- Forma de fruta: em forma de coração
- Tipo de crescimento: vigoroso
- Compromisso: para todos os tipos de processamento, para consumo fresco
- Produção: Boa
- Altura da árvore, m: 3-4
- coroa: sem espessamento excessivo, ligeiramente achatado, esférico ou cônico
- Escapes: reto e longo, marrom claro
- Folha: ampla
- Tamanho da fruta: acima da média
- Peso do fruto, g: 8
Quase todo mundo, sem exceção, adora frutas vermelhas, especialmente cerejas. Mas muitos estão acostumados a ver essa fruta apenas em vermelho bordô. Alguns residentes de verão desconhecem completamente o fato de que existe uma subespécie inteira de cereja doce, que tem uma cor amarela. A variedade amarela Drogan pertence exatamente a essas variedades de cerejas doces.
História de criação
A cultura foi criada na Alemanha, nas terras da Saxônia. A variedade foi batizada em homenagem ao criador Drogan, que a recebeu. No momento, nenhum dado foi armazenado nem sobre o criador, nem sobre as datas de reprodução, nem sobre o casal parental.
No território da Rússia, a cultura não está incluída no Registro do Estado. Mas, ao mesmo tempo, não será difícil encontrar cerejas amarelas de Drogan em grandes viveiros.
Descrição da variedade
A variedade pertence a safras vigorosas. Em média, a altura de uma árvore varia na faixa de 3-4 m, e a altura máxima é de 5-6 m, com copa praticamente não engrossada. A sua forma é esférica ou cónica, o topo ligeiramente achatado. Brotos lisos estendem-se do tronco. Eles não são curvos e são muito longos. Os rebentos são castanhos claros.
A vida útil de uma árvore é de 25 a 28 anos.
As folhas são grandes, padrão. Há um nariz ligeiramente alongado e pontudo. Seu comprimento é de 15-17 cm e sua largura é de 6-7 cm. A cor das placas das folhas é verde intenso, fosco. Existem entalhes característicos ao longo da borda.
As inflorescências são pequenas, cada uma delas contém 2-3 flores. Os botões são brancos, têm 4-5 pétalas.
Os jardineiros notam o sabor incrível das cerejas, a imunidade média, bem como a boa adaptação às condições meteorológicas (temperaturas mais baixas ou curta estiagem). Entre as desvantagens, na maioria das vezes, aparecem a fraca transportabilidade e a manutenção da qualidade, a necessidade periódica de variedades adicionais de polinizadores.
Características da fruta
Os bagos têm tamanho ligeiramente acima da média, pesando 8 G. O formato do fruto é redondo, em forma de coração, o que torna o aspecto ainda mais brilhante e espectacular. A cor dos frutos verdes é amarelo pálido, os frutos maduros são amarelos ricos.
A peculiaridade da variedade é que a pele é lisa e muito fina. Por isso, a transportabilidade das cerejas é pobre, pois qualquer leve pressão deixa uma marca na casca, ou a arranca completamente.
A polpa é densa, carnuda e muito suculenta (a cor do suco secretado é transparente). Sua tonalidade é amarelo palha. Existem veias sutis ao longo das paredes internas.
Outra característica da fruta é que a pedra é muito difícil de separar das paredes. Portanto, é necessário o uso de uma ferramenta especial para remover o osso, ou seja, removê-lo manualmente com uso de força.
As cerejas doces são do tipo universal de mesa e, portanto, podem ser consumidas frescas, preparadas para sucos, geleias e compotas, bem como congeladas. Congele os frutos primeiro em uma superfície plana e só depois coloque-os em um saco.
Qualidades de sabor
Existe um sabor muito doce da cultura. A pontuação da degustação é de 4,6 pontos. A quantidade média de substâncias é de 18%, açúcares - até 15%, ácidos - apenas 0,2%.
Amadurecimento e frutificação
A cereja começa a frutificar 4 anos após o plantio em campo aberto. A floração dos botões ocorre no final de maio, e o amadurecimento dos frutos é posterior. O período de frutificação é a primeira semana de julho. Os frutos se formam e amadurecem ao mesmo tempo.
Produção
Bons rendimentos são notados pelos jardineiros. Em média, uma árvore adulta pode trazer de 50 a 70 kg de frutos, e o máximo é de 100 a 110 kg. Todos esses indicadores podem variar dependendo da região de cultivo e das condições climáticas.
Uma árvore jovem nos primeiros anos dá um rendimento na faixa de 15-30 kg de frutos.
Regiões em crescimento
Em viveiros, é mais frequentemente recomendado o cultivo de cereja Drogan amarela no norte do Cáucaso ou na parte inferior do Volga. Mas como o território da Rússia é muito vasto e esta cereja pertence a variedades exóticas, sua população está se tornando cada vez mais extensa a cada ano.
A cultura se mostra bem na Região Central da Terra Negra, nos Urais, nas regiões do Volga e da Sibéria.
Autofertilidade e necessidade de polinizadores
Embora seja notado por muitos que a cultura é autofértil, é necessária polinização adicional. Caso contrário, a colheita estará formada, mas será muito pobre e os frutos serão pequenos.
Entre as variedades de polinizadores, as mais escolhidas são:
Napoleão;
Francis;
Frutado grande.
É necessário plantar árvores a uma distância de 3-4 m umas das outras.
Crescendo e cuidando
As condições agrotécnicas para o cultivo de cerejas amarelas não são diferentes de outras espécies. O que realmente precisa ser levado em consideração é a altura da árvore, que pode chegar a 6 m, não será possível reduzir esses indicadores, mesmo que se faça uma formação anual.
O plantio de mudas é melhor feito na primavera, um mês antes da floração. Se as mudas foram compradas no verão ou no outono, espere 2 a 3 semanas antes de plantar. O prazo para desembarque no outono é a segunda década de setembro.
Cherry adora a luz do sol, então a área selecionada deve ser o mais iluminada possível pelo sol. Alguns recomendam 16-18 horas de luz do dia. Nesse caso, o melhor é plantar a muda no lado sul.
O solo deve ser ligeiramente ácido, mas os jardineiros observam que a variedade não é tão exigente.
Antes do plantio, prepara-se preliminarmente uma cova com 0,6-1 m de profundidade, para evitar o aparecimento de lençóis freáticos, despeja-se no fundo da cova tijolos ou seixos quebrados, que são polvilhados com uma pequena camada de terra. Em seguida, uma pequena camada de húmus é colocada e o solo escavado é misturado com fertilizantes minerais.
A muda é baixada com cuidado até o fundo, espalhando as raízes para que não se quebrem. O buraco é coberto com terra aos poucos, batendo levemente. É necessário que o colar da raiz fique acima do solo a uma distância de 5 a 7 cm, nas proximidades é necessário inserir um suporte para amarrar o tronco.
Tudo é derramado abundantemente com 2 baldes de água e coberto com cobertura vegetal, se desejado.
Recomenda-se regar as cerejas 3-5 vezes por temporada. A umidade é especialmente necessária durante a floração e a formação dos frutos. Para uma irrigação, 5-10 baldes de água são introduzidos sob a árvore. Todas as regas são interrompidas 2 a 3 semanas antes da colheita. Isso evita que as frutas quebrem. Alguns jardineiros recomendam combinar rega e alimentação. Todos os minerais úteis são diluídos em um balde de água.
Para melhorar o rendimento, a cada 2-3 anos, o solo ao redor do tronco é cuidadosamente desenterrado e o húmus é introduzido.
Após chuvas fortes, é necessário afrouxar o terreno ao redor da árvore na faixa de 5 a 10 m, para que a água não estagnasse. A profundidade ideal é de até 10 cm Este procedimento também ajuda o oxigênio a penetrar melhor no solo.
A formação de copas melhora os rendimentos e também a qualidade dos frutos. Ao mesmo tempo, a remoção de alguns galhos ajuda a árvore a não pegar doenças fúngicas. Durante os primeiros 5 anos, os rebentos centrais são encurtados em 1/3 do seu comprimento total.
É melhor realizar a moldagem no outono ou no início da primavera, quando todos os processos e o fluxo de seiva diminuem. Galhos doentes e quebrados devem ser removidos em tempo hábil.