- Forma de fruta: arredondado
- Pedúnculo: espessura média
- Autores: A.F. Kolesnikova, E.N. Dzhigadlo, A.A. Gulyaeva, Z.E. Ozherelyeva (Instituto Russo de Pesquisa de Melhoramento de Culturas de Frutas)
- Ano de aprovação: 2010
- Tipo de crescimento: tamanho médio
- Compromisso: sobremesa
- Produção: médio
- Altura da árvore, m: até 3,5
- coroa: piramidal, plano, elevado, densidade média
- Escapes: médio, reto, marrom
Como resultado do trabalho de criadores domésticos, foi obtida a variedade de cereja doce Orlovskaya rozovaya. Este híbrido foi criado com base na maior instituição do país, a VNIISPK, cujos representantes estão envolvidos no estudo de safras de frutas e bagas. A variedade acima foi inscrita no Registro Estadual em 2010.
Descrição da variedade
A altura máxima da árvore é de 3,5 metros. Estas são plantas de tamanho médio com uma coroa em forma de pirâmide. É de densidade média, plana e elevada. A cor dos ramos é cinza. Os rebentos crescem retos, de espessura média e castanhos.
As folhas têm uma forma oval típica, são pontiagudas na base e no topo. A cor é verde escura. Durante a floração, a árvore é densamente coberta por flores brancas como a neve de seixos estreitos. Cada inflorescência produz 4 botões. O diâmetro das flores é de 2,2 centímetros. Os ovários são formados nos ramos e ramos do ramo do ano anterior.
Características da fruta
Tamanhos de frutas médias: largura - 1,7 centímetros, altura - 1,7 centímetros, espessura - 1,8 centímetros. A massa dos frutos é de 3,5 a 4 gramas. A forma é redonda padrão. A cor é o rosa, daí o nome da variedade. A polpa rosada está escondida sob a pele, suculenta e de densidade média.
Os frutos crescem em talos de espessura média. O osso pesa apenas 0,16 gramas. Ele se desprende facilmente da polpa.
Se você fizer suco ou compota com a fruta, será quase incolor.
Qualidades de sabor
A cereja doce Orlovskaya obteve um sabor agridoce agradável, e a pontuação da degustação foi de 4,4 pontos. A porcentagem de açúcares - 15,49, ácido - 0,71, matéria seca - 22,4. O objetivo das bagas é a sobremesa.
Amadurecimento e frutificação
A primeira safra é colhida apenas no 3º ano após o plantio das mudas. As datas de floração caem em meados de maio (de 10 a 15). Devido ao tempo médio de maturação, o período de frutificação inicia-se no dia 15 de julho.
Produção
O rendimento máximo é de 107,2 centners por hectare de jardim, e a média - 68,9 centners por hectare. Para colher o máximo de frutas possível, você precisa plantar árvores em uma área adequada e cuidar delas regularmente. Os frutos são preservados de forma notável devido à sua alta transportabilidade. O rendimento da variedade é médio.
Autofertilidade e necessidade de polinizadores
A fruticultura Orlovskaya rosea não é capaz de polinizar de forma independente, portanto, a presença de plantas polinizadoras é obrigatória. Deixe um espaço de 3-4 metros entre as plantas. Para a formação dos ovários dos frutos, é necessário que as cerejas desabrochem ao mesmo tempo, caso contrário não se obterá o efeito desejado.
Entre a grande variedade de variedades, recomenda-se escolher uma das seguintes variedades de variedades de cereja frutífera.
Pérolas rosa - chama a atenção pelo tamanho grande dos frutos silvestres.
Poesia - caracterizada por frutos bordô e maturação média.
Âmbar Orlovskaya - tem uma cor de colheita amarela, frutas doces e grandes.
Em memória de Chernyshevsky - os provadores avaliaram a colheita em 4,8 pontos em cinco.
Crescendo e cuidando
2 anos após o plantio das mudas, elas começam a se alimentar. Nos primeiros anos, as plantas se alimentam de fertilizantes que são aplicados na cova de plantio. Eles serão suficientes para o pleno desenvolvimento da árvore. Em seguida, os nutrientes são adicionados a cada temporada.
Orlovskaya rosea reage bem a substâncias com alto teor de nitrogênio. No início de março, a cultura é regada com uma solução de uréia ou esterco de vaca. Para prepará-lo, basta dissolver 30 gramas de qualquer um dos componentes em 10 litros de água.
No início da frutificação, é utilizada uma solução de sal de potássio ou superfosfato. As proporções são as mesmas - 30 gramas por 10 litros. Durante as escavações de outono, 40 gramas de curativos de potássio, 90 gramas de curativos de fósforo e 10 quilos de composto são introduzidos no solo.
A cereja doce pertence às culturas que amam a umidade, por isso é regada de 3 a 4 vezes ao longo do ano. Para uma árvore jovem, 5 baldes são suficientes, para as plantas adultas, o volume é aumentado para 12 baldes. As árvores precisam especialmente de umidade durante a floração, logo antes da frutificação, e no outono, durante a preparação para o inverno.
É aconselhável combinar a rega com o afrouxamento. Assim, a água não ficará estagnada no solo e as raízes receberão a quantidade necessária de oxigênio. O afrouxamento promove uma melhor absorção de minerais. No processo de trabalho, o solo é cavado a uma profundidade de 10-15 centímetros. Na área do círculo do tronco, as ervas daninhas são removidas.
A poda regular e correta estimula o crescimento dos rebentos. Como resultado, o rendimento é significativamente aumentado. O procedimento deve ser realizado no outono ou na primavera, quando os processos de fluxo de seiva são suspensos. Ao cultivar a variedade de rosa Orlovskaya, os jardineiros são aconselhados a formar uma coroa esparsa em camadas.
O processo de formação plena levará de 5 a 6 anos. Uma camada inclui 3-5 brotos. A distância entre eles é de cerca de 15 centímetros e entre as camadas - 0,5 metros. O resto do crescimento é removido.
O tratamento preventivo é realizado anualmente para limpar a árvore de brotos deformados e doentes. Também é desejável encurtar o topo para 3,5 metros. O trabalho é executado apenas com uma ferramenta afiada e limpa.