- Forma de fruta: cordato redondo
- Pedúnculo: médio
- Autores: Instituto Melitopol de Horticultura Irrigada
- Apareceu ao cruzar: Napoleão (Bigarreau Napoleon) x pólen 12 variedades
- Tipo de crescimento: vigoroso
- Compromisso: universal
- Produção: médio
- Altura da árvore, m: 3-4
- coroa: levantado, espalhando, densidade média
- Tamanho da fruta: ampla
Muitas pessoas adoram cerejas amarelas e ensolaradas, e isso não é surpreendente. Afinal, mesmo na aparência, parece mais doce e atraente. Também é importante que as pessoas não tenham uma reação alérgica a uma baga dessa cor, se a compararmos, digamos, com o vermelho. Portanto, vale a pena se familiarizar com mais detalhes com a variedade de cereja de frutos amarelos Dachnitsa.
História de criação
Esta bela variedade foi recebida pelos criadores ucranianos com base no Instituto de Horticultura Irrigada de Melitopol. O residente de verão é fruto das atividades do famoso cientista-criador Nikolai Ivanovich Turovtsev. Em seu trabalho em uma nova safra, ele usou o método de polinização da variedade Bigarreau Napoleon (Napoleon) com pólen misturado de 12 variedades de cerejas doces. A cultura está sob teste de tensão desde 1984.
Descrição da variedade
O residente de verão cresce muito rapidamente, a copa não se forma muito densa, mas se espalha e se eleva. A altura da árvore é de 3 a 4 metros. A frutificação da árvore concentra-se tanto nos ramos do bouquet como nos rebentos anuais.
Características da fruta
Os frutos brilhantes de um belo tom amarelo brilham ao sol e tornam a árvore muito decorativa. A forma é tradicional, redonda, ligeiramente parecida com um coração, a costura abdominal é rasa, quase imperceptível. O topo da baga é arredondado, havendo uma pequena depressão larga na base. A semente dentro dos bagos não é muito grande e separa-se muito bem da polpa.
Os frutos são bem grandes, todos do mesmo tamanho, 12 gramas cada, a apresentação é excelente. Numerosos pontos subcutâneos brancos são quase invisíveis. O talo é médio.
Qualidades de sabor
Cereja Dachnitsa aromática, tem um excelente sabor a sobremesa, doce, com um ligeiro azedume. O fruto possui uma casca fina, quase imperceptível ao consumo, que se remove facilmente, além de uma polpa suculenta de cor creme com suco transparente. O comitê de degustação classificou a cereja doce como alta - 4,6 em um sistema de cinco pontos. Frutos silvestres apetitosos são usados frescos, fazem compotas muito saborosas, compotas aromáticas.
Amadurecimento e frutificação
A variedade Dachnitsa é uma subespécie inicial de cereja doce. A colheita vai amadurecendo a partir de 10 de junho, e vai até meados deste mês. Cultura de rápido crescimento. A frutificação começa na terceira ou quarta temporada.
Produção
Aos 12 anos, o rendimento médio de uma árvore é de 40-45 kg.
Regiões em crescimento
A cultura é recomendada para cultivo no Norte do Cáucaso, em Astrakhan e na região. No entanto, dada a resistência à geada e à seca da cultura, o Residente de Verão pode ser cultivado com sucesso em qualquer outro território. Quanto às regiões e regiões ucranianas, aqui a variedade foi zoneada de acordo com a zona de estepe.
Autofertilidade e necessidade de polinizadores
A cultura descrita é autofértil. Para que os frutos se solidifiquem, é necessária a presença de doadores polinizadores nas proximidades. Os especialistas consideram as variedades as melhores delas:
- Wang;
- Amarelo Drogana;
- Franz Joseph;
- Mascote;
- Melitopol preto.
Crescendo e cuidando
Para plantar um Residente de Verão no seu jardim, é importante encontrar um local aberto que seja iluminado pela luz solar, mas com proteção dos ventos frios. A ocorrência de água subterrânea deve ser profunda, pelo menos 1,5-2 m da superfície da terra. Quanto ao solo, uma variedade neutra é adequada, com um pH na faixa de 6,5-7, as opções ideais são franco-arenoso, argiloso.
A cova de plantio deve ter 80x60 cm, é preferível colher uma muda de 1 ou 2 anos com raízes desenvolvidas, casca lisa, sem defeitos, manchas, com 3 a 4 ramos, que já tenham botões. Ao plantar um pomar de cerejas, as árvores devem ser escalonadas com um intervalo de 3-3,5 m.
As árvores plantadas são despretensiosas, por isso os cuidados padrão são suficientes para elas: rega regular, cobertura no outono e na primavera, soltar o solo, podar a copa.
A árvore adulta do Residente de Verão é bastante resistente ao frio. No entanto, as mudas jovens devem ser protegidas contra geadas e pragas de roedores. Para isso, o tronco da árvore pode ser embrulhado com galhos de estopa, fibra agrícola ou abeto. As raízes da árvore não congelam se o círculo periosteal for coberto com cobertura morta. Recomenda-se caiar os troncos e ramos esqueléticos no outono com uma solução de cal.
Resistência a doenças e pragas
A cultura descrita é caracterizada por uma resistência acima da média a doenças fúngicas: moniliose, coccomicose. E também quase não é afetado pela mosca cereja.
Requisitos de solo e condições climáticas
Um residente de verão pode suportar verões secos e geadas amargas de até -30 graus. E também é bastante resistente ao craqueamento de frutas no período chuvoso. Os botões florais apresentam excelente tolerância às geadas de retorno da primavera.