- Forma de fruta: redondo largo
- Folhagem: médio
- Autores: Instituto de Horticultura Irrigada UAAS
- Ano de aprovação: 1986
- Tipo de crescimento: vigoroso
- Compromisso: universal
- Produção: Alto
- Altura da árvore, m: 5
- coroa: esférico, densidade média
- Folha: grande, alongado, pontiagudo para cima, bordas finamente serrilhadas, verde escuro
Cereja de frutos grandes - uma variedade única. Bagas ligeiramente maiores podem ser encontradas no Melitopol preto, mas, em média, a cereja doce de frutos grandes não tem concorrentes. A variedade tem muitas outras vantagens.
História de criação
Cherry Large-frutited foi criada em 1986 no Instituto de Horticultura Irrigada da Academia Ucraniana de Ciências Agrárias (UAAS). O cruzamento envolveu a cereja doce de frutos amarelos Napoleão branco (planta-mãe), a luxuosa variedade Valery Chkalov, a Elton com frutos amarelo alaranjado muito saborosos e a muda francesa Zhabule (polinizadores). O resultado foi um híbrido com bagas incrivelmente grandes, suculentas e doces.
Descrição da variedade
Árvore alta, com até 5 m de altura, ativa, de crescimento rápido. A coroa é linda, redonda, de densidade média. A folhagem é verde escura, grande. Frutas nos ramos do buquê. As flores são grandes, brancas, aparecem em maio. Os pecíolos são de comprimento médio, durante a época da colheita separam-se perfeitamente dos frutos, deixando um rasto seco e limpo.
Características da fruta
Os bagos desta cereja justificam o seu nome, são realmente muito grandes. O peso de uma baga é de 10-18 gramas (para comparação, o peso médio das cerejas comuns é de 8 gramas). A forma é amplamente redonda, ligeiramente cordada. A cor dos frutos maduros é apetitosa - é uma cor vermelha escura rica com espessamento nas bordas. A pele é brilhante, fina, densa. Os frutos toleram muito bem o transporte. A polpa é suculenta, ligeiramente cartilaginosa, de cor vermelha escura. A pedra é grande, mas separa-se perfeitamente da polpa.
Qualidades de sabor
O sabor é doce e azedo, rico e harmonioso. A pontuação da degustação é bastante alta - 4,6 pontos. Esta é uma cereja versátil. É maravilhoso fresco, em sobremesas, em saladas de frutas e em decorações de pratos. Adequado para qualquer peça de trabalho: sucos, compotas, licores, vinhos, geleias, confitures, compotas, conservas.
Amadurecimento e frutificação
Os períodos de maturação são médios, a colheita começa no final de junho. A casta tem uma boa maturação, pode-se ver os frutos já a partir do 4º ano.
Produção
O rendimento é bom - 60-70 kg por árvore (em média).
Regiões em crescimento
A variedade apresenta alta robustez de inverno, mas apenas na classe de cereja doce. E essas árvores ainda não estão bem adaptadas às condições da Federação Russa. A variedade é mais adequada para o cultivo na região do norte do Cáucaso. Se houver desejo de cultivar esta variedade luxuosa em outras regiões da Federação Russa, ela deve ser fornecida com alta tecnologia agrícola.
Autofertilidade e a necessidade de polinizadores
A variedade é parcialmente autofértil. Para uma melhor colheita, são necessárias árvores de outras variedades nas proximidades: Francis, Surprise, Dyber Chorna, Bigarro Oratovsky.
Crescendo e cuidando
A escolha de um local de pouso deve ser abordada com cuidado. Todos os locais úmidos, baixos e ventosos devem ser excluídos. Um terreno ideal para cerejas é ensolarado, com uma temperatura ainda quente, com solo solto e permeável à umidade, sem lençol freático próximo. A árvore é resistente ao inverno, mas não tolera molhar.
Uma árvore é plantada na primavera, tendo-se preparado previamente a cova de plantio no outono.Se o solo for pobre e pesado, deve-se cavar um grande buraco, com pelo menos 1 metro de diâmetro. Fertilizantes de húmus, potássio e fósforo são despejados no fundo. É aconselhável mergulhar as raízes da planta em um purê de húmus, argila e cinza peneirada. O colar da raiz deve estar ligeiramente acima do nível do solo.
A seguir, você precisará dos cuidados habituais com as cerejas: poda e modelagem regular da árvore, rega, fertilização, tratamento de doenças e pragas.
Todas as cerejas crescem intensamente, por isso precisam de poda habilidosa. É iniciado no 3º ano de vida da muda. Para evitar que a árvore cresça muito, não apenas os galhos são encurtados, mas também o topo.
Abrigo para o inverno é necessário apenas para mudas jovens. O método é escolhido a seu critério. O mais seguro é uma moldura forrada com um tecido não tecido. Mas você pode cobrir com galhos de abeto padrão, serapilheira. Polvilhe o solo com serragem seca ou húmus.
O período mais importante para o cuidado é a primavera, quando os raios do sol aquecem a casca e o frio pode vir de baixo. A árvore pode se queimar e a infecção penetrará nas áreas danificadas da casca. Para proteger as cerejas do sol caprichoso da primavera, o tronco é caiado de branco desde o outono. A melhor mistura para a cal é uma composição de 3 kg de cal apagada, 0,5 kg de sulfato de cobre e 3-4 colher de chá. pasta de farinha. Tudo isso é diluído em 10 litros de água, bem mexido e deixado em infusão.
A variedade apresenta boa resistência à moniliose, acima da média, mas pode ser levemente afetada pela coccomicose. Portanto, antes que os botões se dissolvam, os ramos são pulverizados com líquido bordalês ou outras preparações que contenham cobre. Durante o ano eles usam "Fitosporin" - este produto biológico é seguro para humanos. Se forem observados sinais de doença, os fungicidas (por exemplo, "Topázio", "Hórus") devem ser tratados "em um cone verde", na época da floração e imediatamente após a colheita.
As medidas preventivas também são importantes: limpeza completa das folhas caídas, caiação dos troncos e ramos, remoção oportuna de todas as folhas, ramos e frutos danificados.
Todas as cerejas não são muito exigentes para regar, no entanto, durante os períodos de seca podem perceber a falta de humidade com sensibilidade. Regue a cereja doce de frutos grandes conforme necessário, dependendo do verão. Em média, 4 regas são necessárias por estação: 1 na primavera, 2 durante a estação de cultivo e uma recarga de água no outono. No entanto, se a planta for jovem e o verão for seco, pode ser necessária uma rega semanal.
Chokeberry adora fertilizantes, a baga torna-se ainda mais deliciosa. A partir do 2º ano de vida, a árvore é fecundada no outono. Use húmus, sal de potássio, superfosfato. É preferível aplicar húmus sólido, espalhando-se no solo à volta da árvore, ligeiramente desenterrado, os fertilizantes potássicos e de fósforo são colocados em pequenas ranhuras feitas à volta do círculo do tronco.
Regue abundantemente, despejando pelo menos 2 baldes de água sobre a planta, certifique-se de que o solo fica molhado a pelo menos 40 cm. A rega deve ser uniforme, sem períodos de excesso ou falta de humidade. O fluxo uniforme de umidade durante o período de amadurecimento é especialmente importante. As cerejas doces dessa variedade têm frutos grandes e derramados, portanto, apresentam tendência a rachar.
Visão geral da revisão
As críticas são extremamente positivas. Durante a época da colheita, a cereja de frutos grandes é tão eficaz que fica imediatamente claro que tem poucos competidores. Um galho pode trazer meio quilo de frutas vermelhas. As bagas podem rachar se chover ativamente, mas haverá poucas delas na massa total. E os jardineiros perdoam a planta por esse pequeno defeito - a planta forma bagas ativamente, os galhos parecem tão viçosos que a aparência de algumas bagas quebradas não é de todo surpreendente. Os bagos são densos, ideais para o transporte. Também têm um sabor excelente: são doces, mas nada insípidos, o sabor contém exatamente aquela porção de acidez, o que torna o sabor brilhante, contrastante. A planta é despretensiosa em regiões de cultivo adequadas, irá interessar a todos os que cultivam cerejas para si ou para venda.