- Forma de fruta: em forma de coração
- Autores: O.S. Zhukov, L.A. Shchekotova, E.N. Dzhigadlo, A.A. Gulyaeva, Z.E. Ozherelyeva (Instituto Russo de Pesquisa de Genética e Melhoramento de Plantas Frutíferas e Instituto Russo de Pesquisa de Melhoramento de Plantas Frutíferas)
- Apareceu ao cruzar: Slava Zhukova x Valery Chkalov
- Ano de aprovação: 2009
- Tipo de crescimento: tamanho médio
- Compromisso: sobremesa
- Produção: Boa
- Altura da árvore, m: 3,5
- coroa: piramidal, espalhando, elevado, densidade média
- Escapes: médio, reto, marrom, sem pubescência
A cereja doce é uma iguaria favorita da maioria dos russos. As frutas doces e suculentas são freqüentemente consumidas frescas para maximizar seu sabor e benefícios para a saúde. Além disso, as frutas são ótimas para fazer geleias aromáticas, sucos ou compotas. Bagas são frequentemente adicionadas a produtos doces de confeitaria. Muitas variedades de árvores frutíferas são cultivadas no território do país e no exterior, sendo que uma delas é a cereja Adelina.
Descrição da variedade
As árvores de porte médio atingem 3,5 m de altura e a cor da casca é cinza. A textura é lisa e uniforme. Devido à copa que se espalha, a árvore ocupa muito espaço no local, o que deve ser levado em consideração na hora de fazer um jardim. A coroa de densidade média é semelhante em formato a uma pirâmide. Os ramos são ligeiramente elevados e direitos. Brotos castanhos de espessura média sem descida.
As folhas são de cor verde intenso, seu formato é padrão, lembrando um ovo. As chapas são curvas e lisas, com superfície fosca. As veias são claramente visíveis nas folhas. A frutificação ocorre nos ramos ou crescimentos do bouquet do ano passado.
Características da fruta
As bagas têm a forma de coração. Este tipo é considerado padrão para diferentes variedades de cerejas doces. Peso médio - de 5,5 a 6 g. Dimensões (em mm) - 23x23x24. O caule atinge 4,6 cm de comprimento e os jardineiros notam uma boa separação dos frutos.
A cor da casca e da polpa é a mesma: bordô, vermelho escuro. Pela consistência, a polpa é cartilaginosa, tem densidade média. Devido à rica cor da polpa, os sucos e as compotas de frutas apresentam a mesma cor viva. O osso é facilmente separado da polpa. Seu peso é de 0,2 g, seu formato é redondo.
Qualidades de sabor
A variedade Adeline tornou-se popular devido ao seu sabor adocicado pronunciado, graças ao qual recebeu uma avaliação de degustação de 4,7 pontos em 5. A porcentagem de ácidos - 0,6, açúcares - 11,9, componentes secos - 16,2. O propósito das bagas é universal. Eles são colhidos para o inverno, comidos frescos e usados como ingrediente em produtos de panificação ou outras sobremesas.
Amadurecimento e frutificação
A primeira safra será colhida apenas 4 anos após o plantio das árvores. A floração ocorre no último mês da primavera, de 10 a 15. Adeline é considerada uma variedade de maturação média. Os frutos maduros são colhidos em meados de julho.
Produção
O rendimento dessa variedade é alto. O indicador médio é 79,1 c / ha, o máximo é 142 c / ha. Obtenha excelentes rendimentos apenas quando cultivar cerejas em condições confortáveis e com o cuidado adequado.
Nos primeiros anos de frutificação, até 10 kg de frutos podem ser colhidos de uma árvore. A cada ano este número aumentará e atingirá gradualmente a marca de 15-25 kg. Mesmo as bagas totalmente maduras podem tolerar longo transporte, razão pela qual esta variedade é freqüentemente cultivada para venda.
Autofertilidade e necessidade de polinizadores
Adeline não é capaz de polinizar sozinha, uma vez que pertence à espécie autoinfértil. Plante polinizadores perto das árvores. As variedades Rechitsa e Poetzia são consideradas vizinhas adequadas.
Crescendo e cuidando
A árvore frutífera precisa de uma quantidade suficiente de umidade, que é necessária para o crescimento normal e a formação de frutas suculentas. Na primavera, durante a floração e a poda, as cerejas são regadas com mais frequência. É aconselhável combinar irrigação com fertilização, pois os nutrientes são mais bem absorvidos pelo solo. A secagem do solo indica que é necessária a rega obrigatória.
Mudas jovens são alimentadas com fertilizantes com alto teor de nitrogênio. Este componente contribui para a formação de brotos e o crescimento de uma massa verde saudável. 100 g de ureia são consumidos por metro quadrado da horta. Eles mudam para composições minerais complexas ao cuidar de árvores maduras. Húmus e composto também são usados. Para saturar o solo com potássio e reduzir sua acidez, são adicionadas cinzas.
A moldagem em coroa é um pré-requisito para uma colheita rica. No processo de trabalho, resta apenas uma fuga principal. Com a chegada da primavera, eles se livram dos galhos congelados e deformados que engrossam a copa. A poda sanitária também pode ser realizada conforme necessário, quando é necessário desbastar a massa da planta. Breu de jardim ou sulfato de cobre é usado para tratar todos os locais de corte para evitar a contaminação da árvore.
O trabalho preparatório para o outono ajudará as árvores frutíferas a sobreviverem ao inverno, especialmente para as mudas que ainda não amadureceram. Antes da chegada do inverno, a terra ao redor do círculo do tronco é abundantemente regada. A umidade impede que o solo congele rapidamente. Em seguida, a área é coberta com uma camada de húmus.
Para proteger as árvores jovens, é recomendável montar uma moldura especial na qual é fixada uma densa estopa. Galhos de abetos são colocados em cima dele e, no inverno, uma grande quantidade de neve é derramada.
Nota: Árvores maduras não precisam ser cobertas no inverno, especialmente se crescerem em regiões com clima quente. Jardineiros experientes notam a alta resistência das árvores à geada, mas nos botões de flores ela é média.
Resistência a doenças e pragas
Esta variedade apresenta uma resistência média à moniliose e à coccomicose. Estas são infecções fúngicas comuns. A baixa temperatura e a alta umidade contribuem para o seu desenvolvimento, por isso é importante evitar a estagnação da água na área do jardim.
Manchas vermelhas nas folhas são um dos sintomas da coccomicose. As pegadas escarlates aumentam gradualmente de tamanho, afetando a folhagem. Sob a influência do fungo, o rendimento e a taxa de desenvolvimento da árvore são visivelmente reduzidos. Flores, frutos e rebentos sofrem de moniliose. Os frutos são cobertos de manchas marrons.
Uma solução de sulfato de cobre ou líquido bordalês ajudará a lidar com o problema. De pronto, significa que "Horus" servirá. Você também deve se livrar de galhos e frutos infectados.
É muito mais fácil proteger as árvores contra infecções com antecedência do que tratá-las posteriormente. O tratamento profilático deve ser realizado antes do nascimento do botão. Ao usar compostos químicos, eles devem ser interrompidos até 3 semanas antes da colheita.
Alguns jardineiros consideram a adesão às práticas agrícolas a melhor prevenção de doenças. Para fazer isso, você precisa regar regularmente as árvores, podar e limpar a área do jardim de folhas caídas.