- Forma de fruta: coração largo, com ápice rombudo, ligeiramente tuberoso, com linha de sutura clara
- Pedúnculo: 40 mm, meio ligado ao feto
- Sinônimos de nomes: Costa Sul, Costa Sul Vermelha, Bigarro Dybera
- Ano de aprovação: 1947
- Tipo de crescimento: vigoroso
- Compromisso: universal
- Produção: Boa
- coroa: redondo largo, grosso
- Folha: oval alongado
- Tamanho da fruta: ampla
Muitos jardineiros preferem cultivar produtos que foram testados pelo tempo e dar uma grande colheita. A cereja da variedade da Criméia Dyber Black pertence a esta categoria. Entendendo as peculiaridades de cuidar dessa cultura, é possível obter frutas de sabor incrível em grandes quantidades.
História de criação
Cherry Dyber Black recebeu em 1862 na Crimeia. A variedade recebeu o nome do jardineiro A. Diber, que a descreveu pela primeira vez.
Em 1947, a variedade universal foi incluída no Registro Estadual das regiões do Norte do Cáucaso e do Baixo Volga. Além de ser Dyber Black, as cerejas também são chamadas de South Coast, South Coast red, além de Bigarro Dyber.
Descrição da variedade
A árvore atinge cerca de 6 m de altura. Possui copa larga, redonda e densa, folhas verdes ovais oblongas. Durante o período de floração, grandes flores desabrocham. Seu número na inflorescência é geralmente de 2-3 unidades.
Características da fruta
As bagas Dybera Black distinguem-se pela forma de coração largo com uma linha de costura pronunciada e um topo rombudo. A superfície é ligeiramente acidentada. A pele densa e brilhante é preto-avermelhada com pontos rosa visíveis de dentro. A baga pesa cerca de 6-6,6 g.
A cor da polpa desta cereja é vermelho escuro, existem estrias claras. Suco vermelho rico. O caroço pesando 0,45 g está mal separado da polpa.
Qualidades de sabor
Por sua consistência, a polpa apresenta-se tenra, com suculência moderada. O sabor é doce com uma acidez agradável. As bagas Dyber Black são frequentemente consumidas frescas. As cerejas doces também fazem deliciosas compotas e até geleias.
Amadurecimento e frutificação
As bagas aparecem 5 anos após o plantio. Em termos de maturação, a variedade está atrasada. O período de frutificação cai no final de junho - a primeira semana de julho. A natureza do amadurecimento das bagas é simultânea.
Produção
O indicador de rendimento é influenciado pela região de crescimento da cereja doce e pela idade da árvore. Em média, os agrônomos conseguem tirar 90 kg de bagas de cada árvore. Com o resultado mais bem-sucedido, o rendimento máximo é dobrado.
Autofertilidade e necessidade de polinizadores
A variedade é autofértil. É polinizada graças às variedades plantadas na vizinhança:
- Zhabule;
- Ramon Oliva;
- Ouro;
- Bigarro Gaucher;
- Águia Negra;
- Early Cassini.
Crescendo e cuidando
O plantio das mudas é feito na primavera, quando o solo se afasta do frio e esquenta. Também é importante aguardar o retorno das geadas. Se a árvore foi comprada no outono, você pode cavar a muda em um ângulo de 45 ° e plantá-la em um local permanente na primavera. No sul, é permitido plantar Dyber Black no outono.
A cereja cresce ativamente e produz safras em terras com uma composição rica e estrutura leve. Ao mesmo tempo, ela deve ficar em um local bem iluminado, não soprado por ventos frios. A árvore tem raízes poderosas, por isso não é plantada em locais próximos à ocorrência de lençóis freáticos.
Ao adquirir uma muda de Dybera Chernoy, é importante avaliá-la visualmente. O principal indicador é o crescimento: para safras anuais é de 70-80 cm, e para safras bienais - aproximadamente 1 m.
Você também deve inspecionar a área de vacinação e avaliar o estado em que se encontra. Qualquer dano ou vazamento é motivo para escolha de outra muda. A casca da árvore deve ter uma aparência saudável.
No dia do plantio, as raízes devem ser embebidas por 2 horas em água. Se estiverem secos, o tempo de imersão é de 10 horas.
Para o plantio é preparada preliminarmente uma cova de 80 × 80 cm. Se o solo for pesado, o fundo é coberto com uma camada de areia, caso contrário, adiciona-se argila.
É importante organizar imediatamente o apoio ao jovem Dyber Chernoy. Em seguida, uma mistura de componentes é derramada no poço:
- 2 baldes de substrato;
- 3 kg de superfosfato;
- 1 litro de cinzas;
- 1 kg de fertilizante potássico acabado;
- 3,5 kg de húmus;
- 1-2 kg de sulfato de amônio.
No centro do buraco, um pequeno monte é coletado e há uma muda com raízes bem espalhadas. Em seguida, é amarrado a um suporte. Ao despejar no substrato, deve-se compactar um pouco, evitando a formação de cavidades com o ar. O plantio é feito corretamente quando o colo da raiz da árvore está 3 cm acima do nível do solo.
É necessário aplicar cobertura morta na zona próxima ao tronco após rega abundante. A palha pode servir como húmus, turfa e folhagem murcha, serragem.
Plantar várias árvores requer um padrão específico. Ele prevê uma distância de 3-5 m entre as mudas.
Na primavera, antes que o fluxo de seiva comece e os botões cresçam, forma-se a copa da cerejeira. É formado em 2 camadas: na primeira você precisa deixar 9 ramos do esqueleto e na segunda camada apenas algumas camadas. Em uma árvore adulta, o condutor central é cortado a uma altura de 3,5 m para restringir o crescimento da árvore. Além disso, na primavera, a poda sanitária é mostrada com a retirada de todos os galhos danificados e brotos congelados.
A preparação para o inverno consiste em várias etapas e começa com a rega no outono e subsequente caiação do tronco central e dos ramos maiores. As mudas jovens de Dyber Chernoy são cobertas com ramos de abeto.
No processo de cultivo desta variedade, a rega e a nutrição adicional são inseparáveis. Em condições favoráveis, 3-4 regas generosas são necessárias por temporada. Eles são realizados em conjunto com a alimentação da raiz com chorume (na proporção de 1: 8), uma infusão de cinzas na água (1: 10), bem como complexos de frutas e bagas prontas. Na primavera, as cerejas da Crimeia são alimentadas com grânulos de uréia na quantidade de 70-80 g.
Todos os fertilizantes são aplicados ao solo ao longo do diâmetro da copa - as chamadas raízes sugadoras ficam nesta zona. Eles não estão mais perto do tronco. Para proteger a árvore dos roedores, as medidas são diversas: o tronco é envolto em rede ou náilon, material de cobertura, coberto com patas de abetos, e o pisoteio de neve é praticado no inverno nevado.
Resistência a doenças e pragas
Dybera Chernaya não tem resistência a insetos-parasitas e doenças. A variedade é ligeiramente mais resistente a infecções fúngicas. Por exemplo, os jardineiros estimam a resistência à coccomicose e à doença de clasterosporium em 4 pontos, e à moniliose - apenas 2 pontos. Portanto, é importante tomar medidas preventivas de ano para ano para proteger as cerejas de doenças. Pode ser especialmente afetado na primavera chuvosa.
Requisitos de solo e condições climáticas
A robustez de inverno desta variedade é média. Quando a temperatura cai para -30 ° C, brotos, galhos e o tronco congelam criticamente, e quando o termômetro externo está em -24 ° C, quase todos os botões são danificados.
Com a seca prolongada, uma cultura que ama a umidade também passa por maus bocados. No calor, é necessário aumentar a quantidade de rega. Em climas frios e chuvosos, a colheita de cerejas não é possível. A árvore adoece, enfraquece e morre. A variedade é recomendada para regiões de clima quente e invernos amenos.