- Forma de fruta: coração largo
- Autores: M.V. Kanshina (Instituto de Pesquisa Russo de Tremoço)
- Apareceu ao cruzar: 8-14 x Vermelho denso
- Ano de aprovação: 2009
- Tipo de crescimento: tamanho médio
- Compromisso: universal
- coroa: redondo-oval, raro
- Escapes: reto, cinza
- Folha: oval, grande, ponta bem pontiaguda
- Tamanho da fruta: médio ou grande
A cereja Bryanochka é uma variedade doméstica resistente a geadas, doenças e pragas. Atrai jardineiros com alto rendimento e excelentes características frutíferas. Vale a pena considerar com mais detalhes as características da variedade.
História de criação
As cerejas Brianochka foram criadas por criadores da Rússia. Os cientistas conseguiram obter uma variedade resistente ao gelo com forte imunidade e alto rendimento. A cereja doce é indicada para o cultivo nas regiões do norte do país, pelo que é apreciada pelos jardineiros.
Descrição da variedade
Bryanochka é uma variedade de tamanho médio. Especificações:
altura da árvore - 3 metros;
as placas das folhas são grandes, pontiagudas, verdes;
flores - brancas, coletadas em inflorescências de três peças;
brotos - em linha reta, cinza.
Uma coroa esparsa redonda-oval é formada na cereja.
Características da fruta
A variedade agrada aos jardineiros com frutas grandes e largas em forma de coração. Os frutos são grandes, o peso médio da baga é de 4,7-7,1 g. Características:
pele densa;
tom de pele vermelho escuro;
polpa firme e suculenta.
A pele é resistente às influências externas, não se deteriora mesmo em climas desfavoráveis.
Qualidades de sabor
Os degustadores avaliam o sabor das cerejas Bryanochka em 5 pontos. Os bagos são doces, exalam um aroma agradável e têm uma excelente transportabilidade. Devido à densa casca, não se deformam e não se deterioram em uma semana.
Os frutos da variedade são adequados para uso fresco e consumo no inverno na forma de compotas, conservas e recheios doces para panificação. A fruta contém ácido ascórbico e açúcar.
Amadurecimento e frutificação
Bryanochka começa a florescer no final da primavera, deliciando os jardineiros com um grande número de inflorescências, cada uma com 3 hastes. As primeiras bagas começam a se formar 5 anos após o plantio. O momento da frutificação é determinado pela presença e tipo de polinizadores localizados nas proximidades. Basicamente, as bagas amadurecem no final de julho.
Produção
Bryanochka tem uma taxa de rendimento bastante alta. Em média, 93 quintais de frutas podem ser colhidos por hectare. A taxa máxima é de 308 c / ha. Uma árvore produz até 20 kg de frutos.
Autofertilidade e necessidade de polinizadores
Bryanochka é uma variedade autofértil que requer um polinizador para formar a fruta. Os melhores assistentes neste assunto serão as variedades Veda, Tyutchevka e Iput.
Crescendo e cuidando
Bryanochka pertence à categoria de plantas de amadurecimento tardio, portanto, a árvore pode ser plantada na primavera e no outono. A segunda opção é preferível para as regiões do sul, onde pode conseguir plantar uma variedade 3 semanas antes da geada.
Em outras regiões, é melhor plantar Bryanochka na primavera, em abril, quando a neve já derreteu e o tempo quente vai se estabelecer na rua. Em primeiro lugar, você precisará decidir sobre o local de pouso. Recomendações de seleção.
A cereja doce prefere as planícies ou não encostas íngremes, iluminadas pelo sol, onde não há correntes de ar e ventos fortes.
A água subterrânea deve ser localizada em profundidade. Caso contrário, é necessário providenciar um sistema de drenagem para que a planta não apodreça.
As cerejas doces podem ser plantadas perto de macieiras e pereiras, mas a uma grande distância, para que as raízes das árvores não prejudiquem a variedade. Também não é recomendado escolher locais onde crescem coníferas e bétulas. Finalmente, não plante vegetais próximos que podem atrair insetos indesejados. Os melhores vizinhos para as cerejas são ameixa, madressilva ou cereja.
Você só pode plantar mudas saudáveis de pelo menos 1 metro de comprimento com raízes poderosas. Melhor dar preferência a árvores de dois anos com forte imunidade e sem danos.
Antes do plantio, as raízes de Bryanochka devem ser mergulhadas na água para saturar a quantidade necessária de umidade. E também uma solução desinfetante pode ser adicionada ao recipiente.
O algoritmo de pouso é o seguinte.
Primeiro, prepare o solo cavando buracos de 70x70 cm de tamanho e até 50 cm de profundidade.
Além disso, solo fértil e fertilizantes orgânicos são despejados nos recessos. A terra é adicionalmente solta para oxigenação.
As árvores são plantadas nos buracos preparados, primeiro endireitando as raízes e evitando que se entrelacem.
Após o desembarque, os buracos são cobertos com terra e cuidadosamente compactados.
Em seguida, um balde de água é colocado sob o arbusto e o local de plantio é coberto com grama ou húmus.
No momento do plantio, vale observar uma distância entre as árvores de 3 metros. O plantio da cereja é apenas a primeira etapa. O cuidado oportuno e cuidadoso da colheita ajudará a obter uma colheita abundante.
Rega. É necessário organizar regas regulares, isto é especialmente verdadeiro durante a formação de botões, flores, ovário e antes do inverno. Uma quantidade abundante de umidade deve ser aplicada durante os períodos de seca. Durante a estação chuvosa, você pode pular temporariamente o procedimento.
Top dress. Os primeiros fertilizantes começam a ser aplicados quando a cereja atinge os 3 anos de idade. Os principais tipos de curativos: contendo nitrogênio durante a estação de crescimento e floração; orgânico, fósforo e potássio na hora da formação dos frutos. Antes do congelamento, as cerejas devem ser fertilizadas com compostos complexos.
Afrouxamento. Procedimento obrigatório após a rega. Você precisa soltar o solo perto do tronco, além de cobri-lo com ingredientes naturais.
Poda. É obrigatório nos primeiros 4 anos de crescimento da planta para a formação da copa. No futuro, eles encurtam principalmente os brotos e garantem que haja no máximo 4 ramos do esqueleto em cada camada. E também não se esqueça da poda sanitária, que é realizada na primavera e antes do início das geadas.
Além disso, os jardineiros são aconselhados a cuidar das mudas jovens. Recomenda-se cobrir árvores imaturas durante o período de frio nos primeiros 2-3 anos. Para isso, você pode usar galhos de estopa, lutrasil ou abeto.
Resistência a doenças e pragas
A variedade é resistente à maioria das doenças e pragas. No entanto, os jardineiros recomendam tratamentos preventivos, bem como não plantar árvores ao lado de vegetais e outros vetores de insetos em potencial.
Requisitos de solo e condições climáticas
As árvores maduras de Bryanochka são capazes de resistir a geadas de até -30 graus. Por essa característica, a variedade é apreciada pelos jardineiros, pois possibilita o cultivo de cerejas em regiões com condições climáticas adversas.