- Poda: requer poda curta para induzir o crescimento do rebento
- Forma de fruta: em forma de coração
- Mantendo a qualidade: 4 a 7 dias
- Pedúnculo: grande
- Autores: Checo
- Sinônimos de nomes: Kordia
- Tipo de crescimento: vigoroso
- Compromisso: universal
- Produção: Alto
- Altura da árvore, m: 4-5
Cherry Cordia é uma das melhores variedades tardias para uso universal. Seus frutos são muito bonitos, e não é surpreendente que esta variedade tcheca seja tão popular não só em sua terra natal, mas em toda a Europa, incluindo a Rússia.
História de criação
Uma variedade da cultura da cereja Kordia é originária de um país europeu como a República Tcheca. Na verdade, é uma muda aleatória obtida por meio de polinização livre. E se os tchecos chamam a variedade Kordit, então no continente norte-americano, onde também se espalhou, ela tem um nome diferente - Ática. A variedade é tão popular em todos os lugares por sua aparência cativante e excelente sabor.
Descrição da variedade
A árvore é vigorosa, possui uma copa delgada em forma de cone ou esfera. A planta forma muitos brotos. Aos 4-5 anos, começa a formar frutos principalmente nos ramos do bouquet, bem como no crescimento anual. Pode definir frutas nos brotos.
A diferença é que uma árvore jovem cresce muito rapidamente, depois de um ano a planta já terá 1,6-1,7 m de altura.Em seguida, quando a árvore já tiver crescido e começar a dar frutos, o crescimento do tronco e dos galhos irá parar gradualmente. As raízes da planta têm força, volume e são rasas. A folhagem da árvore é densa, folhas ovais cobrem alguns dos frutos.
Características da fruta
Cereja Cordia distingue-se pelos grandes (até 28 mm de largura) e bonitos frutos silvestres. Seu peso normal é de 8 a 10 G. Os frutos não apodrecem na chuva, não racham, portanto são bem transportáveis em longas distâncias. Os bagos podem ficar muito tempo pendurados no galho, pelo que a colheita pode ser efectuada lentamente, os bagos permanecem intactos em qualquer caso.
O formato da cereja lembra o formato de um coração, a casca preta carmim tem uma tonalidade bronze. Os frutos são fixados em caule forte e longo (até 5 cm).
Qualidades de sabor
O fruto é caracterizado por um rubi incomumente bonito e polpa suculenta, que é caracterizada por sua carnosidade e densidade. O sabor é doce, característico da cultura, com um aroma reconhecível a cereja. As características gustativas foram muito apreciadas pelo comitê de degustação: 4,8 pontos foram atribuídos em uma escala de 5 pontos. O grande tamanho da pedra da baga separa-se da polpa com bastante facilidade, o que a torna mais fácil de usar. Na maioria das vezes, as cerejas doces são consumidas frescas, desfrutando plenamente de seu excelente sabor e aroma.
Você pode guardar uma baga saborosa por até 5 dias na geladeira (compartimento principal), de 8 a 9 meses, ou seja, até a primavera, no freezer, e até um ano - com ajuda de conservação e secagem térmica .
Amadurecimento e frutificação
A cerejeira dará frutos para a temporada 4-5. A época de floração é média, dependendo da região e do clima. Pode ser a década de 3 de abril ou o início de maio. Por exemplo, nas regiões do sul será possível comer frutas vermelhas já no final de junho. Nas regiões centrais, a vindima começa de 25 a 28 de julho. Além disso, os frutos maduros sentam-se firmemente nos galhos, por isso é fácil de colher, você pode fazer isso não imediatamente, mas em várias abordagens.
Produção
A produtividade da variedade europeia é bastante alta e dependerá da tecnologia agrícola e do clima de uma determinada região, mas em média está na faixa de 25-50 kg por planta.
Regiões em crescimento
Como todas as cerejeiras, Cordia é termofílica. Portanto, é preferível que a cultura seja cultivada nas regiões do sul. Quanto à zona climática central, aqui a cultura é mais frequentemente cultivada na região Centro e no noroeste da parte europeia do país.
Autofertilidade e a necessidade de polinizadores
Como a Cordia é autofértil, a árvore precisa de variedades polinizadoras. Portanto, vale a pena plantar cerejeiras nas proximidades com períodos de floração adequados. Por exemplo, podem ser variedades:
- Valery Chkalov;
- Burlat;
- Regina;
- Valeria;
- Karina;
- Wang;
- Aelita;
- Schneider atrasado;
- Cume.
Crescendo e cuidando
A variedade de cereja Cordia é uma cultura que adora umidade e reage muito mal às condições áridas. É muito importante regar a planta regularmente e em abundância. Isso é especialmente necessário para árvores jovens durante a brotação, bem como quando os ovários aparecem.
No que diz respeito à robustez invernal, é uma característica marcante da variedade Cordia. As plantas maduras podem tolerar temperaturas tão baixas quanto -25 ° C, mas as plantas jovens sofrem severamente com as geadas de inverno. O principal é isolar bem o fuste, para cobrir o círculo do tronco. Especialmente as temperaturas frias podem fazer com que as plantas congelem.
Resistência a doenças e pragas
A árvore europeia é bastante resistente à maioria das doenças padrão características das variedades de cereja, mas uma queimadura monilial pode ser perigosa para a cultura. Para evitar o risco de infecção, é muito importante não se esquecer de tratar Cordia com fungicidas, e também é importante tomar medidas preventivas, fazer constantemente a alimentação necessária a fim de manter e aumentar sua imunidade.