Cereja doce lapins

Cereja doce lapins
As principais características da variedade:
  • Forma de fruta: arredondado, achatado em direção ao topo
  • Mantendo a qualidade: Boa
  • Autores: Summerland Research Station, Canadá
  • Apareceu ao cruzar: Van x Stella
  • Tipo de crescimento: vigoroso
  • Compromisso: para todos os tipos de processamento, para consumo fresco
  • Produção: Alto
  • coroa: ligeiramente ramificado, esférico
  • Tamanho da fruta: ampla
  • Peso do fruto, g: 9,5-11
Veja todas as especificações

Os jardineiros devem o aparecimento de uma série de variedades de cereja doce altamente produtivas e de frutos grandes ao programa de melhoramento canadense. Uma das melhores conquistas dos cientistas canadenses é a variedade Lapins.

História de criação

Lapins foi criado em uma estação experimental em Summerland, British Columbia, Canadá. A Scientific Experimental Station, fundada em 1914, agora faz parte do Pacific Agro-Food Research Center. Esta instituição científica desempenha um papel importante na seleção mundial de cerejas doces: cerca de 80% de todas as variedades modernas desta safra de frutas com caroço foram desenvolvidas aqui.

A variedade foi cultivada em 1971 por Charles Lapins, detentor de um doutorado e uma medalha honorária da American Pomological Society por sua notável contribuição para a ciência da criação. A cereja doce Lapins é o resultado do cruzamento das variedades Van e Stella. A cultura foi aprovada para cultivo em 1983. A maioria das variedades de cereja criadas em Summerland foram nomeadas com a letra "C", mas esta variedade foi nomeada em homenagem ao seu criador em homenagem a seus méritos. A variedade há muito tempo ocupa uma posição de liderança no mercado comercial do Canadá e dos Estados Unidos.

Descrição da variedade

Lapins é uma variedade frutífera auto-fértil de cereja doce de frutos grandes para uso universal. Forma uma árvore vigorosa (2,5-4 m) com copa esférica fracamente ramificada e ramos voltados para cima. As folhas são grandes, verde-escuras no final do verão, cobrem densamente a árvore e escondem quase completamente a colheita.

Características da fruta

Os belíssimos frutos de Lapins medindo 28-30 mm e pesando 9,5-11 g são inicialmente coloridos em tons de amarelo-laranja. Gradualmente, torna-se vermelho e torna-se um vermelho escuro rico na fase de maturação. O subtom laranja é mantido. As cerejas brilhantes são redondas, com a parte superior ligeiramente achatada. O talo está firmemente preso ao galho e segura a fruta, para que a colheita não se desintegre.

A polpa vermelha é aromática, sumarenta, densa, ligeiramente crocante. As pedras de tamanho médio podem ser facilmente separadas. O suco é vermelho claro.

As frutas são resistentes a rachaduras. Têm uma separação a seco, uma excelente apresentação e são bem tolerados durante o transporte.

Qualidades de sabor

Os provadores apreciam muito o sabor da variedade, atribuindo-lhe uma pontuação quase máxima (4,8 em 5). O sabor tem um equilíbrio entre doçura e acidez. As cerejas doces são consumidas frescas, usadas para assar. As frutas podem ser congeladas, cozidas a partir delas deliciosas compotas, geléias, compotas, fazer vinho cereja ou licor.

Amadurecimento e frutificação

Os lapins cereja doce podem dar um sinal de colheita já por 2-3 anos de vida. Uma colheita abundante e completa é obtida de uma árvore de 4 anos. A variedade frutifica a meio-fim: cerca de 20 a 30 de junho, embora o processo de maturação possa se estender até meados de julho.

Depois de plantar as mudas, vai demorar muito até que você possa ver as primeiras bagas na árvore. A primeira floração ocorre apenas no quarto ano de vida da árvore. Nesse momento, a árvore produz apenas um pequeno número de flores. No quinto ano, já se pode esperar uma floração mais ativa e a primeira, embora pequena, colheita. Uma colheita decente pode ser feita por 6-7 anos.

Produção

Lapins tem um rendimento estável de 25-30 kg de bagas de uma árvore. Cerejas adultas podem apresentar produtividade recorde e chegar a 50 kg.Os frutos amadurecem quase ao mesmo tempo, a colheita pode permanecer na árvore por muito tempo, sem amadurecer demais e sem esfarelar.

Regiões em crescimento

Lapins era extremamente popular em sua terra natal no final dos anos 90 e agora está retornando à sua antiga glória. Lapins é bem conhecido na Europa, especialmente na Alemanha. É plantada em massa na Bielo-Rússia e na Ucrânia. Também é comum nas regiões do sul da Rússia. A resistência ao gelo da variedade é fraca.

Autofertilidade e necessidade de polinizadores

Lapins é uma variedade autofértil que não necessita da proximidade de outras variedades e polinização artificial. Ao mesmo tempo, essa própria cereja pode atuar como polinizador de árvores autoférteis. Floração precoce e intensa. As geadas da primavera são perigosas para os ovários futuros.

Crescendo e cuidando

Os lapins podem ser enxertados em porta-enxertos de baixo crescimento (VSL2). Uma muda saudável é plantada na primavera em um local ensolarado e sem correntes de ar em solo solto com boa drenagem. Um dos esquemas de plantio de árvores mais comuns é o de 4x2 m, porque é compacto e os brotos crescem verticalmente.

A coroa deve ser formada para fins sanitários e para aumentar a produtividade. A cobertura é aplicada no plantio, dura 3 anos, depois os fertilizantes necessários são usados ​​sazonalmente.

As cerejas doces são plantadas em local ensolarado e bem protegido do vento. O solo deve ser fértil, solto e permeável à umidade. Existem duas opções para o plantio de cerejas - primavera e outono. A primeira opção é a mais preferida e é adequada para todas as regiões de cultivo. Na região Sul, o plantio pode ser feito no outono.
Um dos benefícios do enxerto de uma árvore é restaurar as plantas crescidas demais, melhorar o sabor da fruta e adaptar as variedades do sul a climas frios. Se você seguir todas as recomendações dos especialistas, poderá fortalecer o sistema imunológico das cerejas, e ele ficará mais resistente a pragas e doenças.
Para colher uma safra rica e saborosa de cereja todos os anos, você precisa cuidar dela adequadamente. A rega oportuna é uma das etapas essenciais do cuidado. A taxa de irrigação de uma cerejeira depende diretamente de quão seco e quente o clima é e da quantidade de precipitação. Basicamente, as cerejas precisam ser regadas cerca de 3 a 5 vezes por temporada, dependendo das condições climáticas da sua região.
Uma das medidas agrotécnicas mais importantes no cultivo da cereja doce é a poda correta e oportuna. A poda correta elimina o consumo de nutrientes para brotos inférteis, portanto, mais oligoelementos são enviados para os ramos frutíferos. Esse processo aumenta a qualidade e a quantidade da colheita.

Resistência a doenças e pragas

Lapins é suscetível a ataques de insetos, a pulverização preventiva é necessária.

A variedade é suscetível à moniliose, então é necessário remover completamente os brotos afetados e usar fungicidas. Nas características da variedade, é declarada boa imunidade à clasterosporia e à coccomicose, mas os jardineiros afirmam que o agente causador da coccomicose ainda costuma infectar a planta.

Ao cuidar das cerejas, é necessário proteger-se atempadamente contra várias pragas e patógenos. Dependendo da causa e da natureza do curso, todas as doenças da cereja podem ser condicionalmente divididas em várias categorias - infecciosas e não infecciosas. Cada categoria de doenças prevê seu próprio plano e método de tratamento, o uso de certas drogas e remédios populares.
O cultivo próprio de cerejas doces é um processo complicado. É importante seguir todas as sutilezas e técnicas necessárias para que a árvore frutífera crie raízes. Existem várias maneiras de propagar cerejas: enxerto em outra árvore, estacas, crescimento de uma pedra, propagação por brotos de raiz ou estratificação.
Características principais
Autores
Summerland Research Station, Canadá
Apareceu ao cruzar
Van x Stella
Compromisso
para todos os tipos de processamento, para consumo fresco
Produção
Alto
Madeira
Tipo de crescimento
vigoroso
coroa
fracamente ramificado, esférico
Galhos
dirigido para cima
Fruta
Tamanho da fruta
ampla
Peso do fruto, g
9,5-11
Forma de fruta
arredondado, achatado em direção ao topo
Cor de fruta
vermelho, com uma tonalidade laranja
Pele
brilhante
Cor da polpa
vermelho
Polpa (consistência)
suculento
Gosto de fruta
rico, bom, doce
Cor do suco
luz vermelha
Aparência
muito bonito decorativo
Degustação de frutas
4,8 pontos
Mantendo a qualidade
Boa
Crescente
Autofertilidade
fértil
Variedades de polinizadores
Frutado grande, anúncio, Francis
Resistência de inverno
fraco
Resistente a quebra de frutas
pouco ou pouco sensível
Resistência à coccomicose
Alto
Resistência à moniliose
receptivo
Resistência de Clasterosporium
Alto
Maturação
Termos de amadurecimento
meio tarde
Período de frutificação
terceira década de junho
Avaliações
Não há comentários.
Variedades populares de cerejas
Cherry Bryanochka Bryanochka Cereja doce Bryansk rosa Bryansk rosa Cereja doce coração de touro Coração de touro Cherry Valery Chkalov Valery Chkalov Cereja Vasilisa Vasilisa Cherry Veda Veda Cereja amarela drogan Drogana amarelo Cherry Iput Eu coloco Cereja italiana italiano Cherry Cordia Cordia Cereja de frutos grandes De frutos grandes Cereja Leningradskaya preta Leningrado preto Bebê cereja doce Bebê Narodnaya cereja doce Povos Cereja Ovstuzhenka Ovstuzhenka Presente de cereja para Stepanov Presente para Stepanov Doce cereja jardim doméstico amarelo Amarelo quintal Cherry Revna Com ciumes Cereja Regina Regina Cherry Rechitsa Rechitsa Cherry Rondo Rondó Doce cereja querida Amada Cereja Sylvia Silvia Cherry Tyutchevka Tyutchevka Cherry Fatezh Fatezh Cereja doce Franz Joseph Franz Joseph Cereja helena Helena Cherry Chermashnaya Chermashnaya Cereja doce julia Yuliya Cherry Yaroslavna Yaroslavna
Todas as variedades de cerejas - 71 unid.
Outras culturas
Variedades de damasco Variedades de damasco Variedades de ameixa cereja Variedades de ameixa cereja Variedades de berinjela Variedades de berinjela Variedades de uva Variedades de uva Variedades de cereja Variedades de cereja Variedades de mirtilo Variedades de mirtilo Variedades de ervilha Variedades de ervilha Variedades de pêra Variedades de pêra Variedades de amora Variedades de amora Variedades de madressilva Variedades de madressilva Variedades de morango (morango) Variedades de morango (morango) Variedades de abobrinha Variedades de abobrinha Variedades de repolho Variedades de repolho Variedades de batata Variedades de batata Variedades de groselha Variedades de groselha Variedades de cebola Variedades de cebola Variedades de framboesa Variedades de framboesa Variedades de cenoura Variedades de cenoura Variedades de pepino Variedades de pepino Variedades de pêssego Variedades de pêssego Variedades de pimenta Variedades de pimenta Variedades de salsa Variedades de salsa Variedades de rabanete Variedades de rabanete Variedades de rosa Variedades de rosa Variedades de beterraba Variedades de beterraba Variedades de ameixa Variedades de ameixa Variedades de groselha Variedades de groselha Variedades de tomate Variedades de tomate Variedades de abóbora Variedades de abóbora Variedades de endro Variedades de endro Variedades de couve-flor Variedades de couve-flor Variedades de cereja Variedades de cereja Variedades de alho Variedades de alho Variedades de maçã Variedades de maçã

Cozinha

Quarto

Mobiliário