- Forma de fruta: coração fechado, com funil largo e ápice ligeiramente pontiagudo
- Autores: A.A. Astakhov, M.V. Kanshina, L.I. Zueva (Instituto de Pesquisa Russo de Tremoço)
- Ano de aprovação: 2009
- Tipo de crescimento: tamanho médio
- Compromisso: universal
- Produção: Alto
- coroa: piramidal, oval-arredondado, elevado, de densidade média
- Escapes: médio, reto, horizontal, cinza
- Folha: médio, obovado, verde, fosco, sem pêlos, coriáceo, curvado como um barco, pontiagudo
- Tamanho da fruta: ampla
Lena é uma variedade universal de cereja doce, produzida por especialistas do All-Russian Research Institute of Lupin. Aprovado para uso em 2009. E embora a variedade seja utilizada há pouco mais de 10 anos, suas características foram bem estudadas pelos jardineiros.
Descrição da variedade
A variedade Lena é caracterizada pelas seguintes características externas:
- árvore de vigor médio, com copa elevada oval-arredondada em forma de pirâmide;
- os rebentos são de tamanho médio, crescem horizontalmente em relação ao tronco, cinzentos com tonalidade bordô;
- os rins estão localizados em um determinado ângulo;
- folhas verdes com nervuras pronunciadas branco-acinzentadas, ovais, pontiagudas de um lado, onduladas ao longo da borda
- um lado da chapa laminada é brilhante, o outro é áspero com uma leve pilha;
- as flores têm forma de pires, grandes, do tipo umbelada, nas inflorescências formam-se 3-6 flores, que se formam nos ramos do bouquet.
Características da fruta
Os bagos são grandes, pesando 6-8 g, desenvolvem-se em forma de coração rombudo com funil largo e ponta ligeiramente pontiaguda. A casca do fruto é preto-avermelhada, com poucos pontos subcutâneos.
Qualidades de sabor
A Cereja Lena é recomendada para consumo in natura, pois só assim é possível sentir a maciez da pele e a polpa suculenta e densa. Os bagos têm sabor agridoce, com 4,7 pontos, e outra vantagem é a boa separação do osso da polpa. As bagas contêm uma grande quantidade de matéria seca e ácido ascórbico. Já as frutas são perfeitas para fazer sucos, compotas e conservas, ou como recheio de tortas.
Amadurecimento e frutificação
As primeiras bagas aparecem 4 anos após o plantio. A lena pertence a variedades de maturação tardia, ou seja, os primeiros frutos só podem ser consumidos no final de julho.
Produção
É uma variedade de alto rendimento, que dá uma média de 80 c / g, e o rendimento máximo é de 121 c / ha.
Autofertilidade e a necessidade de polinizadores
A variedade Lena não pode polinizar sozinha, por isso precisa de vizinhos polinizadores, ou seja, árvores com o mesmo período de maturação. Adequado, por exemplo, Revna, Tyutchevka, Iput, Ovstuzhenka.
Crescendo e cuidando
O cultivo da variedade apresentada é recomendado nas regiões centrais da Rússia. Os cuidados incluem irrigação, alimentação, poda, tratamento de doenças e proteção contra congelamento. Detenhamo-nos em vários pontos com mais detalhes.
- Rega.
É uma variedade que adora umidade e, no entanto, não tolera água estagnada, então plante a planta em uma área com lençóis freáticos profundos. No verão, a árvore é regada de 3 a 4 vezes, após cada procedimento, o círculo do tronco é afrouxado. Isso evita a formação de uma crosta, que pode levar à falta de oxigênio.
- Preparando-se para o inverno.
A variedade Lena pertence às variedades resistentes ao inverno, mas precisa de ajuda para sobreviver aos tempos difíceis. Portanto, no início do outono, adicione fertilizante de fósforo e potássio e, antes do início da geada, despeje água em abundância no círculo próximo ao tronco.Após a queda das folhas, reúna todas as folhas e destrua, já que vários insetos podem se instalar nelas durante o inverno.
Resistência a doenças e pragas
A variedade Lena tem excelente imunidade contra doenças comuns como moniliose ou clasterosporiose, mas às vezes pode ser afetada por doenças fúngicas.
Para evitar isso, não transborde, durante a poda, processe todas as seções com breu e remova a carniça em tempo hábil. Trate periodicamente com agentes especiais, por exemplo, Bordeaux líquido ou sulfato de cobre.
Visão geral da revisão
Entre as vantagens da variedade Lena, os jardineiros destacam a alta produtividade, a resistência a doenças e o excelente sabor da fruta. Entre as deficiências, os veranistas chamam a necessidade de polinizadores, bem como o possível congelamento de uma muda jovem, apesar da boa robustez invernal apontada pelos fabricantes. Ou seja, no primeiro ano ainda é recomendado cobrir a árvore com materiais de proteção para o inverno.