Cherry Iput

Cherry Iput
As principais características da variedade:
  • Forma de fruta: sincero
  • Folhagem: Boa
  • Pedúnculo: curto, grosso
  • Autores: M. V. Kanshina, A. I. Astakhov (Instituto de Pesquisa Russo de Tremoço)
  • Apareceu ao cruzar: 3-36 x 8-14
  • Ano de aprovação: 1993
  • Tipo de crescimento: tamanho médio
  • Compromisso: universal
  • Altura da árvore, m: 4-5
  • coroa: largo piramidal, bem frondoso
Veja todas as especificações

Cherry Iput foi batizada em homenagem ao rio de mesmo nome, que pode ser visto na região de Bryansk. Esta variedade é caracterizada por incríveis qualidades de frutas e sabor maravilhoso.

História de criação

O instituto de pesquisa, que estava trabalhando no melhoramento desta variedade, está localizado na região de Bryansk. Os autores de Iput são M. V. Kanshina e A. A. Astakhov. Demorou três anos para realizar os testes pertinentes, resultando em uma árvore com finalidade universal de frutas. Iput foi colocado em uso em 1993.

Descrição da variedade

Iput pertence a árvores de tamanho médio, que em média atingem 4–5 m. A árvore tem uma copa larga piramidal com boa folhagem.

Cherry Iput tem características distintivas características: folhagem verde escura, folha ligeiramente côncava. Não há pubescência nos rebentos, eles próprios são cinzento-azeitona.

Muito bonita variedade Iput floresce com grandes flores brancas. 3-4 deles são formados em uma inflorescência. As frutas aparecem nos ramos do buquê.

Características da fruta

Iput é valorizado por seus frutos grandes, de 5,3 a 9,7 g, de formato redondo e vermelho escuro. Quando a cereja está bem madura, é quase preta.

O Iputi também possui outras características, por exemplo, o pedúnculo curto e a casca brilhante da fruta. A polpa, assim como a superfície da cereja, é de cor vermelha escura, sua densidade é média. Estes frutos são muito sumarentos e de sabor delicado, o caroço separa-se bem da polpa.

É impossível não falar sobre os benefícios das cerejas Iput. Contém grande quantidade de vitamina C, pelo que os frutos são muito úteis para o organismo.

Qualidades de sabor

As frutas contêm 11% de açúcares e 0,5% de ácidos. Eles têm um sabor doce e têm uma marca de degustação de 4,5.

Amadurecimento e frutificação

Em 4-5 anos após o plantio das mudas, você pode obter a primeira colheita desta variedade de cerejas doces. As frutas amadurecem cedo, então você pode desfrutar de frutas doces de caroço no início do verão.

Depois de plantar as mudas, vai demorar muito até que você possa ver as primeiras bagas na árvore. A primeira floração ocorre apenas no quarto ano de vida da árvore. Nesse momento, a árvore produz apenas um pequeno número de flores. No quinto ano, já se pode esperar uma floração mais ativa e a primeira, embora pequena, colheita. Uma colheita decente pode ser feita por 6-7 anos.

Produção

Quanto à produtividade da variedade descrita, o indicador médio foi registrado em torno de 73 c / ha. O indicador máximo de 146 c / ha também foi registrado. Muito depende da qualidade do atendimento que o produtor de árvores oferece.

Regiões em crescimento

O Iput é plantado na Região Central e na Região Central da Terra Negra, mas a árvore também pode ser encontrada em outras regiões do nosso país.

Autofertilidade e necessidade de polinizadores

Esta variedade de cereja é autofértil, o que significa que polinizadores adicionais precisarão ser plantados no local. Isso inclui outras variedades de cerejas:

  • Com ciumes;
  • Tyutchevka;
  • Raditsa;
  • Rosa Bryansk;
  • Ovstuzhenka.

Crescendo e cuidando

As mudas de cereja Iput são plantadas no início da primavera ou no final do outono. Cave um buraco com o dobro da largura da raiz e tão fundo que a árvore caia no solo 5 cm mais fundo do que no viveiro. As raízes devem ser distribuídas uniformemente. Ao preencher o buraco, pode colocar um suporte que ajude a cereja a ficar de pé.

O poço de pouso não é totalmente preenchido, primeiro até o meio, depois o solo é compactado e, novamente, a terra é despejada até o topo. Com este método, o aparecimento de bolsas de ar é excluído e as raízes de Iput são protegidas da hipotermia.

É aconselhável fertilizar a variedade de cereja descrita após o plantio. Para isso, uma pequena bolsa é formada ao redor do tronco a uma distância de 10 cm e nele é colocado esterco. Em seguida, regue a árvore com 5 a 10 litros de água. Após o plantio na primavera, este procedimento deve ser repetido regularmente.

Antes de plantar cerejas doces da variedade Iput, vale a pena enriquecer o solo com composto (6–8 kg por 1 m 2). Ao aplicar lixo orgânico a esta árvore, dê à planta mais nitrogênio depois.

As doses exatas de fertilizantes para Iput são determinadas com base em uma análise química do solo ou das folhas e, caso não tenhamos oportunidade de realizar tal estudo, com base em observações do estado da planta. Doses aproximadas de macronutrientes por 1 hectare de pomar de cereja Iput são:

  • 40–70 kg N;
  • 30-60 kg de P2O5;
  • 50–80 kg K2O.
As cerejas doces são plantadas em local ensolarado e bem protegido do vento. O solo deve ser fértil, solto e permeável à umidade. Existem duas opções para o plantio de cerejas - primavera e outono. A primeira opção é a mais preferida e é adequada para todas as regiões de cultivo. Na região Sul, o plantio pode ser feito no outono.
Um dos benefícios do enxerto de uma árvore é restaurar as plantas crescidas demais, melhorar o sabor da fruta e adaptar as variedades do sul a climas frios. Se você seguir todas as recomendações dos especialistas, poderá fortalecer o sistema imunológico das cerejas, e ele ficará mais resistente a pragas e doenças.
Para colher uma safra rica e saborosa de cereja todos os anos, você precisa cuidar dela adequadamente. A rega oportuna é uma das etapas essenciais do cuidado. A taxa de irrigação de uma cerejeira depende diretamente de quão seco e quente o clima é e da quantidade de precipitação. Basicamente, as cerejas precisam ser regadas cerca de 3 a 5 vezes por temporada, dependendo das condições climáticas da sua região.
Uma das medidas agrotécnicas mais importantes no cultivo da cereja doce é a poda correta e oportuna. A poda correta elimina o consumo de nutrientes para brotos inférteis, portanto, mais oligoelementos são enviados para os ramos frutíferos. Esse processo aumenta a qualidade e a quantidade da colheita.

Resistência a doenças e pragas

Ao descrever a variedade Iput cereja, é necessário falar sobre a resistência a doenças e pragas. Se a precipitação ocorrer com frequência, então, sob tais condições de umidade, os frutos podem rachar parcialmente.

As doenças fúngicas praticamente não afetam essa árvore, e ela também tem boa imunidade a coccomicose e clasterosporium.

Iput é afetado pela Moniliose. Como medida preventiva, utiliza-se uma solução de Bordeaux líquido a 3%, cujo tratamento é realizado na fase de inchaço dos rins. Será necessário repetir a pulverização a cada 2-3 semanas, mas a solução já deve ser 1%. O desbaste oportuno da copa e a remoção de frutos podres e folhagem ao redor do tronco ajudam a reduzir a probabilidade de Iputi ser afetado por esta doença. O líquido bordalês também ajuda na podridão de frutas perfuradas, assim como manchas marrons.

Pulgões, mariposas ciganas e mariposas de caule grosso aparecem em Iput em diferentes épocas de cultivo. A preparação "Inta-Vir" é utilizada como meio de processamento. Para prevenir a infecção, é necessário retirar os brotos das raízes das cerejas, caiar as plantas no outono e retirar os frutos podres do solo.

Ao cuidar das cerejas, é necessário proteger-se atempadamente contra várias pragas e patógenos. Dependendo da causa e da natureza do curso, todas as doenças da cereja podem ser condicionalmente divididas em várias categorias - infecciosas e não infecciosas. Cada categoria de doenças prevê seu próprio plano e método de tratamento, o uso de certas drogas e remédios populares.

Requisitos de solo e condições climáticas

Iput demonstra boa resistência de inverno. Esta árvore é capaz de suportar temperaturas de até -30 ° C. Mesmo com essa geada, não são observados danos aos brotos. No entanto, as cerejas Iput podem sofrer se houver um forte aquecimento e, em seguida, uma onda de frio com uma queda na temperatura para marcas negativas.

Quanto à seca, a Iput lida bem com ela. Mesmo se não chover por 8 dias, não há necessidade de rega frequente. Basta umedecer o solo uma vez, mas até a profundidade de 40 cm, pelo contrário, a umidade elevada é destrutiva para o Iput.

É melhor escolher um local para plantar com solo leve, deve ser fértil. Solo franco-arenoso ou argiloso com pH neutro é o ideal.

Para as cerejas desta variedade, escolha um local ensolarado e sem corrente de ar. As terras baixas não são adequadas para o plantio, pois há água estagnada.

O cultivo próprio de cerejas doces é um processo complicado. É importante seguir todas as sutilezas e técnicas necessárias para que a árvore frutífera crie raízes. Existem várias maneiras de propagar cerejas: enxerto em outra árvore, estacas, crescimento de uma pedra, propagação por brotos de raiz ou estratificação.
Características principais
Autores
M. V. Kanshina, A. I. Astakhov (Instituto de Pesquisa Russo de Tremoço)
Apareceu ao cruzar
3-36 x 8-14
Ano de aprovação
1993
Compromisso
universal
Rendimento médio
73 c / ha
Rendimento máximo
146 c / ha
Madeira
Tipo de crescimento
tamanho médio
Altura da árvore, m
4-5
coroa
largo piramidal, bem frondoso
Escapes
grosso, reto, cinza oliva, sem pubescência
Folhagem
Boa
Folha
alongado ovalado, grande, verde escuro, o ápice é fortemente pontiagudo, a base é arredondada, o serrilhado tem crista dupla, a placa é ligeiramente côncava, ondulada, não há pubescência
Flores
grande, em forma de pires, branco
Número de flores por inflorescência
3-4
Tipo de frutificação
em ramos de buquê
Fruta
Tamanho da fruta
ampla
Tamanho da fruta, mm
21x22x20
Peso do fruto, g
5,3-9,7
Forma de fruta
franco
Cor de fruta
vermelho escuro, quase preto quando totalmente maduro
Pedúnculo
curto, grosso
Pele
lustroso
Cor da polpa
Vermelho escuro
Polpa (consistência)
densidade média, suculento, macio
Gosto de fruta
doce
Cor do suco
Vermelho escuro
Peso ósseo, g
0,27
Separabilidade do osso da polpa
média
Desprendimento de frutas
Boa
Aparência
bela
Composição de frutas
16,6% - matéria seca, 11% - açúcares, 0,5% - ácidos, 11,5 mg / 100 g - ácido ascórbico
Degustação de frutas
4,5 pontos
Crescente
Autofertilidade
auto-infértil
Variedades de polinizadores
Revna, Tyutchevka, Raditsa, rosa Bryansk, Ovstuzhenka
Resistência de inverno
Boa
O solo
leve, fértil, franco-arenoso ou argiloso, com acidez neutra
Localização
ensolarado e protegido de ventos frios, não deve ser localizado em planície ou qualquer outro local onde a estagnação da água seja possível
Regiões em crescimento
Central, TsCHO
Resistente a quebra de frutas
parcialmente rachado em anos chuvosos
Resistência a doenças e pragas
estável
Resistência a doenças fúngicas
altamente resistente
Resistência à coccomicose
tem boa imunidade
Resistência de Clasterosporium
tem boa imunidade
Maturação
Maturidade precoce
4-5 anos após o plantio
Termos de amadurecimento
cedo
Avaliações
Não há comentários.
Variedades populares de cerejas
Cherry Bryanochka Bryanochka Cereja doce Bryansk rosa Bryansk rosa Cereja doce coração de touro Coração de touro Cherry Valery Chkalov Valery Chkalov Cereja Vasilisa Vasilisa Cherry Veda Veda Cereja amarela drogan Drogana amarelo Cherry Iput Eu coloco Cereja italiana italiano Cherry Cordia Cordia Cereja de frutos grandes De frutos grandes Cereja Leningradskaya preta Leningrado preto Bebê cereja doce Bebê Narodnaya cereja doce Povos Cereja Ovstuzhenka Ovstuzhenka Presente de cereja para Stepanov Presente para Stepanov Doce cereja jardim doméstico amarelo Amarelo quintal Cherry Revna Com ciumes Cereja Regina Regina Cherry Rechitsa Rechitsa Cherry Rondo Rondó Doce cereja querida Amada Cereja Sylvia Silvia Cherry Tyutchevka Tyutchevka Cherry Fatezh Fatezh Cereja doce Franz Joseph Franz Joseph Cereja helena Helena Cherry Chermashnaya Chermashnaya Cereja doce julia Yuliya Cherry Yaroslavna Yaroslavna
Todas as variedades de cerejas - 71 unid.
Outras culturas
Variedades de damasco Variedades de damasco Variedades de ameixa cereja Variedades de ameixa cereja Variedades de berinjela Variedades de berinjela Variedades de uva Variedades de uva Variedades de cereja Variedades de cereja Variedades de mirtilo Variedades de mirtilo Variedades de ervilha Variedades de ervilha Variedades de pêra Variedades de pêra Variedades de amora Variedades de amora Variedades de madressilva Variedades de madressilva Variedades de morango (morango) Variedades de morango (morango) Variedades de abobrinha Variedades de abobrinha Variedades de repolho Variedades de repolho Variedades de batata Variedades de batata Variedades de groselha Variedades de groselha Variedades de cebola Variedades de cebola Variedades de framboesa Variedades de framboesa Variedades de cenoura Variedades de cenoura Variedades de pepino Variedades de pepino Variedades de pêssego Variedades de pêssego Variedades de pimenta Variedades de pimenta Variedades de salsa Variedades de salsa Variedades de rabanete Variedades de rabanete Variedades de rosa Variedades de rosa Variedades de beterraba Variedades de beterraba Variedades de ameixa Variedades de ameixa Variedades de groselha Variedades de groselha Variedades de tomate Variedades de tomate Variedades de abóbora Variedades de abóbora Variedades de endro Variedades de endro Variedades de couve-flor Variedades de couve-flor Variedades de cereja Variedades de cereja Variedades de alho Variedades de alho Variedades de maçã Variedades de maçã

Cozinha

Quarto

Mobiliário