Cereja vermelha e características de seu cultivo

Contente
  1. descrição geral
  2. Variedades populares
  3. Aterrissagem
  4. Cuidado
  5. Reprodução
  6. Doenças e pragas
  7. Uso em paisagismo

Para muitos, o início da primavera está associado à floração da cerejeira, mas nem todos sabem que esta árvore também dá frutos. Na criação moderna, existem 2 tipos de cereja de pássaro: vermelha e preta. A cereja vermelha tem um belo aspecto na altura da floração, os frutos silvestres brilhantes irão deliciar-se ao longo da estação, e os frutos também podem ser usados ​​na cozinha. A árvore é fácil de cuidar e despretensiosa.

descrição geral

A acerola recebeu seu nome oficial devido ao seu habitat. Virgínia recebeu esse nome porque os primeiros espécimes da árvore de frutos vermelhos foram criados no estado da Virgínia.

A principal área de distribuição é a América do Norte, menos frequentemente Europa e Rússia, bem como países asiáticos.

Na Rússia, a cereja de pássaro é simplesmente chamada de vermelha. Isso se deve ao fato de a casca das bagas apresentar uma rica cor escarlate.

De acordo com suas características botânicas, a variedade arbórea pertence à família das ameixas. Em seu habitat natural, uma árvore pode atingir 12-15 m, pois cresce muito rapidamente. A copa é extensa e muito ramificada, o diâmetro chega a 8-10 m. No local, sujeito à formação de uma árvore, a altura na maioria das vezes não ultrapassa os 8 m, e às vezes é ainda menor. A coroa também é cortada e restam apenas 4-6 m de diâmetro.

Os rebentos são fortes, fortes e bastante resistentes. A casca dos rebentos é castanha clara, gradualmente os ramos começam a ficar duros e castanhos-escuros.

As folhas são densas, de forma oval, com uma ponta pontiaguda ligeiramente alongada. A lâmina foliar tem uma cor verde profunda no exterior, a superfície posterior é clara. No outono, as folhas mudam de cor para marrom-avermelhada.

As flores de cerejeira são abundantes e muito bonitas. Os botões são geralmente pequenos e brancos. Eles são coletados em escovas densas, nas quais 15-30 flores são formadas. Comprimento da inflorescência 15 cm.

Se você não olhar de perto para a árvore, os contornos dos botões são praticamente invisíveis. A árvore inteira é simplesmente coberta com uma espuma não grossa.

Dependendo da região de cultivo, a floração pode começar na segunda década de maio ou início de julho.

O aroma das flores é muito sutil e quase imperceptível em algumas variedades. O período de floração dura cerca de 2 semanas.

Os frutos começam a amadurecer nas últimas semanas de agosto ou início de setembro. Eles podem ser coletados e comidos após o processamento. E também muitos residentes de verão cozinham compotas de frutas silvestres, fazem geléias, conservas ou simplesmente as congelam para o inverno.

As principais vantagens da variedade incluem o fato de que a cereja do pássaro é despretensiosa no cuidado. A árvore se adapta bem a uma nova área de cultivo e pode tolerar um pouco de sombra.

Ao mesmo tempo, a cultura não adora a sombra. Lida facilmente com o calor ou a seca. Possui excelentes dados externos, pelos quais é apreciada em paisagismo.

A cereja de pássaro vermelha tem duas desvantagens principais. A primeira é que a árvore de frutos vermelhos não é tão resistente à geada. Claro, os criadores criaram algumas espécies que podem ser cultivadas nos Urais, na Sibéria ou na Rússia central. Mas na maioria das vezes a cultura é cultivada no sul.

E o segundo menos - qualquer variedade de acerola tem uma taxa de crescimento muito rápida e, se não for controlada, os brotos das raízes começarão a se multiplicar e se espalhar infinitamente pelo local, destruindo tudo em seu caminho. A taxa de crescimento rápido começa 3-4 anos após o desembarque.

Variedades populares

A cereja de pássaro vermelha não é muito popular. Portanto, você pode contar apenas cerca de uma dúzia de suas variedades. A maioria deles foi criada no território da Rússia, a fim de aumentar a resistência à geada.

As variedades mais comuns são as seguintes.

  • Auto-fértil. Uma espécie que não precisa de polinizadores adicionais. Uma árvore poderosa com uma coroa piramidal muito ornamentada. Atinge 7 m de altura e floresce abundantemente, 10-15 dias. Os frutos são de cor vermelha profunda, com ligeiro azedume.

  • Alvorecer. Numa cultura anã, a altura máxima das árvores é de 3 m. A copa natural é redonda, ligeiramente alongada e pode tornar-se piramidal com o tempo. Os ramos são esparsos e não se entrelaçam. Rendimento médio, até 10 kg. A peculiaridade da variedade é que em termos de amadurecimento Dawn não difere das outras espécies, mas os frutos amadurecem na árvore 10-12 dias antes.

  • Taiga. Uma pequena árvore de 4 m de altura, mais parecida com um arbusto, pois os ramos começam a crescer desde o início do tronco. A copa é redonda, não engrossada, mas densamente folhosa, pequena e compacta. Os frutos são azedos, ligeiramente azedos. A saturação da tonalidade vermelha nas bagas depende principalmente da região de cultivo. Produtividade de até 4-5 kg. A cereja Bird Taiga é auto-infértil, portanto, precisa de polinização adicional.
  • Narym. A altura da árvore é de 4 m, a copa é pequena, apenas 2-2,5 m, a variedade também é autofértil. Os bagos são grandes, até 1 cm de diâmetro. Por cor - escarlate, gosto de fruta com um ligeiro azedume. 4 kg de bagas podem ser removidos de uma árvore.

  • Schubert. Árvore alta, de até 6-10 m. A copa é exuberante e extensa. No início da floração, as folhas são verdes, mas gradualmente começam a mudar de cor para roxo-violeta. As bagas são marrons, podem emitir um tom preto escuro. O sabor é muito brilhante e ácido. Uma característica desta espécie é considerada sua alta resistência à geada, até -40 ° C.
  • Canada Ed. Árvore compacta até 5 m de altura, copa semi-espalhada, pequena. Folhagem média. As folhas são de cor verde profundo, no outono podem ficar vermelhas ou roxas. Tolera bem as geadas, por isso é adequado para o cultivo nos Urais ou na Sibéria.

Aterrissagem

O plantio de outono é realizado apenas no sul ou em regiões de clima ameno e quente. No resto da Rússia, o plantio na primavera é o melhor.

É melhor escolher um local de pouso com base nos seguintes critérios.

  • Iluminação. Muitos argumentam que a cereja de pássaro cresce muito bem em uma sombra pequena. Este é realmente o caso. Quase todas as variedades podem tolerar sombras claras, mas a cultura não adora sombra. Com uma forte falta de luz, a copa começa a se esticar ativamente para cima e os frutos amadurecem apenas no topo.

  • O solo deve ser solto, neutro ou levemente ácido. É melhor adicionar areia e turfa ao solo durante a preparação, e você também pode fazer uma mistura do complexo mineral.

  • Não drene e evite as águas subterrâneas. A cereja de pássaro vermelha prefere solo úmido. Seu habitat natural são as margens de corpos d'água ou pequenos rios.

  • Vale a pena observar o intervalo pelo menos 5 m com outros tipos de árvores.

Para o plantio, é necessário cavar um buraco de 50-60 cm de profundidade e 80 cm de diâmetro, mas o fundo deve ser despejado em um solo nutritivo com uma mistura de húmus e fertilizantes nutritivos. E também o poço é abundantemente derramado com água.

A muda deve ser retirada do recipiente, depois de mergulhar as raízes na água, para que o vaso se mova facilmente.

A planta afunda suavemente, adere e é coberta com terra. O sistema raiz é melhor decomposto. Após o plantio, tudo é derramado em abundância com água, cerca de 20-25 litros. Depois que toda a umidade foi absorvida, o solo pode ser coberto com cobertura morta.

Cuidado

As regras de cuidado incluem:

  • rega;

  • curativo superior;

  • afrouxamento;

  • aparar ou dar forma.

As mudas jovens precisam de mais solo úmido, então a rega é realizada aproximadamente uma vez por semana.As árvores maduras são regadas apenas 2 vezes por mês, e mais frequentemente se a seca for muito severa. Se o verão for muito úmido e chuvoso, não será necessário regar mais a cereja do pássaro.

Em condições normais de solo, você não precisa alimentar a árvore. O sistema radicular tira tudo o que precisa do solo. Mas se a terra for pobre, é melhor fertilizá-la no início da safra e no final da safra. Na primavera, fertilizantes contendo nitrogênio devem ser aplicados, e no outono - uma mistura de fósforo e potássio.

A poda pode envolver moldar a copa ou pode ser feita para fins de higienização. As árvores maduras são podadas quase todos os anos. Remova os galhos congelados, os quebrados. No outono, os danificados são removidos. A coroa é moldada antes do início do fluxo de seiva. Escolha uma forma arredondada ou em forma de tigela.

O solo é solto na maioria das vezes próximo a mudas jovens. Neste ponto, as ervas daninhas e outros arbustos são removidos. As ervas daninhas não são um obstáculo para as árvores maduras.

Uma vez que a acerola não apresenta bons indicadores de resistência às geadas (exceto para algumas variedades), é melhor cobri-la para o período de inverno. Isso é especialmente necessário para mudas. Para fazer isso, faça um pequeno monte de húmus e turfa na base do tronco. A altura deve ser de 20-30 cm. E você também pode cobrir o solo, a espessura da camada é de pelo menos 10 cm. Não se deve usar serragem para isso, pois ela molha rapidamente, mas seca por muito tempo.

Reprodução

A cereja de pássaro vermelha pode ser propagada das seguintes maneiras:

  • brotos de raiz;

  • estacas verdes e lenhosas;

  • vacinação.

Também pode ser propagado por sementes, mas, neste caso, todas as propriedades da variedade (também são chamadas de maternas) não podem ser preservadas. As sementes podem ser semeadas em setembro.

Muito raramente, os residentes de verão recorrem ao método de reprodução por ossos. É muito duradouro e consome muita energia. Os primeiros frutos aparecerão somente após 7-8 anos.

Doenças e pragas

Com os devidos cuidados e o plantio adequado, a cereja de pássaro praticamente não adoece. Mas, para prevenção, os jardineiros borrifam duas vezes a própria árvore e o solo adjacente com fungicidas.

Se um cogumelo marsupial ou fungo isca for encontrado no tronco de uma árvore, ele deve ser cortado imediatamente. Isso tudo é feito com cuidado para não borrifar os poros. O local de corte é processado com cinza de madeira ou giz triturado e, em seguida, revestido com verniz de jardim.

Bolsos de flores. Um dos fungos mais perigosos, que em questão de tempo pode infectar completamente a cereja de pássaro. Os frutos começam a se deformar e deteriorar gradualmente. Com o tempo, as bagas caem.

A medida de controle é que todas as áreas cobertas de enfermidades sejam removidas e o restante borrifado com calda bordalesa ou sulfato de cobre.

A citosporose é uma doença que causa o ressecamento e o esgotamento da árvore. O tronco começa gradualmente a ficar coberto de tubérculos brancos de vários diâmetros. Para lutar, é preciso borrifar todas as áreas danificadas com uma mistura de bordeaux, enxaguar os galhos com vitríolo. E no outono, o tronco fica caiado.

Uso em paisagismo

No século 18, a cereja de pássaro era ativamente usada no projeto paisagístico. Hoje em dia, a cultura é usada tanto para o sotaque solo quanto em pequenas composições.

Depende muito da variedade, pois cada espécie precisa de muito espaço não só para a copa, mas também para as raízes.

Muitos residentes de verão plantam composições de árvores levando em consideração a autofertilidade. Ou seja, se a cereja de pássaro for autofértil, ao lado dela você pode plantar qualquer outra árvore da família rosa e obter um híbrido inesperado e muito interessante. Nesse caso, a qualidade da fruta aumentará.

Em uma única versão, a cereja de passarinho é plantada ao longo da cerca ou no meio do local, tudo ao redor deve ser enobrecido com grama aparada de maneira uniforme.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário