- Forma de fruta: achatado, arredondado, com linha de sutura abdominal bem definida
- Pedúnculo: 35-40 mm, firmemente preso
- Autores: França
- Sinônimos de nomes: Bigarrean Hatif Burlat, Bigarro Ativ Burlat, Bigarro Early Burlat, Bigarrean Burlat, Еаrly Вurlat
- Tipo de crescimento: tamanho médio
- Compromisso: para todos os tipos de processamento, para consumo fresco
- Produção: Boa
- coroa: redondo, grosso
- Escapes: ligeiramente curvado, castanho claro
- Folha: oval
A explicação de que a cereja doce é uma das culturas favoritas para o cultivo entre os jardineiros é a mais simples. A frutificação precoce permite obter frutos frescos na sua própria parcela no início do verão e, além disso, a árvore tem um aspecto muito atraente durante e após a floração.
Variedade Bigarro Burlat (sinônimos - Bigarrean Hatif Burlat, Bigarro Ativ Burlat, Bigarro Burlat precoce, Bigarrean Burlat, Еаrly Вurlat) é um dos representantes mais brilhantes desta categoria. A baga tem excelente comercialização e boa transportabilidade. As frutas são utilizadas in natura, para conservação, congelamento e no preparo de confeitaria.
Descrição da variedade
Planta de porte médio com copa arredondada, quase esférica, brotos de tons castanhos claros e ramos mais claros, muitas vezes recobertos de lenticelas. A vida útil média de uma planta é de 17 anos ou mais. A copa é coberta por folhagem alongada, oval-pontiaguda, elíptica verde clara com uma superfície fosca.
Flores de cerejeira com flores grandes (até 3 cm de diâmetro), perfumadas brancas como a neve, que permanecem solitárias ou coletadas em inflorescências de três flores. Infelizmente, flores femininas são formadas na árvore, o que força o plantio de variedades polinizadoras.
Características da fruta
Frutos grandes (6,4 g) redondos achatados têm uma sutura abdominal pronunciada. A cor é vermelho escuro intenso, durante o período de maturação fisiológica, transforma-se em tons próximos ao preto. Uma pedra grande (0,4 g) separa-se bem da polpa, a pele é resistente a rachaduras, exceto para supersaturação com umidade.
Qualidades de sabor
A polpa vermelha escura de densidade média tem um sabor doce equilibrado com um toque sutil de acidez. A composição contém: substâncias secas (14,7%), açúcares (11,2%), ácidos tituláveis (0,6%), ácido ascórbico (6 mg / 100 g).
Amadurecimento e frutificação
A frutificação regular ocorre em 4-5 anos. A variedade pertence à categoria de frutificação precoce - a colheita começa na primeira década de junho.
Produção
A variedade é caracterizada como de rendimento médio: uma média de 80 kg de frutas saborosas e saudáveis são colhidas de uma árvore.
Autofertilidade e a necessidade de polinizadores
As variedades mais adequadas para a polinização são Ge-Delfingen, Bigarro Starking, Napoleon, Exhibition.
Crescendo e cuidando
Para o plantio, opte por áreas ensolaradas, bem protegidas dos ventos do norte e das correntes de ar constantes. Encostas com uma exposição ao sul são adequadas como proteção - paredes de edifícios ou cercas altas. O solo ideal para o desenvolvimento ideal das plantas é fértil, respirável, bem drenado e com nível de acidez neutro. A proximidade de lençóis freáticos ou terras baixas pantanosas é inaceitável.Solos ácidos são desoxidados com farinha de dolomita; se necessário, aterros artificiais são feitos para o plantio de mudas acima do nível do solo.
O momento ideal para o plantio: outono, se estivermos falando das regiões do sul, e primavera, se o plantio for feito em áreas mais frias. Simultaneamente com Bigarro Burlat, variedades de polinização são plantadas. A distância entre as raízes é de 3 m, no espaçamento entre linhas - até 5 m. Ao escolher o material de plantio, é necessário garantir que as diferentes variedades sejam da mesma idade. Deve-se dar preferência a mudas de 2-3 anos com um sistema radicular bem desenvolvido e presença de botões.
A profundidade e as dimensões da fossa são 60x60x80 cm.O fundo é coberto por uma camada de drenagem de 10-15 cm de seixos e cascalho. Ao mesmo tempo, um suporte para hastes frágeis é instalado. A camada escavada de solo fértil é enriquecida com húmus, superfosfato, fertilizantes minerais complexos e cinzas de madeira. Após o plantio, o círculo do tronco é regado abundantemente com água morna.
O cuidado adicional consiste em observar as práticas agrícolas tradicionais.
- Rega. As plantas jovens são regadas conforme necessário. As árvores maduras precisam de irrigação em maio e no final do outono.
- Remover ervas daninhas e afrouxar ajudará a planta jovem a se adaptar e crescer mais forte mais rápido.
- Top dress. A partir do segundo ano após o plantio:
- início da primavera - nitrogênio;
- final do outono - a introdução de húmus no círculo do tronco junto com superfosfato e sulfato de potássio.
- A poda sanitária é feita no início da primavera. Nesse momento, os brotos secos e danificados são removidos.
- A poda formativa começa imediatamente após o plantio, quando a planta é encurtada para 50-70 cm. Em seguida, certifique-se de que a guia está acima dos ramos esqueléticos. Como resultado, várias camadas são formadas.
Na primavera e no outono, os troncos e parte dos ramos inferiores devem ser branqueados para proteger a árvore de pragas e roedores.
Resistência a doenças e pragas
A variedade é considerada relativamente resistente a doenças, portanto, tratamentos preventivos com fungicidas serão úteis.
Requisitos de solo e condições climáticas
Bigarro Burlat tem uma robustez média de inverno, o que torna impossível cultivá-lo em áreas de cultivo de risco. No entanto, devemos dar-lhe o que lhe é devido, ele tolera bem as geadas de retorno.