- Forma de fruta: arredondado
- Pedúnculo: comprimento e espessura médios
- Autores: M.V. Kanshina, A.I. Astakhov (Instituto de Pesquisa Russo de Tremoço)
- Ano de aprovação: 1993
- Tipo de crescimento: tamanho médio
- Compromisso: universal
- Produção: médio
- coroa: forte, piramidal amplo, elevado, densidade média
- Folha: grande, plano, verde, superior ligeiramente pigmentado, sem pubescência, ligeiramente côncavo
- Tamanho da fruta: médio
Muitas pessoas estão dispostas a festejar com frutas cereja o ano todo, mas isso, infelizmente, é impossível. As primeiras variedades de cerejas são muito populares, porém, junto com elas, os jardineiros costumam cultivar as tardias, porque, pode-se dizer, completam o ciclo e são a última iguaria da estação. É precisamente essa variedade tardia que o rosa de Bryanskaya se tornou.
História de criação
Bryansk pink foi criado por um grupo de cientistas do All-Russian Research Institute of Lupin. O empreendimento está localizado na cidade de Bryansk. A nova subespécie é baseada na variedade Black Muscat. Com a ajuda de sua polinização, M.V. Kanshin e A.I. Astakhov recebeu cerejas totalmente adaptadas às condições da zona média. Os testes de cultura começaram em 1987 e, em 1993, foram inscritos com sucesso no Registro Estadual.
Descrição da variedade
Cultura O rosa Bryansk pertence à família rosa. Esta planta tem um tipo de crescimento médio, raramente cresce acima de 3,5 m. Considere outras características da planta:
a casca é marrom, mas com a idade torna-se mais escura, inicia-se o processo de descascamento;
os rebentos distinguem-se por uma estrutura regular ou ligeiramente curva, a casca deles é castanha ou castanha-acinzentada;
os ramos esqueléticos crescem para cima, em relação ao tronco estão em um ângulo perfeitamente reto;
a coroa parece uma pirâmide larga, é muito forte, voltada para cima;
muita folhagem na copa não é observada;
as lâminas das folhas são densas, verdes, de tamanho grande;
pigmentação clara é notada na parte superior das folhas, mas não há pubescência;
as flores crescem uma de cada vez, ou são coletadas em 3 pedaços em inflorescências;
as flores são em forma de pires e delicadas na cor branca, de tamanho pequeno.
Características da fruta
Drupas de rosa de Bryansk têm parâmetros dimensionais de 20x21x18 milímetros. O peso padrão de uma cereja doce média é de 4-5,5 g, e os frutos maiores chegam a 7 gramas. As drupas são redondas, rosadas, com um padrão pontilhado discreto. Comprimento médio e espessura do colmo, a separação a seco dos frutos proporcionam alta comercialização e transportabilidade da variedade.
As cerejas são revestidas por uma película fina e densa que esconde a polpa cartilaginosa amarela. O suco da cultura é claro. A pedra é pequena, marrom-clara, pesando 0,27 gramas. Não se separa muito bem da polpa. As frutas contêm 13,8% de açúcares, 0,47% de ácidos e 14,2 mg de ácido ascórbico.
Qualidades de sabor
As cerejas doces da variedade Bryanskaya rozovaya dão frutos predominantemente doces. No entanto, eles têm um ligeiro amargor. Os drupas são usados universalmente: frescos, na culinária, na decoração de pratos prontos e saladas de frutas.
Amadurecimento e frutificação
A cultura rosa de Bryansk está atrasada. Começa a florescer apenas em meados de maio, e as drupas aparecem no final de julho. A árvore não tem maturidade precoce alta: ela começará a dar rendimentos apenas no 5º ano após o plantio.
Produção
Está no nível médio para esta cereja. A árvore frutifica de forma constante, e a média geralmente para em torno de 55 c / ha. O indicador máximo registrado é 103 c / ha. Se estamos falando de árvores individuais plantadas em um terreno privado, cada uma dá cerca de 20 quilos. Em anos raros especialmente frutíferos, essa quantidade pode ser aumentada em 1,5-2 vezes.
Regiões em crescimento
O rosa Bryansk foi desenvolvido especificamente para a região central da Federação Russa. É mais comum em Bryansk e regiões adjacentes.
Autofertilidade e necessidade de polinizadores
As cerejas doces desta variedade não são polinizadas independentemente. Para formar ovários, variedades como Iput, Tyutchevka, Revna e Ovstuzhenka são plantadas nas proximidades.
Crescendo e cuidando
A compra de mudas de Bryansk rosea é realizada apenas em viveiros comprovados. A árvore deve ter dois anos. As cerejas são plantadas na primavera, na primeira quinzena de abril. Após o plantio, o topo da árvore é encurtado para 0,6-0,7 m do nível do solo.
O formato da copa deve ser em camadas esparsas, e eles começam a fazer isso já no segundo ano após o plantio. O piso inferior da copa é constituído por três ramos, o intermediário por dois e o superior por um tronco que cresce verticalmente. Os galhos que aparecem regularmente nas laterais devem ser removidos, não esquecendo de aplicar grama de jardim nas seções. Quando a árvore crescer até três metros, você precisará beliscar seu topo.
A partir dos cinco anos, são realizadas as podas sanitárias, bem como os procedimentos de desbaste da copa. Quaisquer ramos que se desviem da norma são cortados. Todas as manipulações são realizadas antes da dissolução dos rins.
As árvores do primeiro ano não podem ficar sem água por muito tempo. Portanto, eles terão que ser regados semanalmente. Para fazer isso, uma ranhura é puxada ao longo do perímetro do círculo do tronco. O líquido é derramado ali, não diretamente sob a raiz. Cada árvore consome no máximo 12 litros de água. Quanto à cultura adulta, não é regada com tanta frequência. Será suficiente apenas três vezes por estação: o início da floração, a formação dos botões, a maturação das drupas. Uma árvore adulta gasta de 30 a 60 litros de líquido.
Os fertilizantes são muito importantes para Bryanskaya rosa. Eles são realizados em uma programação especial. No segundo e terceiro anos de vida, são alimentados três vezes: na época da floração, e mais duas vezes, com intervalo de 10 dias. Para cada planta, pegue um balde de 10 litros de água no qual 30 gramas de uréia são dissolvidos.
No quarto ano, as árvores são alimentadas duas vezes: no início da primavera e depois de meados de agosto. Na primavera, 150 gramas de ureia são adicionados sob a árvore e, no final do verão, 150 gramas de sulfato de potássio e 0,3 kg de superfosfato são fornecidos. Cada cereja precisará ser derramada com um balde de água. A partir do quinto ano, a alimentação será a mesma. No início da primavera, é 150 gramas de ureia, e no início do outono - superfosfato (0,4 kg), nitrato de potássio (0,2 kg) e húmus (5 kg). A dosagem é indicada por árvore.
Resistência a doenças e pragas
Bryanskaya pink é uma variedade de cereja incrivelmente resistente. Ela resiste perfeitamente:
todos os tipos de fungos;
coccomicose;
moniliose;
doença de clotterosporium.
Às vezes, as plantas sofrem de clorose. Para curar a doença, basta borrifar uma solução de bordalês a 1%. A segunda doença comum é a podridão dos frutos. É tratado com sulfato de cobre a 1%.
Pulgões também são comuns em árvores. Uma solução de pó de tabaco permitirá que você o remova com segurança. E contra a mosca-serra que adora frutas e árvores frutíferas, eles usam o Iskra-M.
Requisitos de solo e condições climáticas
O rosa de Bryansk adora solos soltos que permitem que o ar e a água passem bem. A escolha ideal para esta variedade é argila, embora as árvores cresçam bem em pedras arenosas. O solo não deve ter acidez muito alta ou muito baixa. A escolha correta é indicadores neutros.
A cultura tem medo da seca e do calor extremo, por isso é imprescindível observar o regime de irrigação. Quanto à resistência à geada, é boa, mas não perfeita. Na quente região de Bryansk, as árvores não são protegidas para o inverno, mas na região de Moscou isso terá que ser feito, juntamente com a instalação de uma tela de proteção e cal do tronco.
Quanto ao local de cultivo, deve ser ensolarado e quente. Na maioria das vezes, essas cerejas são plantadas perto de cercas que fornecem proteção contra o vento.