Características e métodos de enxerto de cerejas
Enxertar cerejas em outras árvores frutíferas é uma grande demanda entre os jardineiros. Com este procedimento, você pode melhorar o estado da planta e obter uma colheita saborosa e rica. No entanto, a manipulação requer conhecimentos especiais, por isso primeiro é necessário familiarizar-se com as suas vantagens e desvantagens, bem como estudar as regras de vacinação para obter um resultado de qualidade.
Vantagens e desvantagens da vacinação
Um dos benefícios de enxertar uma árvore é restauração de plantas crescidas, melhoria do sabor dos frutos e adaptação de variedades do sul a climas frios... Se você seguir todas as recomendações dos especialistas, poderá fortalecer o sistema imunológico das cerejas, e ele ficará mais resistente a pragas e doenças. Graças a este método de reprodução, os habitantes de regiões frias podem cultivar frutas saborosas. Apesar da complexidade da manipulação, pode ser de imensos benefícios se feito corretamente.
A enxertia permite criar outras variedades através do cruzamento de cerejas com ameixas, cerejeiras e algumas outras árvores de fruto, enquanto a qualidade da casta autóctone não se deteriora em nada, o que é importante. Se a planta apresentar danos mecânicos, ela pode ser restaurada com um herdeiro. Outra vantagem da vacinação é que ela oferece uma oportunidade de mudar o tempo de colheita, que profissionais experientes usam ativamente. Este período pode ser estendido até até um mês e meio. Quanto às deficiências, e elas também existem, é importante levá-las em consideração. Não há garantia de que o enxerto irá enraizar, portanto, na maioria das vezes é recomendado colher um grande número de estacas. Com a falta de experiência, você pode prejudicar a planta e, se perder a materna, não será possível restaurá-la. A nova filial não afeta a qualidade do estoque, portanto a manipulação deverá ser realizada várias vezes. Ao mesmo tempo, é necessário prestar um atendimento criterioso de alta qualidade, monitorar o estado da árvore, levar em consideração as condições climáticas, uma vez que a imunidade do jardim é muito fraca.
Muitos jardineiros novatos estão pensando se as cerejas podem ser enxertadas na cereja de pássaro. Os especialistas afirmam que haverá uma baixa taxa de sobrevivência devido aos diferentes sucos.
A prática mostra que os frutos silvestres são pequenos e perdem o sabor pronunciado, além disso, podem ser azedos. Isso significa que você precisa enxertar uma árvore frutífera em certas espécies e variedades para obter o resultado desejado.
Cronometragem
O tempo é fundamental, é importante entender quando exatamente se deve enxertar as árvores frutíferas para atingir esse objetivo. Tudo depende da área em que o jardim é cultivado, já que o clima na faixa do meio difere do sul ou norte do país. Em cada região, as árvores têm um período diferente de fluxo ativo de seiva, se for um clima quente, os trabalhos podem começar no final de março, e abril é adequado para a zona central da Rússia. A principal condição é a ausência de geada, a temperatura não deve cair abaixo de 3 graus Celsius. Os especialistas recomendam testar a resistência ao gelo, para isso basta cortar um galho e inspecionar o local do dano - se escurecer rapidamente, a manipulação da mola não funcionará.
Se você fizer o procedimento no verão, a atualização começa na primeira semana de junho, se a região for fria, é melhor esperar até o meio do mês.Por alguns dias, o caldo deve ser regado em abundância, as estacas devem ser embebidas em uma mistura com um bioestimulante. Se você está interessado em enxerto de outono, é importante considerar que é o mais problemático, especialmente se você for novo na área. Em climas quentes e amenos, as quedas de temperatura são insignificantes, então o rejuvenescimento das plantas pode ser realizado de setembro a outubro. A cereja doce é uma cultura caprichosa que requer condições especiais.
Apesar disso, seguir as regras básicas permitirá obter resultados rapidamente, o principal é calcular o prazo, utilizar ferramentas especiais e seguir as instruções.
Sobre o que você pode vacinar?
A enxertia de cerejeira pode ser em uma árvore frutífera de certas espécies, por isso é importante estudar esta questão para começar. A planta do porta-enxerto deve ser escolhida com cuidado. As cerejas doces podem ser enxertadas nas cerejas, isso vai melhorar o sabor da colheita, por isso, se não ficar satisfeito com o resultado, pode usar esta opção. Você pode colher os frutos já no próximo ano, o que está comprovado na prática. A ameixa cereja e a ameixa também são adequadas para tais manipulações, por se tratarem de árvores frutíferas com caroço.
Deve-se notar que um dos principais benefícios é o fortalecimento das plantas, especialmente se o jardim estiver localizado próximo ao lençol freático. Já a cereja enraíza-se bem com a cereja, além disso a árvore ficará mais resistente às mudanças climáticas e aguentará invernos rigorosos. A cereja de passarinho é um excelente porta-enxerto para enxertia, pois é uma cultura forte, raramente sofre de doenças e resiste a uma alta fertilidade dos frutos. A única coisa que é importante considerar é que durante essa manipulação, os frutos ficarão inusitados, o sabor será mais próximo ao da cereja de pássaro, mas externamente se assemelharão completamente a cereja.
A vacinação na virada é igualmente popular, especialmente se você quiser tentar diferentes variedades de ameixa cereja. Com o procedimento correto, a colheita será bem-sucedida e rica. Os especialistas não recomendam enxertar cerejas em uma maçã ou freixo, pois são incompatíveis. A pêra pertence à categoria das pomóideas, portanto também não pode ser uma opção ideal para enxertia. Os profissionais estão estudando técnicas de vacinação em berçários, onde estão criadas todas as condições necessárias para isso.
Preparação
A prevenção de pragas desempenha um papel importante, e isso não depende se é uma vacina de verão ou de primavera. A cada duas semanas, a árvore enfraquecida deve ser tratada com inseticidas. Se a fita isolante foi removida dos galhos, eles precisam ser protegidos. A colheita das mudas no sul do país começa no início de dezembro, antes do início das geadas, na faixa do meio eles recorrem a isso no final do outono. Eles precisam ser armazenados em um local fresco, como uma adega ou galpão.
Uma mistura de serragem, turfa e areia é colocada em uma caixa e levemente umedecida, após o que a muda é enviada para lá e coberta para protegê-la da luz. Se não houver tal cômodo, pode-se usar uma geladeira comum, as mudas ficam bem conservadas nesse clima de frio, cada galho deve ser envolto em gaze úmida, forrada com pano e polietileno. O material não deve secar ou ficar muito úmido, pois a madeira congelará. O tronco é uma planta sobre a qual será enxertada uma estaca, é uma árvore jovem e já adaptada ao clima de uma determinada região. A melhor opção seria uma cultura de até 10 anos, então o processo será muito mais rápido. O rebento de uma árvore atua como um enxerto, que é plantado. As mudas são colhidas no outono e a enxertia ocorre na primavera. O comprimento de cada uma deve ser de até 40 cm, o diâmetro dos galhos 5 cm, podendo ser brotos de 1 ano com botões de crescimento. Para que a manipulação seja bem-sucedida, é importante seguir certas regras.
Uma delas é o uso de ferramentas e luvas limpas. Os cortes não devem ser tocados, use apenas uma faca afiada para não deixar rachaduras, entalhes ou irregularidades.É aconselhável que o pedúnculo após a enxertia permaneça imóvel, por isso a amarração deve ser bem justa. Um gramado é usado para massa de vidraceiro, depois de algumas semanas você precisa verificar se o rebento criou raízes, isto é evidenciado pelos brotos que começarão a aparecer dos botões.
É importante monitorar as pragas e garantir uma irrigação de qualidade.
Os caminhos
Sua atenção recebe instruções sobre os diferentes métodos de enxerto de cerejas, independentemente da região em que você vive, seja a região de Moscou ou as regiões do sul. Se tudo for feito corretamente no outono, próximo a maio, você pode escolher um dos métodos apresentados, cada um deles tem suas características que são importantes para estudar.
Corte lateral
O corte do corte deve ser feito em um ângulo de 30 graus, a extremidade aparada em um estado de cunha. Deve ser inserido pela lateral, tendo previamente cortado a casca e o caule do caldo. As camadas verdes devem ser combinadas, então o rebento é firmemente fixado no tronco e os locais abertos são processados com piche. É importante isolar esta área danificada, você pode usar um saco ou filme plástico. Após 4 semanas, você precisará verificar o quanto o talo criou raízes, os botões formados dirão sobre isso.
Cópula
Este método é muito procurado, você precisará combinar o caule com o tronco, certificando-se de que ambas as partes tenham o mesmo diâmetro para formar um todo. Os cortes oblíquos são feitos tanto na copa quanto no porta-enxerto, você pode consertar com fita isolante. Os especialistas dividem as fatias para juntá-las. Após 2 semanas, a bolsa pode ser removida.
Na fenda
Este método é adequado quando o tronco da árvore é muito mais grosso do que o galho enxertado. Os cortes devem ser uniformes, é feita uma incisão no centro a uma profundidade de 5 cm, onde é inserido o corte. Certifique-se de que as partes estão bem conectadas umas às outras, em seguida, prenda com material e cubra as seções com grama de jardim, na linha de chegada, o talo é embrulhado em um saco plástico.
A verificação deve ser realizada após 3-4 semanas, se os botões estiverem inchados e floridos, então tudo foi feito corretamente.
Para a casca
Este método é indicado nos casos em que existe um forte fluxo de seiva. O método é o seguinte - faz-se um corte uniforme no galho do caldo, limpa-se e aí se insere um talo, cortado lateralmente. Para que a ferida cresça rapidamente, a inoculação pode ser feita de vários lados ao mesmo tempo. O enxerto deve criar raízes em 2 semanas.
Brotando
Aqui você precisa plantar um botão separado, não um talo. É imprescindível evitar que resseque, portanto, após a retirada, deve ser imediatamente colocado sobre um material úmido. A casca não é arrancada, basta uma incisão em T e aí se insere o enxerto, é importante certificar-se de que não há espaço livre.
Corte de canto
Este método difere pouco da divisão. A ponta preparada do corte é inserida na cunha de recorte, o corte deve ser exatamente horizontal, ir 6 mm do topo e 2 mm do fundo, a altura não deve ultrapassar 5 cm. O galho selecionado deve estar de acordo com os parâmetros e ser fixada com fita isolante.
Cuidados de acompanhamento
Como a cereja foi submetida a uma operação séria, ela precisa se recuperar e, nisso, pode ser ajudada. A rega da árvore deve ser feita todas as semanas. Antes do início da floração, é importante aplicar o enxerto de raízes, o mesmo se aplica à época de frutificação. Se aparecerem novos brotos no porta-enxerto, eles devem ser removidos, caso contrário, começarão a tirar para si todos os sucos da cultura e interromper o desenvolvimento da árvore.
Recomenda-se realizar inspeções regulares para verificar a estanqueidade do filme. Se aparecerem botões no rebento, o polietileno protetor pode ser removido para que a planta continue a se desenvolver. Na próxima primavera, os brotos do rebento precisam ser cortados, o que permitirá que você forme uma coroa bem cuidada. Três anos após a inoculação, são removidos os ramos gordurosos, que crescem em ângulo agudo e ao longo do tronco. Usando essas diretrizes simples, você ficará satisfeito com o resultado.
O comentário foi enviado com sucesso.