- Forma de fruta: arredondado
- Autores: Instituto de Fruticultura da Academia Nacional de Ciências da Bielo-Rússia
- Apareceu ao cruzar: Narodnaya x Yaroslavna
- Tipo de crescimento: tamanho médio
- Compromisso: para todos os tipos de processamento, para consumo fresco
- Altura da árvore, m: até 4
- coroa: piramidal, elevado, densidade média
- Folha: pequeno, verde
- Tamanho da fruta: médio
- Peso do fruto, g: 5,7
Para saborear cerejas no verão e compotas deliciosas e aromáticas no inverno, basta cultivar no jardim um tipo de cereja doce não caprichosa e frutífera. Isso inclui a variedade medunitsa precoce da seleção bielorrussa.
História de criação
Medunitsa é uma variedade de cereja relativamente nova, criada no Instituto de Fruticultura da Academia Nacional de Ciências da Bielo-Rússia. Os autores da variedade são um grupo de cientistas - V.S. Zhuk, A.A. Taranov e M.I. Vyshinskaya. As seguintes variedades foram usadas para criar cerejas doces: Narodnaya (seleção bielorrussa) e Yaroslavna (espécie ucraniana). Em 2004, Medunitsa foi transferido para testes de variedades estaduais. Uma safra de frutas e frutas com caroço pode crescer em quase todas as zonas climáticas.
Descrição da variedade
A cereja doce Medunitsa é uma árvore de tamanho médio caracterizada por uma copa piramidal ligeiramente elevada com folhagem média, folhas brilhantes, verde-escuras, casca lisa e castanha do tronco e ramos principais, bem como um forte sistema radicular. Em média, a altura de uma árvore chega a 3,5-4 metros.
O período de floração das cerejas começa nos primeiros dez dias de maio. Neste momento, a copa da árvore está coberta com pequenas flores brancas como a neve, coletadas em 2-3 inflorescências umbeladas.
Características da fruta
A cereja doce bielorrussa é uma classe de variedades de frutos grandes. Uma árvore saudável dá frutos que pesam 5,7 gramas, dotados de formato arredondado regular e superfície perfeitamente lisa. A vantagem dos bagos é o seu tamanho e forma uniformes. Cerejas maduras têm uma cor incomum - manchas de cobertura laranja são expressas em um fundo amarelo, parecendo grandes pontos borrados. A casca dos bagos é de densidade média, na qual se nota uma película cerosa.
Os pecíolos são separados dos caules alongados de espessura média sem arrancar a polpa, portanto, os bagos intactos toleram bem o transporte e são armazenados por algum tempo em local fresco.
A versatilidade da variedade permite que você use as cerejas no cozimento, processe-as em geleias e compotas, congele-as e coma-as frescas.
Qualidades de sabor
Cherry Medunitsa - o proprietário de excelente gosto. A polpa amarela tem textura firme, carnuda, macia e muito suculenta. O sabor é dominado pela doçura com notas de mel, complementadas por um aroma agradável. O suco vermelho claro tem um sabor adocicado espesso e açucarado. A casca do perfeito não é sentida ao comer frutas vermelhas. O osso pequeno é facilmente separado da polpa.
Amadurecimento e frutificação
Esta variedade é uma variedade de amadurecimento médio-precoce. A árvore dá sua primeira colheita no 4º ano após o plantio. As cerejas amadurecem ativamente em meados de julho. Devido ao amadurecimento dos bagos juntos, o período de frutificação é curto.
Produção
O potencial de rendimento da cultura é muito alto. Com um clima favorável e cuidados adequados, dos quais depende o rendimento da árvore, pode obter uma boa colheita.Em média, uma árvore saudável produz 35-40 kg de cerejas. Em escala industrial, os indicadores podem chegar a 26 toneladas por hectare de plantio.
Autofertilidade e necessidade de polinizadores
A seleção da cereja da Bielorrússia é autofértil, então você precisa cuidar do plantio de árvores polinizadoras com períodos de floração semelhantes. Os doadores produtivos são as seguintes variedades: Iput, Vityaz, Gastinets, Severnaya e Yantarnaya.
Crescendo e cuidando
É melhor plantar uma muda de cereja no início da primavera, quando o ar e o solo estão aquecidos, mas a estação de crescimento ainda não começou. Para o plantio, compre mudas anuais, que são plantadas em local ensolarado do jardim, mantendo uma distância entre as plantações de 3-4 metros, o que evitará o sombreamento, indesejável para as cerejas Medunitsa.
Os agrotécnicos da árvore incluem: rega regular, cobertura (três vezes por temporada), afrouxamento e remoção de ervas daninhas do solo, formação de copas, remoção de galhos secos e doentes, prevenção de doenças, cobertura do solo, preparação para o inverno.
Resistência a doenças e pragas
O pulmão tem alta imunidade, portanto, não sofre coccomicose, queimadura monilial e a maioria das outras doenças. A árvore também não é muito atraente para os insetos-praga, mas os ratos podem atacar, então não se pode prescindir da proteção na forma de uma malha de metal de granulação fina.
Requisitos de solo e condições climáticas
Esta variedade de cereja é caracterizada por alta resistência à geada, suportando geadas de até -25 ... 30 graus, mas as flores podem desmoronar durante o retorno das geadas em maio. A resistência da árvore à seca é média, portanto, regar é importante.
Cherry se sente confortável em solos férteis, permeáveis ao ar e à umidade com águas subterrâneas profundas. Os melhores serão amêndoas leves a médias, com acidez neutra e sem estagnação de umidade.