- Forma de fruta: arredondado
- Autores: A.I. Evstratov (Instituto Russo de Seleção e Tecnologia de Horticultura e Viveiro)
- Ano de aprovação: 2001
- Tipo de crescimento: tamanho médio
- Compromisso: sobremesa
- Altura da árvore, m: 5
- coroa: esférico, espalhando, inclinado, densidade média
- Escapes: espesso, reto, marrom acastanhado
- Folha: grande, largo, lanceolado, pontiagudo, verde escuro, liso, brilhante
- Peso do fruto, g: 4-6
A variedade de cereja conhecida como Fatezh ganhou popularidade significativa na Rússia, especialmente na faixa do meio. As principais razões para a prevalência desta variedade em particular são o sabor maravilhoso dos frutos silvestres e a frutificação precoce. Outras características da cereja Fatezh e como cultivá-la corretamente serão discutidos no artigo.
Descrição da variedade
A planta é uma árvore capaz de crescer até 5 metros. No entanto, sua altura média como um todo é de 3 metros. A coroa da cereja tem uma forma única de choro. Os galhos são finos, enquanto as pontas são muito esticadas, por isso podem chegar até o solo. A vegetação é densa. As folhas são grandes, suaves ao toque, ligeiramente serrilhadas nas bordas.
Características da fruta
As cerejas são de tamanho médio e pesam até 6 gramas. Os frutos são rosa-amarelados com casca firme e cartilaginosa e polpa suculenta. A colheita é ideal tanto para consumo natural como para posterior armazenamento por congelamento e conservação. Bagas frescas podem ser armazenadas na geladeira por uma semana, enquanto após o processamento podem ser armazenadas por um período mais longo. São adequados para fazer compotas e como recheio de pastelaria e pastelaria.
Qualidades de sabor
Em comparação com as variedades do sul, as cerejas Fatezh têm um sabor igualmente suculento e doce. De acordo com a avaliação de degustação, o sabor desta variedade foi atribuído a 4,7 pontos em 5. O teor de açúcar não ultrapassa 12%. O osso pode ser facilmente separado da polpa para que não interfira com a refeição. Os próprios bagos são grandes e bastante densos, pelo que podem ser transportados de um local para outro sem quaisquer dificuldades particulares.
Amadurecimento e frutificação
Fatezh começa a dar frutos apenas 5 anos após o plantio. O período de maturação difere de região para região, assim como quantos dias de sol ocorrem durante a temporada. Como regra, o amadurecimento começa no final de junho e início de julho. Todas as frutas amadurecem quase ao mesmo tempo.
Produção
Em condições favoráveis, a variedade tem alto rendimento e chega em média a 50 quilos de cada árvore. Os bagos são arrancados juntamente com o pedúnculo, para serem mais fáceis de armazenar e transferir posteriormente.
Crescendo e cuidando
Antes de iniciar o plantio, você precisa escolher uma muda. Em nenhum caso este momento deve ser desprezado, pois depende dele o quanto ele se enraizará em uma determinada área. Portanto, é melhor comprar mudas em viveiros onde foram cultivadas nas mesmas condições naturais da futura casa de veraneio. Se a planta foi cultivada em um local de clima diferente, a muda levará algum tempo para se acostumar com as novas condições. Determinar se uma muda é saudável é muito simples.Com um sistema radicular amplo e poderoso, podemos afirmar que a muda está com boa saúde. A copa da planta deve ter 3-4 ramos, cada um dos quais deve atingir 40 centímetros. Se tudo foi feito corretamente, levará um ou dois anos para a árvore se estabelecer em um novo lugar.
A variedade é altamente dependente da luz solar e, portanto, a planta se sentirá pior em dias nublados. Também precisa de boa proteção contra ventos fortes. Para evitar isso, é aconselhável escolher os locais mais a sul do local. É importante notar que morros pequenos são o local mais adequado para mudas, mas não morros. É melhor elevar o nível do solo em algumas dezenas de centímetros com as próprias mãos. A cereja doce sente-se bem em solo argiloso médio ou arenoso devido à sua permeabilidade. Em nenhum caso você deve plantar Fatezh em locais argilosos, arenosos ou turfosos.
A cova de plantio da planta deve ser preparada no outono. Neste caso, o solo terá tempo suficiente para infundir adequadamente durante o período de inverno. A distância entre as fossas deve ser de pelo menos 3 metros e o diâmetro da fossa deve ser de 80 centímetros. Quanto à profundidade, não passa de 60 centímetros. O fundo deve ser afrouxado e, em seguida, adicione alguns baldes de húmus, que devem ser pré-misturados com o topo do solo.
Antes de plantar uma muda em uma cova, deve-se adicionar um quilo de cinza, 400 gramas de superfosfato e 100 gramas de sulfato de sódio. Para fornecer à planta um ambiente confortável, adicione 2 baldes de areia e 2 baldes de argila ao solo e, em seguida, cubra-o com terra para vasos.
Siga as instruções abaixo durante o plantio. Primeiramente é necessário colocar uma pequena estaca, que servirá de suporte para a planta. No centro do buraco é preciso fazer um pequeno morro, e a própria muda já está colocada nele. As raízes devem ser espalhadas. Por fim, a muda é amarrada a uma estaca, após o que deve ser cuidadosamente coberta com terra. O colo da raiz deve ser 5 centímetros mais alto que o nível do solo. No final, você precisa fazer um pequeno rolo de barro. Agora, para condições confortáveis, a planta carece apenas de rega oportuna e abundante, bem como de alimentação com húmus ou turfa.
Resistência a doenças e pragas
Uma das principais vantagens da variedade é a sua forte resistência a muitas doenças, das quais muitas vezes sofrem outras plantas, bem como à maioria das pragas. No entanto, Fatezh é ao mesmo tempo vulnerável ao fluxo de goma. Isso acontece por diversos motivos: por danos externos, grande quantidade de umidade, fungos, ou mesmo por podas ásperas e imprecisas dos ramos.
Para evitar isso, basta se certificar de que a casca velha permaneça na árvore, pois ela tem a melhor proteção. Na primavera e no outono, é melhor caiar todo o tronco para evitar queimaduras solares, principalmente se o verão for muito quente. Embrulhar os ramos com papel é bem adequado como proteção contra uma onda de frio.
Não entre em pânico se, apesar de todos os cuidados, a planta ainda estiver infectada. Nesse caso, é necessário limpar cuidadosamente a ferida com uma faca e, em seguida, processá-la com uma solução de sulfato de cobre. Com o tempo, a própria planta vai lidar com a doença. O principal é lembrar que, para combater qualquer doença, é imprescindível eliminar as causas do próprio aparecimento da doença.
Em todos os outros aspectos, Fatezh é caracterizado pela estabilidade e boa resistência a condições adversas e pragas e doenças. Por exemplo, variedades de cereja são frequentemente vulneráveis a doenças fúngicas, enquanto Fatezh está bem protegida delas.