- Forma de fruta: arredondado
- Pedúnculo: curto, espessura média
- Autores: M.V. Kanshina, A.A. Astakhov, L.I. Zueva (Instituto de Pesquisa Russo de Tremoço)
- Apareceu ao cruzar: 3-14 x 3-36
- Ano de aprovação: 2004
- Tipo de crescimento: tamanho médio
- Compromisso: universal
- Produção: Alto
- coroa: piramidal, densidade média
- Escapes: reto, comprimento e espessura médios, marrom claro
Na escolha de uma variedade de cereja para cultivo na faixa do meio, assim como no sul, recomenda-se atentar para a variedade Odrinka, que é considerada uma das melhores na lista das culturas de frutas com caroço de seleção nacional.
História de criação
A cereja de maturação tardia Odrinka foi criada no Instituto de Pesquisa Russo de Tremoço. A autoria da variedade pertence a um grupo de cientistas - V. M. Kanshina, L. I. Zueva e A. A. Astakhov. Ao cruzar, duas variedades foram tomadas - 3-36 e 3-14. A árvore foi inscrita no Registro Estadual em 2004. A fruticultura e fruticultura de caroço está zoneada na região Central.
Descrição da variedade
Odrinka é uma árvore de porte médio com copa piramidal bem engrossada com folhagem verde escura. As cerejas doces têm brotos castanhos claros e eretos, pequenos botões inclinados para o lado e um sistema radicular forte. Em média, a árvore cresce até 3 metros de altura.
Florescer na árvore depois - cai na última semana de maio. Durante este período, a cereja adquire um aspecto incrivelmente atraente, recoberta de pequenas flores branco-neve, recolhidas em inflorescências de 3-4 peças. Os frutos são amarrados em ramos de bouquet.
Características da fruta
Esta variedade tem frutos grandes. Em média, as cerejas crescem em massa de 5,4-7,5 gramas. O formato dos bagos é correcto - redondo, com funil estreito e topo oval. Na fase de maturação absoluta, os bagos apresentam uma cor vermelho escuro, diluída com pequenos pontos subcutâneos de cor branca no centro. A casca dos bagos é fina, mas elástica, graças à qual as cerejas não se partem, arrancam a seco o pedúnculo.
A safra colhida suporta um longo transporte e também pode ser armazenada por 2 a 4 dias em local fresco. As bagas têm um propósito universal - as cerejas são consumidas frescas, congeladas, processadas em compotas, compotas e também muito utilizadas na culinária.
Qualidades de sabor
O sabor da cereja é excelente. A polpa escura cereja é caracterizada por carnosidade, densidade moderada, maciez e suculência. O sabor é dominado pela doçura, sem adstringência e doçura, complementada por um aroma de sobremesa. O suco de Borgonha é dotado de um sabor rico e espesso.
O osso arredondado, que ocupa cerca de 6% do volume, é facilmente separado da polpa da cereja. A polpa contém mais de 11% de açúcares e menos de 1% de ácidos, além disso, as cerejas são ricas em vitaminas e minerais.
Amadurecimento e frutificação
Odrinka é uma variedade de maturação tardia. A árvore começa a dar frutos no 5º ano após o plantio. Pode-se degustar os primeiros frutos silvestres no final de julho, e o pico de frutificação ocorre na primeira semana de agosto. As cerejas são temperadas juntas, por isso o período de colheita é curto.
Produção
Os indicadores de rendimento de cereja são excelentes. Se você cuidar bem da árvore, certamente vai recompensá-lo com uma excelente colheita. Em média, você pode contar com 77 centners por hectare. O indicador máximo atinge 220-221 c / ha.
Regiões em crescimento
A cereja Odrinka é amplamente cultivada no Território de Krasnodar e em Moscou. Recentemente, a geografia do crescimento se expandiu significativamente - a cultura da cereja é cultivada na Moldávia, Ucrânia, Uzbequistão, bem como na Polônia e na Bulgária. Além disso, Odrinka é popular na Europa (com exceção da parte norte).
Autofertilidade e necessidade de polinizadores
Odrinka é autofértil, portanto, precisa de árvores polinizadoras. As variedades de polinização produtiva são Rechitsa, Revna e Ovstuzhenka. Durante o período de floração, recomenda-se pulverizar com uma solução de mel para atrair as abelhas.
Crescendo e cuidando
Para o plantio, compra-se uma muda de um ou dois anos, que é melhor plantada no outono - um mês antes do início das geadas estáveis. Recomenda-se o cultivo de cerejas em local limpo, com muito sol e luz. É melhor se for a parte sul ou sudoeste, protegida dos ventos frios e das correntes de ar.
O cuidado da árvore é padrão - regar, fertilizar a partir do segundo ano de crescimento, arar e capinar o solo, formar a copa, remover galhos secos, aplicar cobertura morta e preparar para o inverno.
Resistência a doenças e pragas
O sistema imunológico da variedade é bem desenvolvido. A cereja tolera facilmente a coccomicose e também é resistente à moniliose, clasterosporium, ferrugem, crosta, podridão parda e cinzenta. Às vezes, as cerejas são atacadas por insetos - pulgões, moscas e gorgulhos, que ajudam a lutar com tratamentos com inseticidas.
Requisitos de solo e condições climáticas
Odrinka é resistente à geada, mas durante as geadas de retorno da primavera, cerca de 15% das flores podem desmoronar. A árvore também tolera bem a seca, mas a rega deve ser controlada. A cultura cresce em solos férteis, úmidos e respiráveis com acidez neutra.Cerejas perfeitamente confortáveis em solos argilosos, chernozems e sod-podzolic. É importante que o lençol freático seja profundo, caso contrário, o excesso de umidade pode danificar o sistema radicular da árvore.