Cereja preta dyber

Cereja preta dyber
As principais características da variedade:
  • Forma de fruta: coração largo, com ápice rombudo, ligeiramente tuberoso, com linha de sutura clara
  • Pedúnculo: 40 mm, meio ligado ao feto
  • Sinônimos de nomes: Costa Sul, Costa Sul Vermelha, Bigarro Dybera
  • Ano de aprovação: 1947
  • Tipo de crescimento: vigoroso
  • Compromisso: universal
  • Produção: Boa
  • coroa: redondo largo, grosso
  • Folha: oval alongado
  • Tamanho da fruta: ampla
Veja todas as especificações

Muitos jardineiros preferem cultivar produtos que foram testados pelo tempo e dar uma grande colheita. A cereja da variedade da Criméia Dyber Black pertence a esta categoria. Entendendo as peculiaridades de cuidar dessa cultura, é possível obter frutas de sabor incrível em grandes quantidades.

História de criação

Cherry Dyber Black recebeu em 1862 na Crimeia. A variedade recebeu o nome do jardineiro A. Diber, que a descreveu pela primeira vez.

Em 1947, a variedade universal foi incluída no Registro Estadual das regiões do Norte do Cáucaso e do Baixo Volga. Além de ser Dyber Black, as cerejas também são chamadas de South Coast, South Coast red, além de Bigarro Dyber.

Descrição da variedade

A árvore atinge cerca de 6 m de altura. Possui copa larga, redonda e densa, folhas verdes ovais oblongas. Durante o período de floração, grandes flores desabrocham. Seu número na inflorescência é geralmente de 2-3 unidades.

Características da fruta

As bagas Dybera Black distinguem-se pela forma de coração largo com uma linha de costura pronunciada e um topo rombudo. A superfície é ligeiramente acidentada. A pele densa e brilhante é preto-avermelhada com pontos rosa visíveis de dentro. A baga pesa cerca de 6-6,6 g.

A cor da polpa desta cereja é vermelho escuro, existem estrias claras. Suco vermelho rico. O caroço pesando 0,45 g está mal separado da polpa.

Qualidades de sabor

Por sua consistência, a polpa apresenta-se tenra, com suculência moderada. O sabor é doce com uma acidez agradável. As bagas Dyber Black são frequentemente consumidas frescas. As cerejas doces também fazem deliciosas compotas e até geleias.

Amadurecimento e frutificação

As bagas aparecem 5 anos após o plantio. Em termos de maturação, a variedade está atrasada. O período de frutificação cai no final de junho - a primeira semana de julho. A natureza do amadurecimento das bagas é simultânea.

Depois de plantar as mudas, vai demorar muito até que você possa ver as primeiras bagas na árvore. A primeira floração ocorre apenas no quarto ano de vida da árvore. Nesse momento, a árvore produz apenas um pequeno número de flores. No quinto ano, já se pode esperar uma floração mais ativa e a primeira, ainda que pequena, colheita. Uma colheita decente pode ser feita por 6-7 anos.

Produção

O indicador de rendimento é influenciado pela região de crescimento da cereja doce e pela idade da árvore. Em média, os agrônomos conseguem tirar 90 kg de bagas de cada árvore. Com o resultado mais bem-sucedido, o rendimento máximo é dobrado.

Autofertilidade e necessidade de polinizadores

A variedade é autofértil. É polinizada graças às variedades plantadas na vizinhança:

  • Zhabule;
  • Ramon Oliva;
  • Ouro;
  • Bigarro Gaucher;
  • Águia Negra;
  • Early Cassini.

Crescendo e cuidando

O plantio das mudas é feito na primavera, quando o solo se afasta do frio e esquenta. Também é importante aguardar o retorno das geadas. Se a árvore foi comprada no outono, você pode cavar a muda em um ângulo de 45 ° e plantá-la em um local permanente na primavera. No sul, é permitido plantar Dyber Black no outono.

A cereja cresce ativamente e produz safras em terras com uma composição rica e estrutura leve. Ao mesmo tempo, ela deve ficar em um local bem iluminado, não soprado por ventos frios. A árvore tem raízes poderosas, por isso não é plantada em locais próximos à ocorrência de lençóis freáticos.

Ao adquirir uma muda de Dybera Chernoy, é importante avaliá-la visualmente. O principal indicador é o crescimento: para safras anuais é de 70-80 cm, e para safras bienais - aproximadamente 1 m.

Você também deve inspecionar a área de vacinação e avaliar o estado em que se encontra. Qualquer dano ou vazamento é motivo para escolha de outra muda. A casca da árvore deve ter uma aparência saudável.

No dia do plantio, as raízes devem ser embebidas por 2 horas em água. Se estiverem secos, o tempo de imersão é de 10 horas.

Para o plantio é preparada preliminarmente uma cova de 80 × 80 cm. Se o solo for pesado, o fundo é coberto com uma camada de areia, caso contrário, adiciona-se argila.

É importante organizar imediatamente o apoio ao jovem Dyber Chernoy. Em seguida, uma mistura de componentes é derramada no poço:

  • 2 baldes de substrato;
  • 3 kg de superfosfato;
  • 1 litro de cinzas;
  • 1 kg de fertilizante potássico acabado;
  • 3,5 kg de húmus;
  • 1-2 kg de sulfato de amônio.

No centro do buraco, um pequeno monte é coletado e há uma muda com raízes bem espalhadas. Em seguida, é amarrado a um suporte. Ao despejar no substrato, deve-se compactar um pouco, evitando a formação de cavidades com o ar. O plantio é feito corretamente quando o colo da raiz da árvore está 3 cm acima do nível do solo.

É necessário aplicar cobertura morta na zona próxima ao tronco após rega abundante. A palha pode servir como húmus, turfa e folhagem murcha, serragem.

Plantar várias árvores requer um padrão específico. Ele prevê uma distância de 3-5 m entre as mudas.

Na primavera, antes que o fluxo de seiva comece e os botões cresçam, forma-se a copa da cerejeira. É formado em 2 camadas: na primeira você precisa deixar 9 ramos do esqueleto e na segunda camada apenas algumas camadas. Em uma árvore adulta, o condutor central é cortado a uma altura de 3,5 m para restringir o crescimento da árvore. Além disso, na primavera, a poda sanitária é mostrada com a retirada de todos os galhos danificados e brotos congelados.

A preparação para o inverno consiste em várias etapas e começa com a rega no outono e subsequente caiação do tronco central e dos ramos maiores. As mudas jovens de Dyber Chernoy são cobertas com ramos de abeto.

No processo de cultivo desta variedade, a rega e a nutrição adicional são inseparáveis. Em condições favoráveis, 3-4 regas generosas são necessárias por temporada. Eles são realizados em conjunto com a alimentação da raiz com chorume (na proporção de 1: 8), uma infusão de cinzas na água (1: 10), bem como complexos de frutas e bagas prontas. Na primavera, as cerejas da Crimeia são alimentadas com grânulos de uréia na quantidade de 70-80 g.

Todos os fertilizantes são aplicados ao solo ao longo do diâmetro da copa - as chamadas raízes sugadoras ficam nesta zona. Eles não estão mais perto do tronco. Para proteger a árvore dos roedores, as medidas são diversas: o tronco é envolto em rede ou náilon, material de cobertura, coberto com patas de abetos, e o pisoteio de neve é ​​praticado no inverno nevado.

As cerejas doces são plantadas em local ensolarado e bem protegido do vento. O solo deve ser fértil, solto e permeável à umidade. Existem duas opções para o plantio de cerejas - primavera e outono. A primeira opção é a mais preferida e é adequada para todas as regiões de cultivo. Na região Sul, o plantio pode ser feito no outono.
Um dos benefícios do enxerto de uma árvore é restaurar as plantas crescidas demais, melhorar o sabor da fruta e adaptar as variedades do sul a climas frios. Se você seguir todas as recomendações dos especialistas, poderá fortalecer o sistema imunológico das cerejas, e ele ficará mais resistente a pragas e doenças.
Para colher uma safra rica e saborosa de cereja todos os anos, você precisa cuidar dela adequadamente. A rega oportuna é uma das etapas essenciais do cuidado. A taxa de irrigação de uma cerejeira depende diretamente de quão seco e quente o clima é e da quantidade de precipitação.Basicamente, as cerejas precisam ser regadas cerca de 3 a 5 vezes por temporada, dependendo das condições climáticas da sua região.
Uma das medidas agrotécnicas mais importantes no cultivo da cereja doce é a poda correta e oportuna. A poda correta elimina o consumo de nutrientes para brotos inférteis, portanto, mais oligoelementos são enviados para os ramos frutíferos. Esse processo aumenta a qualidade e a quantidade da colheita.

Resistência a doenças e pragas

Dybera Chernaya não tem resistência a insetos-parasitas e doenças. A variedade é ligeiramente mais resistente a infecções fúngicas. Por exemplo, os jardineiros estimam a resistência à coccomicose e à doença de clasterosporium em 4 pontos, e à moniliose - apenas 2 pontos. Portanto, é importante tomar medidas preventivas de ano para ano para proteger as cerejas de doenças. Pode ser especialmente afetado na primavera chuvosa.

Ao cuidar das cerejas, é necessário proteger-se atempadamente contra várias pragas e patógenos. Dependendo da causa e da natureza do curso, todas as doenças da cereja podem ser condicionalmente divididas em várias categorias - infecciosas e não infecciosas. Cada categoria de doenças prevê seu próprio plano e método de tratamento, o uso de certas drogas e remédios populares.

Requisitos de solo e condições climáticas

A robustez de inverno desta variedade é média. Quando a temperatura cai para -30 ° C, brotos, galhos e o tronco congelam criticamente, e quando o termômetro externo está em -24 ° C, quase todos os botões são danificados.

Com a seca prolongada, uma cultura que ama a umidade também passa por maus bocados. No calor, é necessário aumentar a quantidade de rega. Em climas frios e chuvosos, a colheita de cerejas não é possível. A árvore adoece, enfraquece e morre. A variedade é recomendada para regiões de clima quente e invernos amenos.

O autocultivo de cerejas doces é um processo complicado. É importante seguir todas as sutilezas e técnicas necessárias para que a árvore frutífera crie raízes. Existem várias maneiras de propagar cerejas: enxerto em outra árvore, estacas, crescimento de uma pedra, propagação por brotos de raiz ou estratificação.
Características principais
Sinônimos de nomes
Costa Sul, Costa Sul Vermelha, Bigarro Dybera
Ano de aprovação
1947
Compromisso
universal
Produção
Boa
Rendimento médio
90 kg / madeira
Rendimento máximo
170 kg / madeira
Madeira
Tipo de crescimento
vigoroso
coroa
largo redondo, grosso
Folha
oval alongado
Flores
ampla
Número de flores por inflorescência
2-3
Fruta
Tamanho da fruta
ampla
Peso do fruto, g
6-6,6
Forma de fruta
coração largo, com ápice rombudo, ligeiramente protuberante, com linha de sutura clara
Cor de fruta
preto-vermelho, com pontos subcutâneos rosa
Pedúnculo
40 mm, meio ligado ao feto
Pele
espesso, durável, brilhante
Cor da polpa
vermelho escuro, com listras claras
Polpa (consistência)
denso, macio, suculento médio
Gosto de fruta
doce, com um pouco de ácido
Cor do suco
vermelho intenso
Tamanho do osso
ampla
Peso ósseo, g
0,45
Separabilidade do osso da polpa
não separa
Composição de frutas
matéria seca - 19%, açúcares - 13,6%, ácidos livres - 0,8%, ácido ascórbico - 7,3 mg / 100 g
Crescente
Autofertilidade
auto-infértil
Variedades de polinizadores
Gedelfingen, Jabule, Bigarro Gaucher, Ramon Oliva, Golden, Francis, Early Cassini, Black Eagle
Resistência de inverno
média
Regiões em crescimento
Caucasiano do Norte, Nizhnevolzhsky
Resistência a doenças e pragas
baixo
Resistência a doenças fúngicas
média
Resistência à coccomicose
4 pontos
Resistência à moniliose
2 pontos
Resistência de Clasterosporium
4 pontos
Maturação
Maturidade precoce
5 anos
Termos de amadurecimento
atrasado
Período de frutificação
final de junho - início de julho
Amadurecimento da natureza
simultâneo
Avaliações
Não há comentários.
Variedades populares de cerejas
Cherry Bryanochka Bryanochka Cereja doce Bryansk rosa Bryansk rosa Cereja doce coração de touro Coração de touro Cherry Valery Chkalov Valery Chkalov Cereja Vasilisa Vasilisa Cherry Veda Veda Cereja amarela drogan Drogana amarelo Cherry Iput Eu coloco Cereja italiana italiano Cherry Cordia Cordia Cereja de frutos grandes De frutos grandes Cereja Leningradskaya preta Leningrado preto Bebê cereja doce Bebê Narodnaya cereja doce Povos Cereja Ovstuzhenka Ovstuzhenka Presente de cereja para Stepanov Presente para Stepanov Doce cereja jardim doméstico amarelo Amarelo quintal Cherry Revna Com ciumes Cereja Regina Regina Cherry Rechitsa Rechitsa Cherry Rondo Rondó Doce cereja querida Amada Cereja Sylvia Silvia Cherry Tyutchevka Tyutchevka Cherry Fatezh Fatezh Cereja doce Franz Joseph Franz Joseph Cereja helena Helena Cherry Chermashnaya Chermashnaya Cereja doce julia Yuliya Cherry Yaroslavna Yaroslavna
Todas as variedades de cerejas - 71 unid.
Outras culturas
Variedades de damasco Variedades de damasco Variedades de ameixa cereja Variedades de ameixa cereja Variedades de berinjela Variedades de berinjela Variedades de uva Variedades de uva Variedades de cereja Variedades de cereja Variedades de mirtilo Variedades de mirtilo Variedades de ervilha Variedades de ervilha Variedades de pêra Variedades de pêra Variedades de amora Variedades de amora Variedades de madressilva Variedades de madressilva Variedades de morango (morango) Variedades de morango (morango) Variedades de abobrinha Variedades de abobrinha Variedades de repolho Variedades de repolho Variedades de batata Variedades de batata Variedades de groselha Variedades de groselha Variedades de cebola Variedades de cebola Variedades de framboesa Variedades de framboesa Variedades de cenoura Variedades de cenoura Variedades de pepino Variedades de pepino Variedades de pêssego Variedades de pêssego Variedades de pimenta Variedades de pimenta Variedades de salsa Variedades de salsa Variedades de rabanete Variedades de rabanete Variedades de rosa Variedades de rosa Variedades de beterraba Variedades de beterraba Variedades de ameixa Variedades de ameixa Variedades de groselha Variedades de groselha Variedades de tomate Variedades de tomate Variedades de abóbora Variedades de abóbora Variedades de endro Variedades de endro Variedades de couve-flor Variedades de couve-flor Variedades de cereja Variedades de cereja Variedades de alho Variedades de alho Variedades de maçã Variedades de maçã

Cozinha

Quarto

Mobiliário