Onde e como plantar cerejas?

Contente
  1. Tempo ideal
  2. Seleção de assento
  3. Preparação
  4. Como plantar corretamente?
  5. Nuances de pouso, levando em consideração a região
  6. Cuidados de acompanhamento

As árvores frutíferas não devem ser plantadas em qualquer lugar, mas guiadas por certas características de sua localização e coexistência mútua. Se forem plantadas corretamente, uma simbiose estável é observada, caso contrário, a árvore não criará raízes.

Tempo ideal

As datas ideais para o plantio de cerejas são o outono e a primavera. Para as regiões do sul da Rússia, se o inverno acabou sem neve e a temperatura do ar permaneceu positiva, elas também plantam no inverno. Um desses lugares é Big Sochi - quase nunca há geadas lá, e o fechamento da zona por montanhas do norte permite o plantio de algumas frutas até mesmo nos meses de inverno, mas isso é uma raridade. Basicamente, a maioria dos jardineiros segue as regras de plantio da primavera. É melhor plantar a árvore no início da primavera, quando os botões ainda não incharam e o fluxo de seiva da vegetação lenhosa ainda não chegou. A neve deve derreter e o solo deve aquecer até uma média de +7.

A taxa de sobrevivência das cerejas em um novo local durante o plantio de primavera é máxima: a árvore terá tempo para lançar novas raízes, crescer e sobreviver ao primeiro inverno sem problemas, o que não se pode dizer do plantio de outono.

No sul da Rússia, é possível plantar cerejas no outono... Hora de desembarque - pelo menos um mês deve faltar antes do início do tempo frio. As primeiras geadas noturnas são consideradas o início do frio. A vantagem do plantio de outono é que as mudas não enfrentarão a seca que precisam superar. A experiência mostra que é melhor plantar novas árvores em março e no início de abril. O pouso no verão, mesmo com todas as precauções de segurança, está excluído.

Seleção de assento

Em uma área suburbana com jardim, o local de pouso deve ser bem iluminado. Pelo menos um pouco de vento deve penetrar ali. Plantar árvores em locais onde não há proteção contra o vento frio do norte pode resultar na morte de algumas delas no primeiro inverno gelado - no vento gelado, eles provavelmente congelarão os galhos. A melhor opção é uma barreira protetora de outras árvores, paredes de edifícios e estruturas, você pode plantar uma árvore atrás de uma cerca. Se for escolhida uma inclinação, ela deve estar voltada para o sul ou sudoeste.

Uma abordagem próxima à superfície da água subterrânea (menos de 2,5 m) e um local pantanoso não funcionará - o excesso de água desloca o ar do solo, que as raízes deveriam receber.

O solo

Cherry, como dito anteriormente, não gosta de excesso de umidade. Argila pantanosa, na qual uma quantidade quase insignificante de ar penetra com dificuldade, levará ao fato de que as raízes simplesmente apodrecem. A argila deve ser fértil - chernozem de estrutura fina comum, para o qual fertilizante adicional é aplicado na forma de turfa e resíduos de plantas. A falta de umidade é combinada com solo argiloso, o excesso com solo contendo uma quantidade maior de areia. Ao mesmo tempo, o solo tem uma estrutura solta - não pise, aperte o solo, pois uma muda sem ar na zona da raiz provavelmente não criará raízes. A umidade excessiva requer a remoção oportuna de umidade com a ajuda de drenagem adicional.

A acidificação do solo é permitida em não mais do que 7,1 em termos de índice de hidrogênio (em geral - um ambiente neutro, com uma ligeira tendência para a alcalinização). Solo excessivamente ácido danifica as plantas.Devido ao aumento do teor de carbonatos, o chernozem, fertilizado em tempo hábil, é permitido com um indicador de até 8. Um desvio significativo de um ou outro limite leva à inviabilidade das árvores plantadas.

Em solos salgados, perto de lagos salgados, as mudas demonstram uma inaceitabilidade total: esta não é uma árvore que suportaria condições tão adversas, mesmo que fosse cultivada a partir de uma pedra.

Se na sua área não houver nenhum ponto onde a água subterrânea recue mais do que 2,5 m da superfície da terra, você deve preencher uma colina. É aconselhável alugar uma escavadeira, que distribuirá a terra preta no local de forma que se forme um morro. A altura da colina é de cerca de 2 m, o raio não é inferior a 2,5 m, o que permitirá que as cerejas afastem as raízes do nível que é perigoso para ela, no qual o ar é completamente deslocado do solo.

Quando o local está localizado em uma margem baixa de um rio ou lago, onde a água subterrânea chega perto da superfície, a colina é despejada de um terreno importado, e sua altura e largura tornam-se significativas.

Compatibilidade com outras plantas

O polinizador de cerejas, neste caso, é qualquer abelha que vive na sua área. Ela também poliniza culturas relacionadas - cereja, por exemplo. Há casos em que, ao polinizar flores de cerejeira com pólen de uma cereja, pode crescer um fruto híbrido, a chamada cereja doce. Mudas pertencentes a essa cultura têm sido distribuídas ativamente entre os residentes de verão e jardineiros nos últimos anos. Isso significa que não só é possível plantar cerejas ao lado das cerejas, mas também necessário - esta prática é utilizada por agricultores profissionais, cuja competência inclui vastos pomares de vários hectares cultivados para fins de grandes volumes de vendas da colheita. Mas a cereja doce é compatível com quase muitas safras de frutas e bagas.

O principal é evitar que cresçam ao seu redor ervas daninhas que atraem pragas: corte a grama em tempo hábil.

Preparação

Prepare mudas adequadas antes de plantar árvores. Escolha os melhores, saudáveis ​​e altos. No entanto, isso não significa que árvores menores e menores em crescimento e distribuição de galhos não criarão raízes. Se o residente de verão cuidar deles em tempo hábil, evitando o crescimento de ervas daninhas e outras ervas daninhas anuais, aplicar remédios populares contra pragas, alimentá-los em tempo hábil, fertilizar a terra ao redor das árvores jovens, regá-los na hora certa, sem salvar na água no calor e na seca - mesmo as pequenas inicialmente as mudas crescerão em condições excelentes.

Seleção de mudas

Evite mudas doentes afetadas por pragas - de insetos a roedores. Não use para plantar aqueles espécimes que conseguiram adoecer, foram processados ​​durante o processo de tratamento... Se não houver folhas em um determinado espécime, mas houver brotos claramente formados, então isso não é uma desvantagem: com um aquecimento significativo, quando a vegetação "acorda", os próprios botões racham e brotam novos brotos.

Recomenda-se que você selecione as instâncias com as quais ainda não executou nenhuma manipulação, por exemplo, cortar o ramo principal. Se necessário, você deve cortar as plantas você mesmo, não o vendedor: sua tarefa é vender mudas viáveis ​​e zoneadas (adaptadas às condições de sua região). É impossível plantar variedades e espécimes usados, por exemplo, no Território Krasnodar, na região de Rostov.

Mas a compatibilidade com versões anteriores - uma variedade de cereja resistente ao frio plantada em uma região relativamente quente - é possível: a taxa de sobrevivência neste caso é alta e a colheita será muito boa se não houver seca no verão.

Poço de pouso

Uma cova de plantio para cerejas é preparada cerca de um mês antes do plantio de uma muda. Para uma variedade plantada na primavera, as covas são preparadas no outono. A profundidade da fossa não ultrapassa 60 cm e não pode ser inferior a 50 cm, tendo o diâmetro da fossa até um metro. Terra esgotada - argiloso (solos de castanha da costa do Mar Cáspio, regiões semi-desérticas de estepe) - precisa ser escavado em grande profundidade e diâmetro. Em torno da futura árvore, os nutrientes são introduzidos em grande volume, que inclui esterco e verbasco diluídos, mistura de turfa e argila arenosa, limpeza apodrecida e compostada e papel (sem plástico) e muito mais. Na presença de uma camada de argila particularmente pesada, a areia é despejada no fundo do poço, uma mistura de argila expandida de areia por 20 cm, que servirá como drenagem, removendo o excesso de umidade do sistema radicular.

Uma opção alternativa é misturar argila arenosa com argila (ou areia com argila) na proporção de 1: 1, com a adição de uma quantidade significativa de turfa e outros resíduos vegetais à mistura resultante. Os fertilizantes podem ser aplicados em qualquer proporção - o material com o qual as raízes da muda são despejadas não deve consistir inteiramente de turfa e outros resíduos de plantas.

O excesso de fertilizantes agressivos (esterco e uréia) significaria que a muda não criaria raízes: um excesso de produtos de decomposição, ricos em qualquer fertilizante de esterco, acidificaria o solo a níveis perigosos. A planta simplesmente “queimaria”.

Para o inverno, o buraco coberto é coberto com pedaços de madeira ou ardósia, feltro e outros materiais relativamente à prova de umidade. Isso impedirá que os nutrientes orgânicos saiam do solo no local onde a muda foi plantada ou o solo está, portanto, preparado para o plantio.

Como plantar corretamente?

Depois que o morador de verão ou o jardineiro adicionaram a quantidade necessária de fertilizante ao solo, realizado o desenvolvimento aberto do solo, é necessário plantar cerejas a uma distância de pelo menos 4 m de outras árvores. Deve haver espaço suficiente entre as árvores para que o sistema radicular de duas árvores vizinhas não se toque de forma alguma, não comece a se entrelaçar. O fato é que as árvores plantadas muito próximas competirão pela existência em um lugar relativamente estreito, o que significa que a produtividade de ambas diminuirá drasticamente.

Esta regra é verdadeira para qualquer safra de frutas e bagas: a simbiose, como no caso da erva daninha anual e algumas hortaliças que crescem por um ano durante a primavera e o verão, que não ocupam o mesmo lugar com as mesmas plantas por muitos anos, não funciona.

As árvores também devem estar a vários metros da cerca e da casa. O ideal é plantá-los dentro do jardim, mas isso não significa que devam crescer em grupos densos. Se a cada árvore não for dado um diâmetro de pelo menos 4 m na área para o crescimento sustentável da raiz e excelente adaptabilidade às condições finais, elas não crescerão e se espalharão.

Uma opção é possível quando o crescimento dos ramos laterais leva à formação de um matagal por onde o veranista não consegue passar. E o espessamento excessivo, por sua vez, não permite a formação de um grande número de inflorescências, não permite que as abelhas as polinizem durante a época de floração. Não plante árvores a uma distância curta de uma cerca sólida (surda) - neste verão, você criará entupimento para as árvores. Uma boa polinização requer ventilação, espaço suficiente para morar - não tente economizar em metros quadrados e hectares de terra, um milagre não acontecerá de qualquer maneira. Tendo violado as regras e esquema de plantio, o jardineiro corre o risco de enfrentar uma quebra total da colheita nos anos de frutificação ativa e máxima.

Nuances de pouso, levando em consideração a região

As datas de desembarque em diferentes regiões da Rússia foram alteradas. Assim, em Altai e na faixa do meio, incluindo, por exemplo, a região de Moscou, o plantio da primavera pode deslocar-se para o final de março ou início de abril. Na parte sul - início de março ou meados de outubro. Para as regiões do noroeste do país, isso é início ou meados de abril, meados ou final de setembro. Para as regiões do Médio / Sul dos Urais, é aconselhável plantar cerejas no início ou meados de setembro, em meados ou próximo ao final de abril,quando as geadas noturnas desaparecem: a ausência de temperaturas abaixo de zero pela manhã é a única e imutável regra que não pode ser negligenciada. O resto das regiões são adequadas apenas como um lugar onde você não pode viver sem uma estufa, e o permafrost pode destruir as raízes inferiores, que são vitais para uma árvore jovem e madura.

Cuidados de acompanhamento

Os truques do cuidado aberto não são tão escrupulosos em observar que a árvore vai sobreviver, criar raízes e dar frutos anualmente. Uma árvore plantada em terreno aberto só deve ser protegida do crescimento excessivo do espaço próximo com vegetação desnecessária, alimentada em tempo hábil (na primavera) pela aplicação de fertilizantes de potássio e fosfato, bem como cinzas e resíduos orgânicos / resíduos vegetais. Mas ainda é necessário complementar a lista de recomendações básicas para o cuidado das cerejas.

  1. O cuidado adicional com uma árvore jovem e madura consiste apenas na poda sanitária. - remoção dos ramos secos e congelados (mortos), podando os topos a uma altura de 4-6 m (para que a colheita não se torne uma dificuldade para acompanhar todos os tipos e tipos de trepadeiras). Idealmente, as cerejas, como qualquer outra árvore frutífera, são podadas de modo que os frutos durante a colheita possam ser alcançados pela escada de quatro seções usual sem o risco de cair. Para os adultos, pessoas idosas que não têm a motivação anterior de subir quase até o topo da árvore, usando os galhos e seus nós de onde esses galhos divergem como suporte, as táticas de cortar e serrar os galhos em excesso que criam um coroas com altura superior a 4 m são aconselháveis.

  2. A poda oportuna das cerejas permite que a árvore frutifique até os 30 anos de idade. Depois de cruzar esse nível de idade, a árvore é rejuvenescida - a maioria dos galhos antigos é cortada, deixando apenas alguns ramos principais que formam o esqueleto. Você não pode cortar completamente todos os ramos, deixando apenas um pedaço do tronco - este método é aplicável apenas para culturas ornamentais de crescimento selvagem, e não para culturas de frutas. As propriedades hereditárias "cultivadas", características dos botões enxertados na antiga muda, de onde surgiram esses ramos, levarão à perda total da qualidade da cereja: a variedade ficará longe do que era. E se uma cereja doce foi enxertada em uma árvore silvestre que nada tem a ver com frutas, então a perda de produção é garantida - ela se tornará uma "flor estéril" de origem desconhecida.

  3. Os rebentos que crescem em novos locais do tronco irão rapidamente, dentro de alguns anos, transformar-se em ramos que podem florescer e dar frutos. Árvores que sobreviveram a seu tempo - principalmente espécimes de cerejas, que têm mais de meio século de idade, devem ser substituídas por novas e jovens. Mudas novas são plantadas vários anos antes que as velhas sejam completamente arrancadas. Durante este tempo, a geração mais jovem, substituindo a velha, terá tempo para crescer e praticamente não surgirão problemas adicionais com o rendimento do jardim renovado desta forma.

  4. Para que o jardim em que cresce a cereja doce lhe agrade com uma boa colheita todos os anos, use produtos de controle de pragas. Cerejas doces podem ser pulverizadas com remédios populares - por exemplo, água com sabão preparada com base em sabão em pó, ácido bórico (diluído em não mais de 10 g por balde de água), uma solução fraca de iodo (não mais de 1 ml por balde de agua). O sulfato de ferro e cobre é um remédio popular para a proteção e alimentação parcial das árvores.

  5. Não se empolgue muito com produtos químicos industriais que são iguais em força aos pesticidas e herbicidas. Use apenas a "química" mais simples que não prejudique os humanos: com sua ajuda, é possível obter um efeito duradouro da ausência de pragas - de fungos e mofo a insetos e roedores.

  6. Não tente aplicar veneno industrial de camundongos domésticos e do campo no local. Livre-se deles de maneiras alternativas.Castores, toupeiras e outros animais do solo que destroem as raízes de árvores e arbustos não devem ser encontrados no local. Lembre-se de que o veneno sintético de pragas pode entrar na fruta durante o período de colheita e, de lá, no corpo humano.

Ao plantar novas mudas de cereja ao lado das antigas, siga o seguinte esquema.

  1. Afaste-se 4 m do tronco da velha árvore.

  2. Da marca resultante, recue pelo menos mais dois metros.

As raízes das árvores velhas e novas não devem tocar - mesmo quando a árvore velha, quando a nova "amadurece", murcha completamente. Ao observar todas as recomendações acima, você obterá uma boa colheita de cerejas e outras safras que crescem em seu local todos os anos.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário