os frutos contêm substâncias solúveis secas (14%), açúcar (10,4%), ácidos (0,4%). Pontuação de degustação de frutas vermelhas - 4,4 pontos.
Amadurecimento e frutificação
A variedade pertence à categoria médio-tardio, a frutificação ocorre no terceiro ano após o plantio. A floração aproximada ocorre em meados de maio, a colheita é feita em meados de julho.
Produção
A cereja âmbar se distingue por sua capacidade de dar altos rendimentos. Em média, a partir de 75 centners são colhidos de um hectare, o valor máximo é de 120 centners / ha.
Autofertilidade e necessidade de polinizadores
É de vital importância para as cerejas infrutíferas encontrarem variedades polinizadoras nas proximidades, sem as quais não serão capazes de produzir uma safra. Essas variedades são Vityaz, Iput, Gostinets, Severnaya e Ovstuzhenka.
Crescendo e cuidando
Para o cultivo de Orlovskaya Amber, são escolhidos locais com boa iluminação e proteção dos ventos do norte. A cultura desenvolve-se bem e frutifica em solos férteis, drenados e com acidez neutra. A vizinhança com águas subterrâneas a menos de 2,5 metros da superfície da Terra é inaceitável.Além disso, as cerejas não sobrevivem em planícies pantanosas, portanto, se um local adequado tiver exatamente esses parâmetros, é necessário criar um monte artificial onde a planta deve ser plantada.
Se a terra for ácida, é imperativo adicionar farinha de dolomita, giz, cal ou gesso. As cinzas de madeira reduzem bem a acidez. O tamanho ideal da cova de plantio é 60x60x80 cm, no fundo, uma camada de drenagem de cascalho, seixo, cascalho fino ou tijolo quebrado é disposto. Simultaneamente ao dreno, é instalado um suporte para a muda. A camada fértil removida é enriquecida com matéria orgânica (húmus, composto, excrementos de pássaros), superfosfato, fertilizantes minerais especializados complexos e cinzas de madeira.
Após o plantio, um dique de barreira é disposto ao redor do círculo do tronco e regado abundantemente com água morna. No dia seguinte, o solo úmido deve ser afrouxado para evitar a formação de uma crosta densa que impede a penetração do oxigênio. Afrouxar substitui perfeitamente o método de cobertura morta - uma camada espessa de cobertura morta evita a evaporação da umidade, inibe as ervas daninhas e evita a formação de uma crosta terrestre.
O cuidado adicional consiste em rega moderada, capina obrigatória, cobertura, poda higiênica e formativa. Especialmente a planta no primeiro ano de vida necessita de cuidados, pois a rega é feita semanalmente durante o período de seca, uma árvore adulta não é regada mais do que uma vez por mês.
Eles começam a alimentar as cerejas a partir do segundo ano após o plantio. Na primavera são aplicados fertilizantes de nitrogênio, no verão - fertilizantes de potássio-fósforo, no outono os troncos são cobertos por uma espessa camada de húmus. Para combater os roedores, os troncos e parte dos ramos esqueléticos inferiores são caiados com uma solução de cal misturada com sulfato de cobre. Para o inverno, é aconselhável enrolar os troncos com redes especiais, aprofundando-os no solo. Para evitar o congelamento do sistema radicular, a zona próxima ao tronco é coberta por uma espessa camada de neve no inverno.
Resistência a doenças e pragas
A variedade apresenta boa resistência à moniliose e coccomicose.
Requisitos de solo e condições climáticas
A árvore tem um alto potencial de tolerância a temperaturas negativas - botões generativos são capazes de resistir a geadas de até -20ºC. No que diz respeito à resistência à seca, apresenta valores médios.