- Poda: regular
- Forma de fruta: oval
- Autores: Prohe I.E. (Suécia)
- Ano de aprovação: 1974
- Tipo de crescimento: vigoroso
- Compromisso: para todos os tipos de processamento
- Produção: Alto
- Altura da árvore, m: 1,5-2 (até 3-4)
- coroa: oval largo, fino
- Folha: grande, oval, pontiagudo
A cereja doce Franz Joseph é uma variedade de meia-idade. Ele foi originalmente projetado apenas para uso industrial. Mais tarde, ele se espalhou e, graças a muitas qualidades positivas, ganhou o respeito dos jardineiros.
História de criação
A história da origem desta espécie está envolta em mistério. Os historiadores sugerem que a variedade foi resultado do esforço do cientista Joseph-Eduard Prokhe, que gostava de estudar plantas. Ele deu seu nome à cereja, por modéstia ligando-a ao nome do imperador da Áustria. No século 19, essa safra foi cultivada ativamente na República Tcheca e, mais tarde, foi trazida para a Rússia. Em 1974 ela se juntou às fileiras do Registro do Estado.
Descrição da variedade
A cereja doce da variedade descrita possui uma coroa fina em forma de oval largo. As folhas são grandes, semelhantes a ovos, com a ponta pontiaguda. Os ramos crescem em camadas. O crescimento médio de uma árvore é de cerca de 1,5-2 metros, em alguns casos pode chegar a 3-4.
Características da fruta
Os frutos Franz Joseph distinguem-se pelo formato oval, de um lado pode ver-se um sulco característico. A cor da fruta é amarelo sol, com tonalidades de âmbar, de um lado há um delicado blush rosa. A polpa é carnuda e densa. A fruta pesa de 7 a 8 gramas e tem osso de tamanho médio, que não se separa muito bem. A variedade tolera muito bem o transporte.
Qualidades de sabor
Franz Joseph tem um gosto doce como o mel, com uma acidez sutil. Os provadores atribuem à fruta uma pontuação de 4,2-4,5 pontos. As cerejas são excelentes para enlatar, uma vez que mantêm a sua forma na perfeição. Eles também são usados com sucesso para outros tipos de processamento.
Amadurecimento e frutificação
Cherry Franz Joseph é capaz de dar frutos apenas no quarto ou quinto ano de vida, e às vezes é preciso esperar mais. As primeiras colheitas não são abundantes, só uma árvore com 7 a 8 anos trará grande volume de drupas.
A floração da árvore pode ser observada no final de abril ou início de maio. As flores, via de regra, são coletadas em buquês de três, têm uma xícara em forma de vidro e pétalas em forma de oval.
Dependendo das condições climáticas e do local de crescimento, o período de maturação pode ser muito tardio ou meio cedo. O estágio de frutificação geralmente começa não antes da segunda década de junho.
Produção
A variedade considerada cereja doce é caracterizada por um alto rendimento. O número médio de frutas retiradas do mato é de 35 quilos (norte do Cáucaso), a quantidade máxima é de 60-80 quilos (Ucrânia). Também houve números recorde: 113 e 249 kg de uma árvore.
Regiões em crescimento
A variedade é cultivada com sucesso na Ásia Central, no oeste da Rússia, em quase todo o território da Ucrânia, na região de Rostov, na península da Crimeia. A cereja doce mais difundida está na região do Cáucaso do Norte.
Autofertilidade e necessidade de polinizadores
Talvez uma das principais desvantagens dessa variedade seja a autoinfertilidade, ou seja, a cultura não pode polinizar-se de forma alguma. Em vista disso, não muito longe da planta, variedades de cerejas são plantadas como Drogana yellow, Melitopol, Daibera, Gedelfingen, Napoleon. Muitos jardineiros também recorrem ao procedimento de polinização manual.Este é um evento difícil e problemático, no entanto, permite que você faça uma grande colheita e protege contra doenças e pragas. Para deixar a árvore mais atraente para as abelhas, recomenda-se tratá-la com água de mel.
Crescendo e cuidando
Franz Joseph deve começar a plantar cerejas no início da primavera, para que a cultura tenha tempo de ficar mais forte antes do frio e receber luz solar suficiente. É comum colocar a árvore no lado sul do local, de preferência em uma elevação. Além disso, deve-se evitar a vizinhança desta variedade com árvores como macieiras, ameixeiras e pereiras.
Quanto ao solo, é melhor dar preferência a solos férteis com uma combinação harmoniosa de nutrientes. Solos argilosos neutros são adequados. Na hora de escolher uma muda, vale a pena pegar um exemplar de três anos com grande número de ramos. É aconselhável se preparar para o processo no outono. Recomenda-se a pré-aplicação de fertilizantes (cinzas, composto) no solo.
Para plantar, cave um buraco de tamanho adequado (80 centímetros de largura e 50 centímetros de profundidade). A planta jovem é abaixada ali, endireitando cuidadosamente as raízes. Em seguida, você precisa cobrir as raízes com terra, cortar os galhos em um terço e regá-los moderadamente.
Cuidar das cerejas Franz Joseph inclui vários procedimentos regulares.
- Rega. Cuidado deve ser tomado aqui. O excesso de umidade danifica a árvore, então você não deve regá-la durante as chuvas.
- Poda. Na primavera e no outono, as cerejas Franz Joseph precisam de poda formativa, durante a qual os ramos são cortados em um quinto. Depois, realizam regularmente podas sanitárias, o que também é importante.
- Fertilizando o solo. Não se recomenda ultrapassar a dosagem declarada pelo fabricante e combinar substâncias orgânicas com minerais. O tempero de cobertura é o mesmo que para outras variedades de cerejas.
- Preparando-se para o inverno. Para ajudar a cultura a suportar a geada, o tronco é caiado no outono. Você também pode cobrir o barril com um pano quente, como um saco de açúcar.
Resistência a doenças e pragas
Este tipo de cereja apresenta alta resistência a doenças e pragas, porém procedimentos preventivos ainda são necessários. Para evitar a ocorrência de enfermidades, recomenda-se soltar o solo, saturar o solo com fertilizantes em tempo hábil, cortar os galhos conforme o regime e não deixar frutos caídos no solo.
Requisitos de solo e condições climáticas
A cereja doce Franz Joseph está bem adaptada à seca, continua a render uma colheita decente com falta de umidade.
A robustez invernal da cultura está em um nível médio, a uma temperatura de 24 graus abaixo de zero, a madeira não congela, mas cerca de metade dos botões das flores sofrem.
Visão geral da revisão
Avaliações dessa variedade são geralmente positivas. Os jardineiros observam que, mesmo com pequenos erros no cuidado, eles obtêm uma safra com a qual ficam satisfeitos.