- Forma de fruta: oval alongado, sutura abdominal pequena, quase imperceptível
- Folhagem: Boa
- Pedúnculo: comprimento e espessura médios
- Ano de aprovação: 1959
- Tipo de crescimento: vigoroso
- Compromisso: universal
- Produção: Alto
- coroa: amplamente redondo, espalhando-se, denso, ligeiramente inclinado, fortemente ramificado
- Escapes: marrom claro com uma flor cinza, sem coloração de antocianina
- Folha: Acima do tamanho médio, oval ou oblongo-ovalado, verde escuro, de espessura média, elástico, pontiagudo, liso, pubescente por baixo
A cereja doce preta francesa é conhecida dos jardineiros há muito tempo e é amplamente cultivada nas regiões do sul do país. E é atraente, em primeiro lugar, por sua resistência a doenças e por frutas saborosas e de alta qualidade.
História de criação
A única coisa que se sabe sobre a origem da variedade de cereja preta francesa é que ela vem da Europa Ocidental, de onde foi trazida para a Rússia na década de 40 do século passado. Não há informações sobre a história da criação. O Centro Científico Federal de Horticultura, Viticultura e Vinificação do Cáucaso do Norte (Krasnodar) tornou-se o autor do pedido de permissão de uso.
A aplicação foi feita pela organização na distante 41ª. Desde 1947, a cultura está sendo testada pelo estado, após o qual, em 1959, foi incluída no Registro Estadual da região do Cáucaso do Norte (incluindo o Território Krasnodar e a República da Adiguésia). Hoje é a variedade de maturação tardia mais comum cultivada no Território de Krasnodar.
Descrição da variedade
O French Black é uma árvore vigorosa com uma copa densa, bem frondosa e bem arredondada, que pende ligeiramente e fortemente com ramos. Os rebentos anuais são castanhos claros com uma flor cinzenta. As folhas são ovais, de tamanho 161x78 mm, de espessura média, têm a ponta fortemente pontiaguda, bordos serrilhados. A superfície da folha é lisa por cima e por baixo com pubescência nas nervuras. A placa da folha é ligeiramente levantada nas bordas.
Flores brancas de tamanho médio são coletadas em inflorescências de 2 a 4 peças. A cultura frutifica em ramos de bouquet de idades irregulares e parcialmente nos rebentos do ano passado.
Características da fruta
As bagas são muito bonitas e brilhantes. Eles são vermelho-escuros, quase pretos. Todos amadurecem ao mesmo tempo, não estão sujeitos a rachaduras. Eles têm uma separação a seco de um caule fino de comprimento médio. Os frutos são bastante grandes: 6,5–7,5 g, oval, de formato alongado. A sutura abdominal é quase invisível.
Qualidades de sabor
As características gustativas das cerejas europeias também são excelentes. O doce baga tem sabor de sobremesa, a polpa vermelha é suculenta e bastante densa. Pedra de tamanho médio separa-se bem da polpa. Composição da fruta:
- 13,3% - matéria seca;
- 18,5% de açúcar;
- 0,8% de ácido;
- 7,7 mg / 100 g - ácido ascórbico.
O objetivo do produto é universal. Esta é uma sobremesa maravilhosa, assim como lindas frutas vermelhas vão decorar qualquer confeitaria. As cerejas doces podem ser congeladas, submetidas a qualquer processamento para se obter um delicioso produto caseiro, como compotas, sumos ou compotas.
Amadurecimento e frutificação
O preto francês amadurece tarde, no final de junho. A árvore começa a dar frutos apenas aos 6 ou 7 anos. No entanto, ela vive por muito tempo: um quarto de século.
Produção
A produtividade da cereja é alta. Os rendimentos médios estão na faixa de 8,5-10,5 t / ha, o máximo atinge 18-19 t / ha.
Autofertilidade e necessidade de polinizadores
A cultura é autofértil e requer o plantio de árvores nas proximidades para ajudar na polinização cruzada. Entre as variedades mais eficazes para o preto francês, vale destacar as seguintes variedades:
- Melitopol;
- Frutado grande;
- Beleza do Kuban;
- cereja doce Napoleão preta;
- Ramon Oliva;
- Prestigiado.
Crescendo e cuidando
Uma cerejeira da variedade descrita deve ser regada 3 vezes por estação: antes da floração, no meio do verão, antes do inverno. O francês preto absorve 2 baldes de água.
As árvores maduras são alimentadas no início da primavera. A melhor opção: 15 g cada de uréia, superfosfato e sulfato de potássio devem ser embutidos no solo. Após a colheita, as cerejas precisam ser pulverizadas com uma solução: 10 g de fertilizante de fósforo e potássio são dissolvidos em 10 litros de água.
O preto francês requer poda anual. Nesse caso, o condutor é encurtado, assim como os ramos esqueléticos. Todos os ramos secos e congelados, bem como os rebentos que engrossam a copa, são removidos.
Quanto ao abrigo para o inverno, apenas as árvores jovens vão precisar deles. Você pode cobri-lo com fibras de agrofibra e simplesmente ramos de abeto. Os troncos contra os ataques de roedores ajudarão a proteger o material de cobertura ou rede.
Resistência a doenças e pragas
A variedade é bastante resistente às principais doenças fúngicas: coccomicose, moniliose, mancha perfurada. Possui resistência média aos ataques da mosca cereja.
Requisitos de solo e condições climáticas
O preto francês em condições extremas é capaz de mostrar uma robustez de inverno bastante elevada, tanto de madeira como de botões generativos. No entanto, os botões são instáveis às ondas de frio da primavera, durante a floração as flores têm uma resistência média, no entanto, raramente as flores caem sob a geada. A resistência da cultura à seca é alta.