Olenka cereja doce

Olenka cereja doce
As principais características da variedade:
  • Forma de fruta: obtuso ou cordato, comprimido lateralmente
  • Folhagem: Boa
  • Pedúnculo: comprimento 25-35 mm, espessura 1 mm
  • Autores: E EU. Voronchikhina (estação de jardinagem experimental zonal Rossoshanskaya)
  • Apareceu ao cruzar: Leningrado Preto x Valery Chkalov
  • Tipo de crescimento: vigoroso
  • Compromisso: para consumo fresco
  • coroa: amplamente oval ou redondo, de densidade média
  • Escapes: reto, esverdeado na sombra, marrom-esverdeado ao sol, com um leve tom prateado na base, lentilhas pequenas
  • Folha: oval alongado ou obovado alongado, pontiagudo, coriáceo, verde escuro acima, glabro, ligeiramente brilhante, ligeiramente côncavo, verde acinzentado abaixo, ligeiramente pubescente
Veja todas as especificações

As primeiras variedades de cerejas doces têm uma demanda especial entre os residentes de verão e agricultores ao escolher uma variedade para cultivo. A lista de variedades populares e muitas favoritas inclui a cereja Olenka de seleção nacional.

História de criação

Olenka é uma variedade primitiva que apareceu na estação de jardinagem experimental zonal de Rossoshansk. O autor da variedade é o conhecido criador A. Ya. Voronchikhina. As variedades Leningradskaya Black e Valery Chkalov foram usadas como formas parentais para o cruzamento. Em 1995, a cultura da fruta com caroço foi aceita para testes estaduais. A variedade é zoneada na região Central da Terra Negra. A cereja Olenka é amplamente cultivada nas regiões de Belgorod e Voronezh.

Descrição da variedade

O cervo é uma árvore vigorosa que cresce até 5 metros de altura em um ambiente saudável. A cereja tem uma copa arredondada ou amplamente oval de bom espessamento com folhas verdes escuras, rebentos verticais de cor castanho-esverdeada e ramificações moderadas.

A árvore floresce cedo - na primeira semana de maio. Durante este período, a copa é densamente coberta por flores volumosas brancas como a neve, tornando-se rosadas no final da floração. As flores são cuidadosamente coletadas em inflorescências de 2-3 peças. É devido à incrível beleza durante a floração que a árvore é chamada de frutífera e ornamental.

Características da fruta

A cereja doce tem uma apresentação atraente. As bagas de frutos grandes são caracterizadas por uma forma em forma de coração ou coração rombudo com uma compressão notável nas laterais. Uma árvore saudável produz frutos que pesam mais de 7 gramas (7,3 g). As cerejas maduras são lindamente coloridas de vermelho escuro, quase preto, sem pontos subcutâneos. A casca dos bagos é de densidade média, lisa, sem arestas, com um brilho límpido. A sutura abdominal é mal expressa.

As cerejas aderem a um talo alongado, do qual se desprendem sem danificar a casca das bagas. A preservação da integridade dos bagos permite que sejam transportados por longas distâncias, bem como armazenados em local fresco por 5 a 6 dias. O propósito das cerejas é universal - elas são consumidas frescas, usadas na culinária (assados, compotas), enlatadas, processadas em geleias, marmeladas e também congeladas.

Qualidades de sabor

Olenka é famosa por seu sabor incrível. A polpa vermelho-escura com veias claras tem uma polpa macia, carnuda, moderadamente densa e suculenta. A baga tem um sabor nobre e equilibrado - uma doçura agradável combina com uma acidez fresca. O suco de cereja escura tem um sabor rico e espesso. O grande osso é facilmente separado da polpa.

Amadurecimento e frutificação

A cereja está madura cedo.A árvore dá sua primeira colheita no 4-5 ano após o plantio. Os frutos amadurecem juntos, por isso a frutificação não é prolongada. A fase de maturação ativa começa em meados de junho e dura de 5 a 7 dias.

Depois de plantar as mudas, vai demorar muito até que você possa ver as primeiras bagas na árvore. A primeira floração ocorre apenas no quarto ano de vida da árvore. Nesse momento, a árvore produz apenas um pequeno número de flores. No quinto ano, já se pode esperar uma floração mais ativa e a primeira, embora pequena, colheita. Uma colheita decente pode ser feita por 6-7 anos.

Produção

Os indicadores de rendimento para a variedade de cereja doce Olenka são bons. Em média, 27-40 kg de bagas podem ser removidos de uma árvore por temporada. O rendimento máximo foi registrado em 44 kg.

Autofertilidade e necessidade de polinizadores

A variedade é autofértil, então você deve pensar em plantar árvores doadoras. Variedades polinizadoras com tempos de floração semelhantes são consideradas otimamente produtivas. Além disso, as cerejeiras com floração precoce são benéficas. A distância entre os plantios deve ser de 3-4 metros.

Crescendo e cuidando

Recomenda-se plantar uma cerejeira na primavera (antes da estação de crescimento). O terreno é selecionado plano, sem planícies e pântanos, limpo de ervas daninhas. Você precisa plantar uma muda na parte sudeste ou sudoeste para que a árvore fique leve e quente. Não se esqueça da proteção contra correntes de ar e ventos frios. Também é importante lembrar que as cerejas de Olenka são volumosas e requerem muito espaço.

A tecnologia agrícola intensiva inclui os seguintes procedimentos: rega regular, aplicação de fertilizantes de nitrogênio, potássio e fósforo, afrouxamento e remoção de ervas daninhas do solo, poda sanitária de galhos, formação de copas, prevenção de doenças e preparação da árvore para o inverno.

As cerejas doces são plantadas em local ensolarado e bem protegido do vento. O solo deve ser fértil, solto e permeável à umidade. Existem duas opções para o momento do plantio de cerejas - primavera e outono. A primeira opção é a mais preferida e é adequada para todas as regiões de cultivo. Na região Sul, o plantio pode ser feito no outono.
Um dos benefícios do enxerto de uma árvore é restaurar as plantas crescidas demais, melhorar o sabor da fruta e adaptar as variedades do sul a climas frios. Se você seguir todas as recomendações dos especialistas, poderá fortalecer o sistema imunológico das cerejas, e ele ficará mais resistente a pragas e doenças.
Para colher uma safra rica e saborosa de cereja todos os anos, você precisa cuidar dela adequadamente. A rega oportuna é uma das etapas necessárias do cuidado. A taxa de irrigação de uma cerejeira depende diretamente de quão seco e quente o clima é e da quantidade de precipitação. Basicamente, as cerejas precisam ser regadas cerca de 3 a 5 vezes por temporada, dependendo das condições climáticas da sua região.
Uma das medidas agrotécnicas mais importantes no cultivo da cereja doce é a poda correta e oportuna. A poda correta elimina o consumo de nutrientes para brotos inférteis, portanto, mais oligoelementos são enviados para os ramos frutíferos. Esse processo aumenta a qualidade e a quantidade da colheita.

Resistência a doenças e pragas

A variedade tem um alto sistema imunológico. A cereja doce praticamente nunca sofre moniliose e coccomicose. É extremamente raro uma árvore apresentar manchas, podridão parda e crostas.

Ao cuidar das cerejas, é necessário proteger-se atempadamente contra várias pragas e patógenos. Dependendo da causa e da natureza do curso, todas as doenças da cereja podem ser condicionalmente divididas em várias categorias - infecciosas e não infecciosas. Cada categoria de doenças prevê seu próprio plano e método de tratamento, o uso de certas drogas e remédios populares.

Requisitos de solo e condições climáticas

Olenka é caracterizada por uma resistência média à geada, portanto não é cultivada em regiões com invernos rigorosos. Além disso, a árvore cresce facilmente no calor e na seca curta. O sombreamento de longo prazo e o excesso de umidade são refletidos negativamente no desenvolvimento da cereja doce.

É mais confortável para uma árvore crescer em solos argiloso, arenoso, chernozem e podzólico sod com fluxo de água subterrânea profunda. O solo deve ser fofo, respirável, fértil, úmido e com baixa acidez.

O autocultivo de cerejas doces é um processo complicado. É importante seguir todas as sutilezas e técnicas necessárias para que a árvore frutífera crie raízes. Existem várias maneiras de propagar cerejas: enxerto em outra árvore, estacas, crescimento de uma pedra, propagação por brotos de raiz ou estratificação.
Características principais
Autores
E EU. Voronchikhina (estação de jardinagem experimental zonal Rossoshanskaya)
Apareceu ao cruzar
Leningrado Preto x Valery Chkalov
Compromisso
para consumo fresco
Rendimento médio
27,3 kg / madeira
Rendimento máximo
44 kg / madeira
Marketability
Alto
Madeira
Tipo de crescimento
vigoroso
coroa
amplamente oval ou redondo, densidade média
Escapes
reto, esverdeado na sombra, marrom-esverdeado no sol, com um leve tom prateado na base, lentilhas pequenas
Folhagem
Boa
Folha
oval-alongado ou obovado-alongado, pontiagudo, coriáceo, verde escuro acima, nu, ligeiramente brilhante, ligeiramente côncavo, verde-acinzentado abaixo, ligeiramente pubescente
Flores
grande, branco, ligeiramente rosado no final da floração
Número de flores por inflorescência
2-3
Fruta
Tamanho da fruta
ampla
Tamanho da fruta, mm
24 x 22 x 20
Peso do fruto, g
7,3
Forma de fruta
obtuso ou cordado, comprimido lateralmente
Cor de fruta
vermelho escuro, quase preto quando totalmente maduro
Pedúnculo
comprimento 25-35 mm, espessura 1 mm
Cor da polpa
vermelho escuro, com listras claras
Polpa (consistência)
densidade média, moderadamente suculento
Gosto de fruta
doce com um pouco de acidez, agradável final de boca nobre
Cor do suco
Vermelho escuro
Tamanho do osso
ampla
Peso ósseo, g
0,62
Desprendimento de frutas
secam na maturidade total, frutas ligeiramente verdes produzem suco
Degustação de frutas
4,7-4,9 pontos (às vezes 4-4,2 pontos)
Crescente
Autofertilidade
auto-infértil
Resistência de inverno
bom (1,2 pontos)
Regiões em crescimento
Terra Negra Central
Resistência à coccomicose
Alto
Resistência à moniliose
Alto
Maturação
Maturidade precoce
4-5 anos após o plantio
Termos de amadurecimento
cedo
Período de frutificação
no início da segunda década de junho
Avaliações
Não há comentários.
Variedades populares de cerejas
Cherry Bryanochka Bryanochka Cereja doce Bryansk rosa Bryansk rosa Cereja doce coração de touro Coração de touro Cherry Valery Chkalov Valery Chkalov Cereja Vasilisa Vasilisa Cherry Veda Veda Cereja amarela drogan Drogana amarelo Cherry Iput Eu coloco Cereja italiana italiano Cherry Cordia Cordia Cereja de frutos grandes De frutos grandes Cereja Leningradskaya preta Leningrado preto Bebê cereja doce Bebê Narodnaya cereja doce Povos Cereja Ovstuzhenka Ovstuzhenka Presente de cereja para Stepanov Presente para Stepanov Doce cereja jardim doméstico amarelo Amarelo quintal Cherry Revna Com ciumes Cereja Regina Regina Cherry Rechitsa Rechitsa Cherry Rondo Rondó Doce cereja querida Amada Cereja Sylvia Silvia Cherry Tyutchevka Tyutchevka Cherry Fatezh Fatezh Cereja doce Franz Joseph Franz Joseph Cereja helena Helena Cherry Chermashnaya Chermashnaya Cereja doce julia Yuliya Cherry Yaroslavna Yaroslavna
Todas as variedades de cerejas - 71 unid.
Outras culturas
Variedades de damasco Variedades de damasco Variedades de ameixa cereja Variedades de ameixa cereja Variedades de berinjela Variedades de berinjela Variedades de uva Variedades de uva Variedades de cereja Variedades de cereja Variedades de mirtilo Variedades de mirtilo Variedades de ervilha Variedades de ervilha Variedades de pêra Variedades de pêra Variedades de amora Variedades de amora Variedades de madressilva Variedades de madressilva Variedades de morango (morango) Variedades de morango (morango) Variedades de abobrinha Variedades de abobrinha Variedades de repolho Variedades de repolho Variedades de batata Variedades de batata Variedades de groselha Variedades de groselha Variedades de cebola Variedades de cebola Variedades de framboesa Variedades de framboesa Variedades de cenoura Variedades de cenoura Variedades de pepino Variedades de pepino Variedades de pêssego Variedades de pêssego Variedades de pimenta Variedades de pimenta Variedades de salsa Variedades de salsa Variedades de rabanete Variedades de rabanete Variedades de rosa Variedades de rosa Variedades de beterraba Variedades de beterraba Variedades de ameixa Variedades de ameixa Variedades de groselha Variedades de groselha Variedades de tomate Variedades de tomate Variedades de abóbora Variedades de abóbora Variedades de endro Variedades de endro Variedades de couve-flor Variedades de couve-flor Variedades de cereja Variedades de cereja Variedades de alho Variedades de alho Variedades de maçã Variedades de maçã

Cozinha

Quarto

Mobiliário