Tudo sobre cereja tardia
Ao aprender tudo sobre a cereja de pássaro tardia, os jardineiros podem aumentar significativamente suas chances de sucesso. Eles definitivamente precisarão de uma descrição geral da cerejeira americana ou da alegria tardia. O conhecimento das condições de cultivo não é menos importante.
Descrição da árvore
É importante ressaltar que a cereja-do-mato, também conhecida como cereja americana, pertence, na verdade, ao gênero Plum, que faz parte da família Pink. As cerejas verdadeiras são suas primas botânicas, juntamente com:
- amêndoas;
- pêssego;
- Damasco;
- cereja;
- irgo, maçã, framboesa e amora.
Esta planta em si tem uma forma de árvore e cresce até 7, e às vezes até 8 m. É coroado por um vértice estreito piramidal denso, mas ao mesmo tempo compacto. A casca, pintada em tons acinzentados, não é marcante. Sua superfície é um pouco áspera. As folhas pequenas atingem 70 mm de comprimento e 35-40 mm de largura.
A folhagem desta espécie é arredondada, semelhante a um ovo. A ponta é pontiaguda, mas não muito acentuada. Dentículos rasos são formados ao longo da borda. As inflorescências da acerola são do tipo paniculado e apresentam uma estrutura densa. O comprimento dos 35-40 botões das inflorescências atinge 150 mm.
As flores individuais são relativamente pequenas, sua seção transversal é de no máximo 1,5 cm. Essas flores são pintadas em tons de branco como a neve, geometricamente próximas a uma tigela ou a um vidro largo. Os botões aparecerão de 20 a 30 de maio, e esse processo termina em meados de junho. Durante esses períodos, a cereja de pássaro é percebida da forma mais eficaz possível. Então chega a hora de amadurecer os frutos redondos.
Inicialmente, são pintados em tons de bege e marrom. Mas então eles adquirirão suavemente uma tonalidade quase preta. Esses frutos são pequenos, têm peso máximo de até 0,7 gramas. Mas suas características de degustação estão próximas do ideal. A pequena espessura, suavidade da casca destas bagas e a sua adequação são notadas:
- para consumo in natura;
- para congelamento;
- para secagem e outros métodos de preparação doméstica.
Late Joy é uma cereja típica do meio-fim. As frutas são colhidas nos primeiros 10-15 dias de agosto. Uma colheita completa chega a 22-25 kg de bagas. No modo produtivo, esta planta permanecerá por 25-30 anos. A autofertilidade no híbrido é baixa e uma medida importante do suporte da planta é o plantio de polinizadores em desenvolvimento sincronizado. A prontidão dos frutos para a coleta é julgada pelo fato de que eles começaram a se separar secamente dos caules.
Condições de cultivo
Esta variedade é resistente ao frio e não é caprichosa. Em condições favoráveis, a colheita chega a 145 centners por hectare de plantação. A planta foi zoneada de acordo com:
- Região do Volga-Vyatka;
- Região Central da Terra Negra;
- O Cáucaso do Norte;
- Região do Médio e Baixo Volga;
- Ural;
- Regiões do Extremo Oriente;
- Sibéria Ocidental e Oriental;
- norte e noroeste da parte europeia da Federação Russa.
Devido ao seu grande tamanho, a colheita dos frutos silvestres é muito difícil. A alegria tardia da cereja de pássaro é resistente para sombreamento. Mas muita sombra leva a um alongamento excessivo da altura. As bagas irão concentrar-se mais perto das bordas dos rebentos e o seu número diminuirá. Por se tratar de um híbrido, novos espécimes só podem ser obtidos vegetativamente.
A melhor opção são mudas. É necessário preparar as estacas no final de junho, cortando os topos dos brotos de 100-150 mm de comprimento do crescimento da safra atual. Toda a folhagem é removida lá, exceto para 1 ou 2 folhas superiores. Em seguida, o corte do fundo é mantido em um estimulador diluído de formação de raízes por 2 a 3 horas (a escolha do medicamento fica a seu critério).
Para fazer o root, use:
- água plana;
- esfagno;
- uma combinação de húmus com turfa.
As estacas são introduzidas no substrato em ângulo, com um aprofundamento do corte inferior em 20-30 mm. Cubra o material de plantio com um saco plástico ou uma garrafa cortada para obter o efeito estufa. Você precisa remover a proteção imediatamente, assim que aparecer uma nova folhagem. Os galhos não devem ser dobrados ao solo para serem estratificados, pois se quebram. O plantio de cerejas americanas é possível durante os meses de primavera e outono.
Mas, no outono, existe um alto risco de geadas repentinas, especialmente em áreas com clima rigoroso. A planta criará raízes em qualquer substrato, mas é melhor contornar as terras mais densas, pantanosas e ácidas. Solo solto com boa produtividade e acidez neutra é preferível. Uma mudança para uma acidez fraca é permitida. Recomenda-se a escolha de locais com leito profundo (a partir de 1,5 m) de águas do solo.
Tanto a seção quanto a profundidade da cova de plantio são de aproximadamente 50 cm. É aconselhável preparar a cova no outono.
Mas se esse momento fosse perdido, então, mesmo assim, deveria "se estabelecer" por 14-20 dias. O preenchimento de terras férteis é útil. Deve-se deixar um espaço de pelo menos 3 m entre várias plantas, o espaçamento entre linhas deve ser de 4 ou 5 m.
Na primeira estação de crescimento, as mudas de aceroleira devem ser regadas regularmente. Secar a terra perto do tronco é inaceitável. Então será necessário nos limitarmos a duas aplicações de 30-40 litros de água por mês. Mas se vier o calor, 50 litros de água devem ser usados a cada 8 dias. A umidade excessiva também é indesejável e pode levar à morte da árvore.
Em áreas férteis, você pode abandonar completamente a alimentação. Se a produtividade não for suficiente, os fertilizantes são aplicados três vezes. Com o início da estação de crescimento, fertilizante de nitrogênio diluído é usado. Quando ocorre a floração e 2-3 semanas após a remoção do fruto, são usados fertilizantes de marca complexos. A cada 3 anos, eles estabilizam a produtividade da terra, usando 10-15 litros de húmus diluído para regar o círculo próximo ao tronco.
É imperativo afrouxar e eliminar o espaço próximo ao tronco. Para fazer isso com menos frequência, você deve usar cobertura morta. A cereja de pássaro tardia requer formação e, na maioria das vezes, cria uma coroa esparsa em camadas. Nos meses de primavera e outono, recorrem à poda sanitária. Os brotos secos, congelados e quebrados devem ser removidos.
Doenças e pragas
Essa variedade geralmente tem imunidade decente. Mesmo durante os períodos de invasões massivas de insetos, a infecciosidade é mínima. No entanto, ainda vale a pena lembrar o perigo de conchas, moscas-serras, pulgões e lagartas de espinheiro-alvar. A luta contra eles é realizada com todos os inseticidas de amplo perfil. Das infecções, a planta é ameaçada por:
- polistigmose;
- cercosporose;
- coniotireoidismo.
O comentário foi enviado com sucesso.